REAÇÕES ADVERSAS PROLIFT

Atualizado em 28/05/2016
as reações adversas observadas nos pacientes tratados com reboxetina são de intensidade leve a moderada, aparecem no início do tratamento e tendem a diminuir com o passar do tempo. Eventos adversos com maior freqüência: secura na boca1, constipação2, insônia, aumento de sudorese3, taquicardia4, vertigem5, dificuldades na micção6, retenção urinária7, impotência8. Observou-se impotência8 principalmente em pacientes tratados com doses maiores que 8 mg/dia. Em termos de incidência9 de evento adverso, a diferença mais importante entre os sexos foi relacionada à freqüência de dificuldades na micção6 e retenção urinária7, que ocorreu com maior frequência em pacientes do sexo masculino. A única modificação observada nos sinais vitais10 foi um aumento na frequência cardíaca ortostática. Além da taquicardia4 não foram relatadas alterações consistentes nos traçados de ECG durante o tratamento de pacientes adultos com reboxetina. Na população idosa, observaram-se distúrbios do ritmo cardíaco (principalmente taquicardia4) e de condução, evidentes ao ECG. O único evento observado mais freqüentemente no grupo tratado com reboxetina foi constipação2.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
2 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
3 Sudorese: Suor excessivo
4 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
5 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
6 Micção: Emissão natural de urina por esvaziamento da bexiga.
7 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
8 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
9 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
10 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.