

LOCOID
EUROFARMA
LOCOID®
Forma Farmacêutica, Apresentação e Composição de Locoid
Apresentação de Locoid
Creme dermatológico: Em tubos contendo 15g de creme.Emulsão dermatológica: Em frascos contendo 30g de emulsão.Composição de Locoid
Cada grama1 de LOCOID® creme contém:Butirato de hidrocortisona ........1 mg
Excipientes q.s.p .........1 g
(Álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, parafina líquida, parafina sólida, metil parahidroxibenzoato, ácido cítrico anidro, citrato de sódio anidro e água purificada).
Cada grama1 de LOCOID® emulsão contém:
Butirato de hidrocortisona ........1 mg
Excipientes q.s.p.......1 g
(Álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, parafina líquida, parafina sólida, óleo de borragem, butilhidroxitolueno, propilenoglicol, citrato de sódio anidro, ácido cítrico anidro, propil parahidroxibenzoato, butil parahidroxibenzoato e água purificada).
Informações ao Paciente de Locoid
LOCOID® tem ações antiinflamatória e antipruriginosa, úteis no alívio das manifestações inflamatórias e pruríticas das dermatoses superficiais sensíveis à corticoterapia, não causadas por microorganismos.
Cuidados de Armazenamento de Locoid
Conservar o produto à temperatura ambiente ( entre 15°C e 30°C), mantendo o frasco ou o tubo bem fechados.Prazo de Validade de Locoid
Desde que observados os devidos cuidados de conservação o prazo de validade do LOCOID® creme dermatológico é de 36 meses e de LOCOID® emulsão dermatológica é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa ATENÇÃO: Não utilize o medicamento após vencido o prazo de validade, sob o risco de não produzir os efeitos desejados.Informe seu médico se estiver grávida ou amamentando, antes de fazer uso de LOCOID®. Informe-o também se ocorrer gravidez2 durante o tratamento.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Evite o contato de LOCOID® com os olhos3. Não faça curativo oclusivo sobre a área tratada, exceto sob orientação médica. (Em crianças pequenas, fraldas apertadas ou plásticas podem funcionar como curativos oclusivos, aumentando o risco de efeitos adversos).
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico se ocorrer reações desagradáveis. Estas são, em geral, infrequentes; todavia, o uso de curativos oclusivos pode aumentar a incidência4. As mais comuns são: ardência, prurido5, irritação e ressecamento da pele6.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".
LOCOID® é contra-indicado para pessoas que tenham demonstrado hipersensibilidade ou reações adversas aos componentes da formulação ou a outros corticosteróides, em lesões7 na pele6 causadas por microorganismos (bactérias, vírus8, fungos, etc.), em feridas e úlceras9 na pele6.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento com LOCOID.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE10.
Informações Técnicas de Locoid
O butirato de hidrocortisona é um glicocorticóide potente de fórmula molecular C25H36O6 e peso molecular de 432.6. Cento e dezenove miligramas (119 mg) de butirato de hidrocortisona são equivalentes a 100 mg de hidrocortisona, aproximadamente.
Os corticosteróides tópicos compartilham ações antiinflamatória, antiprurítica e vasoconstritora. Os seus mecanismos de ação não são claramente conhecidos. Vários métodos de laboratório, incluindo ensaios para vasoconstritor, são usados para comparar e prever as potências e/ou as eficácias clínicas dos corticosteróides tópicos; constatou-se alguma evidência a sugerir que existe uma correlação reconhecível entre a potência vasoconstritora e a eficácia terapêutica11 destas drogas no homem.
O butirato de hidrocortisona é absorvido através da pele6.
Indicações de Locoid
LOCOID® é indicado no alívio das manifestações inflamatórias e pruríticas das dermatoses superficiais sensíveis à corticoterapia, não causadas por microorganismos, tais como: eczema12, eczema12 infantil, dermatite13 atópica, dermatite13 herpetiforme, dermatite13 de contato, dermatite13 seborréica, neurodermatite, algumas formas de psoríase14 e intetrigo.Ocasionalmente, corticosteróides como o butirato de hidrocortisona podem ser usados, associados a uma droga antimicrobiana adequada, no tratamento de infecções15 da pele6.Obs.: A forma emulsão, ainda que possa ser usada em quaisquer das patologias acima, é especialmente direcionada para o tratamento da dermatite13 seborréica.
