

TRIFEDRIN
FARMOQUIMICA
TRIFEDRIN®
(Sulfoguaiacolato de potássio/ Cloridrato de triprolidina/ Cloridrato de pseudoefedrina)
Classe de Trifedrin
Descongestionante nasal sistêmico1Fórmula de Trifedrin
Cada 5ml (01 colher das de chá) contém:Cloridrato de triprolidina.................... 0,5mg
Cloridrato de pseudoefedrina.................... 10,0mg
Sulfoguaiacolato de potássio....................50,0mg
Excipientes: açúcar2 diamantino, aroma artificial de abacaxi, benzoato de sódio, corante ponceau, metilparabeno, mentol, sacarina3 sódica, sorbitol4 solução 70%, água deionizada.
O QUE É Xarope Infantil de grande valor no alívio de tosses, tanto de origem alérgica quanto infecciosa. É particularmente útil contra tosses e espirros de alergias respiratórias. Usualmente, certos graus de congestão da mucosa5 e de broncoespasmo6 estão presentes em todas as tosses. Em crianças e em pacientes com componente asmático, a via aérea pode estar estreitada significativamente por esse motivo. O efeito broncodilatador7 e descongestionante do cloridrato de pseudoefedrina oferece um grande
alívio para muitos desses pacientes.
Mecanismo de Ação de Trifedrin
• A triprolidina propicia alívio sintomático8 das condições que se acredita serem dependentes, da liberação de histamina9. É um potente antagonista10 competitivo dos receptores H1 histamínicos, com discretas propriedades depressoras do sistema nervoso central11 que podem causar sonolência.• A pseudoefedrina têm atividade simpaticomimética sendo um eficaz descongestionante do trato superior. A pseudoefedrina é substancialmente menos potente que a efedrina na produção de taquicardia12 e na elevação da pressão arterial sistólica13, e consideravelmente menos potente como estimulante do Sistema Nervoso Central11.• O sulfoguaiacolato de potássio reduz a viscosidade14 das secreções, aumenta a eficiência do reflexo da tosse e a ação dos cílios15 na remoção das secreções acumuladas na traquéia16 e brônquios17.
Farmacocinética de Trifedrin
• Após a administração oral da droga, a concentração plasmática da triprolidina ocorre mais ou menos dentro de 1,5h a 2,0h (Tmáx ).• A meia-vida plasmática da triprolidina é de aproximadamente 3,2h e da pseudoefedrina é de aproximadamente 5,5h (o ph da urina18 mantido entre 5,0 - 7,0).
• A pseudoefedrina é parcialmente metabolizada no fígado19, num metabolito20 ativo. A triprolidina é um produto oxidado por enzima21 microssômica hepática22.
• A pseudoefedrina e seu metabolito20 são excretados na urina18.
• A taxa de excreção urinária da pseudoefedrina é acelerada, quando a urina18 é acidificada. Inversamente ao aumento do pH da urina18, a taxa de excreção urinária é diminuída.
Indicações de Trifedrin
TRIFEDRIN® Xarope Infantil é indicado para o alívio sintomático8 da tosse em lactentes23 e crianças, nas seguintes condições: resfriados comuns, bronquite aguda24 e crônica, asma25 alérgica, bronquiolite, "crupe" e traqueobronquite26.Contra-Indicações de Trifedrin
• Pacientes com conhecida hipersensibilidade à pseudoefedrina ou triprolidina, ou qualquer outro componente da fórmula.• Pacientes portadores de hipertensão27 ou doença arterial coronariana grave.
• Pacientes em tratamento com furazolidona.
• Pacientes que estejam tomando ou tenham tomado, nas duas semanas precedentes, inibidores da monoaminoxidase28.
Interações Medicamentosas de Trifedrin
• O uso concomitante com outros agentes simpaticomiméticos, tais como os descongestionantes, os antidepressivos tricíclicos, os supressores do apetite e os psico-estimulantes do tipo das anfetaminas, ou com os inibidores da monoaminoxidase28 que interferem no catabolismo29 das aminas simpaticomiméticas, pode ocasionalmente causar uma elevação na pressão arterial30.• A pseudoefedrina, pode parcialmente reverter a ação hipotensiva de drogas que interferem na atividade simpática, incluindo-se o bretílio, a betanidina, a guanetidina, a debrisoquina, a metildopa e os alfa e betabloqueadores.Precauções de Trifedrin
• Devido ao seu efeito sedativo, deve-se ter cautela ao conduzir veículos e/ou operar máquinas potencialmente perigosas.• Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e outros sedativos de ação central.
• Deve-se tomar cuidado quando houver a presença de insuficiência renal31 ou hepática22 grave.
• Não deve ser usado para tosse crônica ou persistente que ocorre em pacientes fumantes, asmáticos, com enfisema32 ou quando a tosse for acompanhada por secreções excessivas, a não ser que seja indicado pelo médico.
• Só deve ser usado durante a gravidez33 e a lactação34 se o benefício para a mãe justificar o possível risco para o bebê.
Reações Adversas de Trifedrin
• Pode ocorrer tanto depressão como excitação do sistema nervoso central11, sendo que sonolência ocorre com maior freqüência. Distúrbios do sono e raramente alucinações35, foram relatados.• Ocasionalmente, relataram-se "rashes" cutâneos, com ou sem irritação, taquicardia12 e boca36, nariz37 e garganta38 secos.• Ocasionalmente, relatou-se retenção urinária39 em homens que tomavam pseudoefedrina; o aumento prostático pode ter sido um importante fator predisponente.
Posologia de Trifedrin
Crianças de 2 - 5 anos de idade: 5 ml (½ copo medida) de xarope três ou quatro vezes ao dia.Crianças de 6 - 12 anos de idade: 10ml (1 copo medida) de xarope três ou quatro vezes ao dia.
Posologia de Trifedrin
Crianças com menos de 2 anos de idade: Uso somente sob orientação médica.Apresentações de Trifedrin
É apresentado em embalagem contendo 1 frasco de 100ml.TRIFEDRIN - Laboratório
FARMOQUIMICA
Rua General Polidoro, 105
Rio de Janeiro/RJ
- CEP: 22280-001
Tel: 55 (021 )275-3548
Fax: 55 (021) 542-6747
Site: http://www.farmoquimica.com.br/
Ver outros medicamentos do laboratório "FARMOQUIMICA"
