POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO VINCRISTINA

Atualizado em 28/05/2016
o sulfato de vincristina só deve ser administrado por via intravenosa e a intervalos semanais. O sulfato de vincristina usado associado com corticosteróides representa atualmente o tratamento de escolha para induzir a remissão da leucemia1 em crianças. A dose usual para crianças é de 2 mg/m2 de superfície corpórea, semanalmente. Nos adultos o tratamento inicia com doses de 0,01 mg/kg de peso corpóreo. Após a observação do paciente durante 1 semana, a dose é elevada por aumentos semanais de 0,01 mg/kg até que seja alcançada a resposta desejada ou até que seja verificada toxicidade2. Pacientes adultos com carcinomas ou linfomas freqüentemente respondem a doses semanais de 0,02 a 0,05 mg/kg. Quando usada com outras drogas, por exemplo, no regime MOPP, a dose recomendada de Vincristina é de 1 a 1,5 mg/m2 de superfície corpórea. Doses elevadas de Vincristina são mais bem toleradas por crianças com leucemia1 do que por adultos, que podem apresentar toxicidade2 neurológica grave. A administração da substância, com freqüência maior do que uma vez por semana ou em doses maiores, parece aumentar as manifestações tóxicas sem melhora proporcional do índice de respostas. - Atenção: deve-se observar cautela extrema no cálculo3 e na administração da dose, uma vez que a superdosagem pode ocasionar acidentes graves ou fatais. É extremamente importante que a agulha esteja corretamente posicionada na veia antes que a solução seja injetada, já que o extravasamento do líquido poderá causar considerável irritação; neste caso, a injeção4 deverá ser imediatamente interrompida e qualquer volume restante injetado em outra veia. A injeção4 local de hialuronidase e a aplicação de calor moderado no sítio do extravasamento ajudará a dispersar a substância, a reduzir o desconforto e a possibilidade de celulite5.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.