PRECAUÇÕES TETRALYSAL 150

Atualizado em 28/05/2016
utilizar com cautela em pacientes com insuficiência hepática1 ou renal2. A superdosagem pode resultar em hepatotoxicidade3. Devido aos riscos de fotossensibilidade, recomenda-se evitar exposição à luz solar direta e aos raios ultravioleta durante o tratamento, o qual deve ser descontinuado se ocorrerem manifestações eritematosas4 cutâneas5. Não se deve utilizar o medicamento após expirado o prazo de validade, uma vez que pode ocorrer acidose6 tubular renal2, que é rapidamente revertida quando o tratamento é descontinuado. - Interações medicamentosas: o uso concomitante de retinóides orais pode levar à hipertensão7 intracraniana. A eficácia do tratamento pode ser reduzida se a limeciclina for administrada concomitantemente a medicamentos contendo ferro, ou antiácidos8 como hidróxido de alumínio. Recomenda-se um intervalo mínimo de 2 horas entre a tomada destes medicamentos e a limeciclina. - Interferência com testes de laboratório: a limeciclina pode provocar resultados falso-positivos de glicose9 na urina10 (reagente de Benedict). Também pode interferir com determinações fluorimétricas de catecolaminas na urina10, resultando em falsas elevações (método de Hingerty).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
4 Eritematosas: Relativas a ou próprias de eritema. Que apresentam eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
5 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
6 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
7 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
8 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
9 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
10 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.