REAÇÕES ADVERSAS HEPARINA SODICA

Atualizado em 28/05/2016
NAO E NECESSARIO INTERROMPER A HEPARINOTERAPIA POR CAUSA DE HEMORRAGIA1 DE POUCA IMPORTANCIA OU POR CAUSA DE PEQUENOS HEMATOMAS2. EM COMPENSACAO, NAS HEMORRAGIAS3 GRAVES, A ADMINISTRACAO DE HEPARINA DEVE SER INTERROMPIDA AO MESMO TEMPO QUE A HEPARINA AINDA PRESENTE NO SANGUE4 E NEUTRALIZADA POR MEIO DE INJECOES DE CLORIDRATO DE PROTAMINA. E PRECISO TOMAR CUIDADO COM AS HEMORRAGIAS3 PROVENIENTES DE FERIDAS OPERATORIAS OU COM AS QUE SE PRODUZEM NOS PONTOS DE INJECAO5, BEM ASSIM COMO EM HEMATOMAS2 QUE SE FORMAM EM PONTOS DE PRESSAO. CONVEM EVITAR TANTO QUANTO POSSIVEL AS INJECOES INTRAMUSCULARES DE OUTROS MEDICAMENTOS ENQUANTO DURAR O TRATAMENTO ANTICOAGULANTE6; EM CASO DE NECESSIDADE, E PRECISO UTILIZAR A VIA VENOSA. NOS CASOS, MUITO RAROS, DE HIPERSENSIBILIDADE A HEPARINA, O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO OU ENTAO PROSSEGUIDO COM OUTRO ANTICOAGULANTE6. A ALOPECIA7 QUE PODE MANIFESTAR-SE EM SEGUIDA A UM TRATAMENTO PELA HEPARINA E ESPONTANEAMENTE REVERSIVEL. - CONDUTA NA SUPERDOSAGEM: EM CASOS DE SUPERDOSAGEM COM HEPARINA SODICA, PODE OCORRER HEMORRAGIA1. NO ENTANTO, PODE-SE EVITA-LA CONTROLANDO-SE A DOSE DE ACORDO COM OS RESULTADOS DOS TESTES LABORATORIAIS. HEMORRAGIA1 DE PEQUENA MONTA PODE SER SUPERADA PELA INTERRUPCAO IMEDIATA DA HEPARINA. SE A HEMORRAGIA1 FOR SEVERA OU PERSISTENTE, APOS A ADMINISTRACAO INTRAVENOSA DE HEPARINA SODICA, INDICA-SE COMO ANTIDOTO8 ADMINISTRACAO INTRAVENOSA DE SULFATO DE PROTAMINA (1 MG DE SULFATO DE PROTAMINA PARA CADA 100 UI DE HEPARINA SODICA - 5 ML DA SOLUCAO A 1% EM 10 MINUTOS). QUANDO A HEPARINA SODICA HOUVER SIDO INJETADA SUBCUTANEAMENTE, 0,5 MG DE SULFATO DE PROTAMINA PARA 100 UI DE HEPARINA SODICA DEVERA SER ADMINISTRADA INTRAVENOSAMENTE. DOSES ADICIONAIS DE SULFATO DE PROTAMINA PODERAO SER ADMINISTRADAS A INTERVALOS DE CERCA DE 2 HORAS.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
2 Hematomas: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
3 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
6 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
7 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
8 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.