POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO MAXALT/MAXALT RPD

Atualizado em 28/05/2016
comprimidos: a dose recomendada é 10 mg. A experiência clínica mostrou que essa dose proporciona benefício clínico ideal. O início do alívio (ou seja, redução da cefaléia1 para leve ou nenhuma) pode ocorrer dentro de 30 minutos após a administração da dose. Readministração da dose: as doses devem ser separadas por um intervalo de pelo menos 2 horas; não mais de 30 mg devem ser ingeridos num período de 24 horas. Para a recorrência2 da cefaléia1 dentro de 24 horas: se a cefaléia1 retornar após alívio da crise inicial, doses adicionais podem ser administradas. Os limites posológicos acima devem ser observados. Após nenhuma resposta: a eficácia de uma segunda dose para o tratamento da mesma crise, quando uma dose inicial é ineficaz, não foi estudada em estudos controlados. Estudos clínicos mostraram que pacientes que não respondem ao tratamento de uma crise ainda apresentam probabilidade de responder ao tratamento em crises subseqüentes. Embora seja menos eficaz do que 10 mg, uma dose de 5 mg está também disponível. Esta dose pode ser apropriada para alguns pacientes (p. ex., pacientes tratados com propranolol). Pacientes tratados com propranolol: em pacientes tratados com propranolol, a dose de 5 mg de Maxalt deve ser usada até no máximo 3 doses num período de 24 horas. Maxalt RPD discos: Maxalt RPD pode ser administrado como alternativa ao comprimido oral, na mesma posologia recomendada. A administração com líquidos não é necessária. O disco é embalado em um blister dentro de um sachet (bolsa) externo de alumínio. Os pacientes devem ser instruídos a não remover o blister do sachet externo até imediatamente antes da administração. A embalagem em blister deve então ser aberta com as mãos3 secas e o disco colocado sobre a língua4, onde se dissolverá e será engolido com a saliva. - Superdosagem: não foi reportada superdosagem de Maxalt durante os estudos clínicos. Rizatriptano 40 mg (administrado como uma dose única ou duas doses com um intervalo de 2 horas entre as doses) foi geralmente bem tolerado; tontura5 e sonolência foram os efeitos adversos mais comuns relacionados à droga. Com base na farmacologia6 de rizatriptano, hipertensão7 ou outros sintomas8 cardiovasculares mais graves poderiam ocorrer após superdosagem. A descontaminação gastrintestinal (p. ex., lavagem gástrica9 seguida por carvão ativado) deve ser considerada em pacientes sob supeita de superdosagem com Maxalt. Monitoramento clínico e eletrocardiográfico deve ser mantido durante pelo menos 12 horas, mesmo se não forem observados sintomas8 clínicos. Os efeitos de hemodiálise10 ou diálise peritoneal11 nas concentrações séricas de rizatriptano são desconhecidos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
2 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Língua:
5 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
6 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.
7 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
10 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
11 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.