CARCINOGÊNESE, MUTAGÊNESE E PREJUÍZO à FERTILIDADE VITACID PLUS

Atualizado em 28/05/2016
Não foram realizados estudos de longo prazo em animais para determinar o potencial carcinogênico e mutagênico de VITACID PLUS. Porém, em estudos feitos em camundongos albinos pelados, a tretinoína demonstrou aumentar a taxa de formação de tumores cutâneos induzidos pela radiação ultravioleta. Não foram realizados estudos adequados de fertilidade e toxicidade1 embrionária precoce com o produto. Gravidez2: Categoria C pelo FDA, devido à presença de tretinoína que é teratogênica3, podendo causar morte embrio-fetal, alteração do crescimento do feto4, malformações5 congênitas6 e defeitos neurológicos potenciais. Entretanto, dados gerados de aplicações tópicas em humanos, não comprovam um risco aumentado para o desenvolvimento de tais anormalidades. Lactantes7: Os corticosteróides utilizados de forma sistêmica são excretados no leite materno. Não há dados conclusivos se a aplicação tópica do produto, possa resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis de fluocinolona acetonida, tretinoína ou hidroquinona no leite materno. Como muitas substâncias são excretadas no leite materno, é necessário cautela na administração em lactantes7 sendo necessária a avaliação risco-benefício.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Teratogênica: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
4 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
5 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
6 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
7 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.