POSOLOGIA LISINOVIL
Como a absorção de Lisinopril não é afetada por alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou
após as refeições e devem ser administrados em dose única diária.
Hipertensão1 essencial: Em pacientes com hipertensão1 essencial, a dose inicial recomendada é de 10 mg/dia. A dose usual de manutenção é de 20 mg/dia. A dose máxima recomendada é de 40 mg/dia.
Pacientes tratados com diuréticos2: Pode ocorrer hipotensão3 sintomática4 após o início da terapia com LISINOVIL. A terapêutica5 diurética deve ser descontinuada dois a três dias antes de iniciar a administração de LISINOVIL. Em pacientes hipertensos a terapia com LISINOVIL deve ser iniciada com a dose de 5 mg/dia.
Pacientes com insuficiência renal6: A dose em pacientes com insuficiência renal6 deve ser baseada na depuração de creatinina7. Depuração <10 mL/min, dose inicial de 2,5 mg/dia. Depuração de creatinina7 de 10- 30 mL/min, dose inicial de 2,5-5 mg/dia. Depuração de creatinina7 de 31-70 mL/min, dose inicial de 5-10 mg/dia. A dose pode ser titulada gradativamente até que seja obtido controle da pressão arterial8, com o máximo de 40 mg/dia.
Hipertensão1 renovascular: Alguns pacientes com hipertensão1 renovascular, podem desenvolver resposta exagerada à primeira dose de LISINOVIL. Portanto recomenda-se uma dose inicial de 2,5-5 mg/dia.
Insuficiência cardíaca congestiva9: Como tratamento adjuvante com diuréticos2 e digitálicos, LISINOVIL pode ser iniciado com dose inicial de 2,5 mg/dia. A dose usual de manutenção varia de 5 a 20 mg/dia.
Infarto10 agudo11 do miocárdio12: O tratamento com LISINOVIL pode ser iniciado dentro de 24 horas após o início dos sintomas13. A primeira dose de LISINOVIL é de 5 mg, seguida de 5 mg após 24 horas, 10 mg após 48 horas e então 10 mg/dia. Pacientes com baixa pressão sistólica14 devem receber uma dose menor quando o tratamento for iniciado ou durante os 3 primeiros dias após o infarto10. Se ocorrer hipotensão3, uma dose diária de manutenção de 5 mg pode ser administrada com reduções temporárias a 2,5 mg.
Complicações renais do Diabetes mellitus15: Em pacientes diabéticos normotensos insulino-dependentes, a dose diária de LISINOVIL é de 10 mg/dia. Tal dose pode ser aumentada para 20 mg/dia, para que se atinja a pressão diastólica16 de 75 mmHg.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
ESTE TEXTO É UM RESUMO. PARA INFORMAÇÕES DETALHADAS CONSULTE A BULA DO PRODUTO.
