PRECAUÇÕES METRONIDAZOL

Atualizado em 28/05/2016
em mulheres grávidas, após o 1º trimestre, ou em fase de lactação1 devem ser avaliados os fatores risco/benefício antes da indicação. Em pacientes portadores de deficiência renal2 e/ou hepática3 a administração deve ter rígido controle médico. Em idosos (acima de 65 anos) a dose deve ser diminuída em 30 a 40% devido concentrações séricas mais altas, o tratamento deve ser feito sob acompanhamento médico. Interações medicamentosas: a concentração plasmática de Metronidazol é aumentada com o uso concomitante de cimetidina e diminuída com fenobarbital. Metronidazol aumenta o efeito anticoagulante4 da warfarina e diminui o clearance da fenitoína e derivados do lítio. A ingestão de álcool com o uso de Metronidazol produz efeito semelhante ao dissulfiram com grande mal-estar.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.