FLOGORAL Pastilhas

ACHÈ

Atualizado em 08/12/2014

FLOGORAL

Benzidamina
Cloridrato

Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental

Apresentações de Flogoral Pastilhas

Colutório nos sabores menta e laranja: frasco com 150 ml e copo-medida de 10 ml.Pastilhas nos sabores menta, limão, laranja e cereja: caixa com 12 pastilhas.
Spray nos sabores menta e cereja: frasco com 30 ml.
Creme dental: bisnaga com 70 g.

Colutório: USO EXTERNO - Não ingerir
Pastilha: USO ORAL
Spray: USO EXTERNO - Não ingerir
Creme dental: USO EXTERNO - Não ingerir

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composições Completas de Flogoral Pastilhas

Colutório
Cada ml de colutório menta contém:
cloridrato de benzidamina ....................1,5 mg
Excipientes: álcool etílico, aroma de menta, glicerol, metilparabeno, polissorbato 20, sacarina1 sódica diidratada, corante tartrazina, corante azul brilhante e água purificada.
Cada ml de colutório laranja contém:
cloridrato de benzidamina ....................1,5 mg
Excipientes: álcool etílico, aroma de laranja, aroma de menta, glicerol, metilparabeno, polissorbato 20, sacarina1 sódica diidratada, corante amarelo crepúsculo e água purificada.

Pastilhas
Cada pastilha sabor menta contém:
cloridrato de benzidamina ....................3 mg
Excipientes: ácido cítrico, aroma de menta, mentol, amarelo quinolina, corante azul brilhante, sacarose e glicose2.
Cada pastilha sabor limão contém:
cloridrato de benzidamina ....................3 mg
Excipientes: aroma de limão-menta, amarelo quinolina, sacarose e glicose2.
Cada pastilha sabor laranja contém:
cloridrato de benzidamina ....................3 mg
Excipientes: aroma de laranja, corante amarelo crepúsculo, glicose2, óleo de laranja e sacarose.
Cada pastilha sabor cereja contém:
cloridrato de benzidamina ....................3 mg
Excipientes: ácido cítrico, aroma de cereja, mentol, corante vermelho 40, sacarose e glicose2.

Spray
Cada ml de spray menta contém:
cloridrato de benzidamina ....................1,5 mg
Excipientes: álcool etílico, aroma de menta, glicerol, metilparabeno, polissorbato 20, sacarina1 sódica diidratada e água purificada.
Cada ml de spray cereja contém:
cloridrato de benzidamina ....................1,5 mg
Excipientes: álcool etílico, aroma de cereja, glicerol, metilparabeno, polissorbato 20, sacarina1 sódica diidratada e água purificada.

Creme dental
Cada g contém:
cloridrato de benzidamina ....................5 mg
Excipientes: dióxido de silício, aroma de menta, fosfato de cálcio dibásico diidratado, carmelose sódica, corante clorofila cuprossódica, glicerol, mentol, metilparabeno, propilparabeno, sacarina1 sódica diidratada, laurilsulfato de sódio e água purificada.

Informações ao Paciente de Flogoral Pastilhas

O que é e para que serve FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) é um medicamento que apresenta propriedades antiinflamatória, analgésica e anestésica, indicado para o tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca3 e garganta4.

Como FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) deve ser armazenado?
Como todo medicamento, FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) deve ser guardado em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Qual o prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?
O prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório laranja, spray e creme dental é de 36 meses após a data de fabricação impressa nas embalagens do produto.
O prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) pastilhas (limão, menta, laranja e cereja) é de 24 meses após a data de fabricação impressa nas embalagens do produto.
O prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório sabor menta em frasco de vidro é de 48 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto.
Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde5.

FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) pode ser utilizado durante a gravidez6 e amamentação7?
Como regra geral, você deve evitar qualquer medicamento neste período. Informe seu médico a ocorrência de gravidez6 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Como FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) deve ser utilizado?
Colutório: 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao dia com 1 copo-medida e meio (15 ml) de colutório puro ou diluído em um pouco de água.
Pastilha: dissolver uma pastilha na boca3, três ou mais vezes ao dia.
Spray: fazer 2 a 6 nebulizações ao dia nas áreas inflamadas da boca3 e garganta4.
Creme dental: escovar os dentes e as gengivas 3 a 4 vezes ao dia, após as refeições.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Quais são as possíveis reações adversas com o uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como a sensibilização decorrente do uso prolongado de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina). Nesse caso, o tratamento deve ser interrompido.
O uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório não-diluído em pacientes com alterações da mucosa8 pode produzir irritação local sob forma de ardor9.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Quando FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado?
FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia10 ao cloridrato de benzidamina ou aos demais componentes da fórmula.

Quando o uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) requer cuidados especiais?
FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório destina-se ao uso tópico11, em gargarejos e bochechos, não devendo portanto ser ingerido.
Em caso de insuficiência renal12, consulte seu médico antes de utilizar FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina). Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não são conhecidas interações com outros medicamentos nem outras formas de interação.

Pacientes diabéticos podem fazer uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?
FLOGORAL® pastilhas - Atenção diabéticos: contém açúcar13 FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório, spray e creme dental não contém açúcar13. Se você for diabético, certifique-se com seu médico sobre o uso do produto.

Em caso de ingestão acidental ou superdosagem do produto, que providências tomar?
Em caso de ingestão acidental ou superdosagem, entre imediatamente em contato com seu médico ou procure um prontosocorro, informando a quantidade exata ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas14.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE5.

