PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ISOTREXIN GEL

Atualizado em 28/05/2016
Não há evidências que comprovem a segurança do uso de isotretinoína tópica na gravidez1. Estudos experimentais em animais não indicaram efeitos prejudiciais diretos ou indiretos relacionados ao desenvolvimento do embrião ou feto2 durante o curso da gestação e no desenvolvimento pré e pós-natal.Estudos de reprodução3 conduzidos em coelhos que usaram ISOTREXIN® gel em uma concentração 60 vezes maior que a posologia humana não revelaram alterações prejudiciais ao feto2. No entanto, estudos realizados com a isotretinoína sistêmica em humanos demonstraram a sua associação com a teratogenicidade, como por exemplo defeitos de formação da face4, das orelhas5, do coração6 e do sistema nervoso7 e portanto, ISOTREXIN® gel não deve ser utilizado em mulheres grávidas. Para aquelas que pretendem engravidar em um curto espaço de tempo, devem ser tomadas medidas efetivas que previnam a gravidez1 antes, durante e logo após o término do tratamento com ISOTREXIN® gel. Não existem evidências de risco com o uso de eritromicina tópica em gestantes.
A absorção percutânea da isotretinoína de ISOTREXIN® gel é desprezível. No entanto, como não existem dados que comprovem a ausência da isotretinoína no leite, ISOTREXIN® gel, assim como muitos medicamentos, não deve ser utilizado durante a lactação8.
ISOTREXIN® gel não deve entrar em contato com a boca9, olhos10 e outras membranas mucosas11. O produto não deve ser aplicado na pele12 lesada, eczematosa, com fissuras13 ou que apresente queimadura solar. Em regiões sensíveis como o pescoço14, o produto deve ser aplicado com cuidado.
Evitar a exposição excessiva das áreas que estão sendo tratadas com ISOTREXIN® gel ao sol (radiação ultravioleta), protegendo-as com a utilização de um protetor solar com, no mínimo, FPS 15.
Cosméticos não-oleosos podem ser utilizados, desde que a área da pele12 a ser tratada com ISOTREXIN® gel seja limpa e seca antes da aplicação do produto.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
4 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
5 Orelhas: Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes
6 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
7 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
10 Olhos:
11 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
12 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
13 Fissuras: 1. Pequena abertura longitudinal em; fenda, rachadura, sulco. 2. Em geologia, é qualquer fratura ou fenda pouco alargada em terreno, rocha ou mesmo mineral. 3. Na medicina, é qualquer ulceração alongada e superficial. Também pode significar uma fenda profunda, sulco ou abertura nos ossos; cesura, cissura. 4. Rachadura na pele calosa das mãos ou dos pés, geralmente de pessoas que executam trabalhos rudes. 5. Na odontologia, é uma falha no esmalte de um dente. 6. No uso informal, significa apego extremo; forte inclinação; loucura, paixão, fissuração.
14 Pescoço:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.