O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO MESILATO DE IMATINIBE

Atualizado em 28/05/2016

Advertências
Tome especial cuidado com imatinibe se tiver ou se já teve problemas de fígado1, rim2 ou coração3, se você estiver grávida ou suspeita de gravidez4 (ver "Gravidez4"), se você estiver amamentando (ver "Lactação5") e se você estiver tomando levotiroxina6 devido à retirada de sua tireoide7.
Imatinibe deve ser tomado com um copo grande de água e durante as refeições para minimizar o risco de distúrbios gastrintestinais.
Durante a terapia com imatinibe, devem ser realizados regularmente exames de sangue8 para contagens sanguíneas completas. Da mesma forma, a função hepática9 deve ser monitorizada regularmente.
Gravidez4: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez4. As mulheres com potencial de engravidar devem usar um contraceptivo eficaz durante o tratamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez4.
Lactação5:
mulheres que estiverem tomando imatinibe não devem amamentar.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou utilizar máquinas: se você sentir tontura10 ou visão11 borrada durante o tratamento com imatinibe, você não deve dirigir veículos e/ou operar máquinas até que se sinta melhor novamente.
Enquanto você estiver tomando imatinibe, você pode apresentar retenção hídrica grave. Se você ganhar peso de forma rápida, avise seu médico imediatamente.
Seu médico irá monitorar regularmente suas condições para checar se o imatinibe está fazendo o efeito desejado. Você terá também que fazer exames de sangue8 e seu peso será monitorado regularmente enquanto você estiver tomando imatinibe.

Precauções: vide "Advertências".

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
2 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
3 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Levotiroxina: Levotiroxina sódica ou L-tiroxina (T4) é um hormônio sintético usado no tratamento de reposição hormonal quando há déficit de produção de tiroxina (T4) pela glândula tireoide.
7 Tireoide: Glândula endócrina altamente vascularizada, constituída por dois lobos (um em cada lado da TRAQUÉIA) unidos por um feixe de tecido delgado. Secreta os HORMÔNIOS TIREOIDIANOS (produzidos pelas células foliculares) e CALCITONINA (produzida pelas células para-foliculares), que regulam o metabolismo e o nível de CÁLCIO no sangue, respectivamente.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
10 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
11 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.