ADMINISTRAÇÃO E POSOLOGIA ASTRO COMPRIMIDOS

Atualizado em 28/05/2016

AdministraçãoAstro® (azitromicina) deve ser administrado em dose única diária a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição significativa na biodisponibilidade da azitromicina quando administrada concomitantemente a uma refeição rica em gorduras.

Posologia
A posologia de acordo com a infecção1 está descrita a seguir:
Uso em adultos
Uma dose total de 1500 mg deve ser administrada em dose única diária de 500 mg durante 3 dias. Como alternativa, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em doses únicas diárias de 500 mg no primeiro dia e 250 mg do segundo ao quinto dia.
Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae suscetível, Astro® (azitromicina) deve ser administrado em dose oral única de 1000 mg.
Para o tratamento de acne2 vulgar: Astro® (azitromicina) deve ser administrado por um total de 9 dias, divididos em 3 ciclos intermitentes3, conforme o seguinte esquema: 1º ciclo de 1 comprimido de 500 mg por dia, durante 3 dias, seguidos de um intervalo de 7 dias; 2º ciclo de 1 comprimido de 500 mg por dia, durante 3 dias, seguidos de um intervalo de 7 dias e o 3º ciclo de 1 comprimido de 500 mg por dia, durante 3 dias.
Uso em pacientes portadores de insuficiência renal4
As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função renal5 normal podem ser utilizadas em pacientes com insuficiência renal4 leve (clearance de creatinina6 > 40 mL/min). Não existem dados em relação ao uso de azitromicina em pacientes com insuficiência renal4 grave (vide item " Advertências e Precauções - Geral" ).
Uso em pacientes portadores de insuficiência hepática7
As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função hepática8 normal poderão ser utilizadas em pacientes com insuficiência hepática7 de leve a moderada (vide item " Advertências e Precauções" ).
Uso em Crianças
Acima de 45Kg: dose igual a de adultos.
Astro® (azitromicina) comprimido revestido deve ser administrado somente em crianças pesando mais que 45 kg.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
3 Intermitentes: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.