PRECAUÇÕES PIPUROL

Atualizado em 28/05/2016
estudos toxicológicos têm mostrado que o ácido pipemídico pode produzir alterações nas cartilagens1 das articulações2 e na deambulação3 de cães jovens. Os efeitos são transitórios e reversíveis com a interrupção da administração e não se manifestam em outras espécies animais. Até o presente não resultam assinalações de que este tipo de lesões4 articulares tenham ocorrido na espécie humana. Entretanto até que não se esclareça o significado desses estudos, é aconselhável proceder com cautela na prescrição do fármaco5 a pacientes pré-púberes e evitar a administração em crianças com idade inferior a 2 anos. - Interações medicamentosas: observou-se resistência cruzada do ácido pipemídico com outras quinolonas. O efeito do fármaco5 pode ser antagonizado pela administração concomitante de nitrofurantoína. O ácido pipemídico, como todos os quinolônicos, pode aumentar o efeito dos anticoagulantes6 orais, tais como, Warfarin e seus derivados.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cartilagens: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
2 Articulações:
3 Deambulação: Ato ou efeito de deambular, passear ou marchar.
4 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
6 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.