FLOGORAL® colutório menta contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma15 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Informações Técnicas de Flogoral Pastilhas

Características de Flogoral Pastilhas

FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) tem como princípio ativo o cloridrato de benzidamina, que possui ações antiinflamatória e analgésica, sendo amplamente utilizado no tratamento de afecções16 que apresentem como fator comum a dor e a tumefação17. Além disso, FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) exerce ações anestésica local e histoprotetora, estimula a cicatrização e acelera o processo de recuperação dos tecidos lesados.
O cloridrato de benzidamina é um derivado do indazol, não apresentando, portanto, os efeitos colaterais18 dos compostos esteróides.

Indicações de Flogoral Pastilhas

FLOGORAL® é indicado em aftas (estomatites, mucosites19 e outras manifestações inflamatórias da mucosa8 bucal e da língua20); na dor de dente21; na dor e inflamação22 da garganta4 e nos sintomas14 do resfriado e da gripe23 (anginas, amigdalites, faringites e laringites) e na dor pós-traumática (após procedimentos odontológicos, otorrinolaringológicos e bucomaxilofaciais como amigdalectomias, fraturas de mandíbula24, cistos maxilares25, calculoses salivares, extração dentária).

Contra-Indicações de Flogoral Pastilhas

HIPERSENSIBILIDADE AO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA OU AOS DEMAIS COMPONENTES DA FÓRMULA.

Precauções e Advertências de Flogoral Pastilhas

FLOGORAL® (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) COLUTÓRIO DESTINA-SE AO USO TÓPICO11, EM GARGAREJOS E BOCHECHOS, NÃO DEVENDO PORTANTO SER INGERIDO.
SENDO FLOGORAL® (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) ABSORVIDO PELA MUCOSA8 ORAL E EXCRETADO PRATICAMENTE INALTERADO NA URINA26, DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO
UMA POSSÍVEL AÇÃO SISTÊMICA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL12.

USO NA GRAVIDEZ6 E LACTAÇÃO27
COMO REGRA GERAL, DEVE-SE EVITAR QUALQUER MEDICAMENTO NESTE PERÍODO.
FLOGORAL® COLUTÓRIO MENTA CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS ASMA15 BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO.

FLOGORAL® PASTILHAS - ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR13

FLOGORAL® (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) COLUTÓRIO, SPRAY E CREME DENTAL NÃO CONTÉM AÇÚCAR13.

Interações Medicamentosas de Flogoral Pastilhas

Não são conhecidas interações com outros medicamentos nem outras formas de interação.

Reações Adversas de Flogoral Pastilhas

O USO PROLONGADO DE FLOGORAL® (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) PODE CAUSAR SENSIBILIZAÇÃO. NESSE CASO, O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO.
O USO DE FLOGORAL® (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) COLUTÓRIO NÃO-DILUÍDO PODE PRODUZIR IRRITAÇÃO LOCAL, QUE SE MANIFESTA SOB FORMA DE ARDOR9 EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES DA MUCOSA8.

Posologia de Flogoral Pastilhas

Colutório: 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao dia com 1 copo-medida e meio (15 ml) de colutório puro ou diluído em um pouco de água.Pastilha: dissolver uma pastilha na boca3, três ou mais vezes ao dia.
Spray: fazer 2 a 6 nebulizações ao dia nas áreas inflamadas da boca3 e garganta4.
Creme dental: escovar os dentes e as gengivas 3 a 4 vezes ao dia, após as refeições.

Superdosagem de Flogoral Pastilhas

Em caso de ingestão acidental de doses elevadas, poderão ocorrer agitação, ansiedade, alucinações28 e convulsões.
No caso de intoxicação, procure imediatamente assistência médica.

Pacientes Idosos de Flogoral Pastilhas

Não há até o momento estudos específicos relacionando a idade ao uso do produto.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS14, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa.

FLOGORAL Pastilhas - Laboratório

ACHÈ
RODOVIA PRES DUTRA KM 222, 2
GUARULHOS/SP - CEP: 07034-904
Tel: 11 6440-8418
Email: ache@ache.com.br
Site: http://www.ache.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "ACHÈ"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
4 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
10 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
11 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
12 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
13 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
16 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
17 Tumefação: Ato ou efeito de tumefazer-se. Em patologia, significa aumento de volume em algum tecido do corpo; tumor, intumescência, inchação.
18 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
19 Mucosites: Inflamações de membranas mucosas, produzidas por uma infecção ou lesão secundária à radioterapia, quimioterapia, carências nutricionais, etc.
20 Língua:
21 Dente: Uma das estruturas cônicas duras situadas nos alvéolos da maxila e mandíbula, utilizadas na mastigação e que auxiliam a articulação. O dente é uma estrutura dérmica composta de dentina e revestida por cemento na raiz anatômica e por esmalte na coroa anatômica. Consiste numa raiz mergulhada no alvéolo, um colo recoberto pela gengiva e uma coroa, a parte exposta. No centro encontra-se a cavidade bulbar preenchida com retículo de tecido conjuntivo contendo uma substância gelatinosa (polpa do dente) e vasos sangüíneos e nervos que penetram através de uma abertura ou aberturas no ápice da raiz. Os 20 dentes decíduos ou dentes primários surgem entre o sexto e o nono e o vigésimo quarto mês de vida; sofrem esfoliação e são substituídos pelos 32 dentes permanentes, que aparecem entre o quinto e sétimo e entre o décimo sétimo e vigésimo terceiro anos. Existem quatro tipos de dentes
22 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
23 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
24 Mandíbula: O maior (e o mais forte) osso da FACE; constitui o maxilar inferior, que sustenta os dentes inferiores. Sinônimos: Forame Mandibular; Forame Mentoniano; Sulco Miloióideo; Maxilar Inferior
25 Maxilares: Estrutura óssea da boca (que fixa os dentes). É constituída pela MANDÍBULA e pela MAXILA.
26 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
27 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
28 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.