USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO HEPTAR 5.000 UI/ML

Atualizado em 28/05/2016

Pacientes idosos
Para pacientes1 com idade ? 65 anos devem ser seguidas as mesmas recomendações de pacientes adultos.
Pacientes pediátricos
Não há recomendações específicas para pacientes1 pediátricos.
Pacientes diabéticos ou com insuficiência hepática2 e/ou renal3
A insuficiência hepática2 e/ou renal3 grave pode causar o acúmulo de heparina. (ver Farmacocinética)
Pode ocorrer hipercalcemia em pacientes diabéticos e/ou com insuficiência renal4. (ver Reações adversas)
Em pacientes com insuficiência5 funcional renal3, hepática6 ou da coagulação7, o tratamento com Heptar (heparina sódica) deve ser instituído levando-se em consideração as provas de coagulação7.
Entretanto, o Heptar (heparina sódica) está contra-indicado em pacientes com insuficiência hepática2 e renal3 grave. (ver Contra-indicações)

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.

Tem alguma dúvida sobre USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO HEPTAR 5.000 UI/ML?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.