REAÇÕES ADVERSAS E/OU EFEITOS COLATERAIS PNEUMOCRIS 2MG/5ML - 50 FRASCOS 120 ML

Atualizado em 28/05/2016
O Salbutamol1 pode causar tremor fino da musculatura esquelética (particularmente as mãos2), palpitações3 e cãibras.
Reações como taquicardia4 leve, cefaléias5, cansaço e vasodilatação periférica foram relatadas após altas dosagens.
O Salbutamol1, em conjunto com outros agonistas beta-2, pode ter efeitos no balanço eletrolítico e no metabolismo6, como hipopotassemia7 e hiperglicemia8.
POSOLOGIA:
Para alívio do broncoespasmo9:
ADULTOS:
A dose eficaz, na maioria das vezes, é de 4 mg de PNEUMOCRIS, três ou quatro vezes ao dia.
Caso não seja obtida broncodilatação10 adequada, a dose pode ser gradualmente aumentada até 8 mg.
Contudo, tem-se observado que alguns pacientes obtêm alívio adequado com 2 mg, três ou quatro vezes ao dia.
CRIANÇAS:
As seguintes doses devem ser administradas três ou quatro vezes ao dia.
2 a 5 anos: 1 a 2 mg; 2,5 a 5 ml (meia a uma colher das de chá) do xarope ou meio a 1 comprimido de 2 mg.
6 a 12 anos: 2 mg; 5 ml ( uma colher das de chá) do xarope ou um comprimido de 2 mg.
Acima de 12 anos: 2 a 4 mg. O medicamento é muito bem tolerado pelas crianças, de modo que, se necessário, estas doses podem ser aumentadas a critério médico.
No bloqueio do trabalho de parto prematuro: Após terem sido controladas as contrações uterinas, através da infusão intravenosa de salbutamol1 injetável (e após a sua suspensão), a manutenção do tratamento pode ser efetuada com PNEUMOCRIS comprimidos na dose usual de 4 mg, três ou quatro vezes ao dia.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Salbutamol: Fármaco padrão para o tratamento da asma. Broncodilatador. Inibidor do trabalho de parto prematuro.
2 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
3 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
4 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
5 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Hipopotassemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
8 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
9 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
10 Broncodilatação: Aumento do diâmetro dos brônquios e dos bronquíolos pulmonares devido ao relaxamento do músculo liso das vias aéreas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.