Contra-Indicações de Locoid
Hipersensibilidade ou reações adversas demonstradas aos componentes da formulação ou a outros corticosteróides, incluindo-se entre as últimas, dermatite13 perioral e estrias atróficas16.Lesões7 na pele6 causadas por:
infecções15 bacterianas (piodermites, processos luéticos e tuberculosos)
infecções15 virais (varicela17, herpes simplex, herpes zoster18, verruga vulgar19, verruga plana, condiloma20, molusco contagioso21)
infecções15 micóticas e por leveduras
infecções15 parasitárias (escabiose22, por exemplo).
Lesões7 ulcerosas da pele6, feridas.
Ictiose, dermatose23 plantar juvenil, acne24 vulgar, acne24 rosácea, fragilidade dos vasos superficiais e atrofia25 da pele6.
Precauções e Advertências de Locoid
- Gerais:Não aplicar sobre as pálpebras26 em razão da possibilidade de contaminação da conjuntiva27, com o risco de indução de glaucoma28 simples ou catarata29 subcapsular.A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos pode produzir inibição reversível do eixo hipotálamo30-pituitária-adrenal (HPA), manifestações da síndrome de Cushing31, hiperglicemia32 e glicosúria33. As condições que aumentam a absorção sistêmica incluem a aplicação dos esteróides mais potentes, uso sobre área corporal extensa, uso prolongado e adição de curativos oclusivos.
Assim, pacientes recebendo uma dose alta de um esteróide tópico34 potente, aplicado sobre área corporal extensa ou sob curativo oclusivo, devem ser avaliados periodicamente, com vistas a evidências de inibição do eixo HPA, utilizando-se os testes do cortisol urinário livre e de estimulação pelo ACTH. Caso seja constatada supressão do eixo HPA deve-se tentar a retirada da droga, reduzir a frequência de administração ou substituí-la por outro esteróide menos potente.
A recuperação da função do eixo HPA é geralmente imediata e completa após a descontinuação da droga. Infrequentemente podem ocorrer sinais35 e sintomas36 da retirada de esteróide, que pode requerer suplementação37 sistêmica de corticosteróide.
As crianças podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteróides tópicos e assim serem mais suscetíveis à toxicidade38 sistêmica.
Caso se desenvolva irritação, o corticosteróide tópico34 deve ser descontinuado e instituída terapia apropriada. Na presença de infecções15 dermatológicas, deve ser instituído o uso de um agente antifúngico ou antibacteriano apropriado: caso não ocorra uma resposta favorável imediata, o corticosteróide deve ser descontinuado até que a infecção39 tenha sido adequadamente controlada.
- Carcinogenicidade, Mutagenicidade e Prejuízos à fertilidade:
Não foram realizados estudos de longa duração em animais, para avaliação do potencial carcinogênico ou os efeitos sobre a fertilidade relacionados ao uso de corticosteróides tópicos.
Estudos para determinar o potencial mutagênico da prednisolona e da hidrocortisona revelaram resultados negativos.
- Gravidez2:
Os corticosteróides são geralmente teratogênicos40 em animais de laboratório quando administrados sistemicamente em níveis de dose relativamente baixos. Os mais potentes corticosteróides tem evidenciado serem teratogênicos40 após aplicação dérmica em animais de laboratório. Não existem estudos adequados e bem controlados, em mulheres grávidas, sobre os efeitos teratogênicos40 dos corticosteróides aplicados topicamente. Portanto, os corticosteróides tópicos somente devem ser usados durante a gravidez2 se o benefício esperado justificar o risco potencial para o feto;41 de qualquer forma, não devem ser usados extensivamente, em quantidades grandes ou por longos períodos de tempo em pacientes grávidas.
- Lactação42:
Não se conhece se a administração tópica de corticosteróides pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno. Administrados sistemicamente os corticosteróides são excretados no leite materno em quantidades não capazes de ter efeito deletério sobre o lactente43. Ainda assim, deve-se ter cuidado ao se administrar corticosteróides tópicos a lactantes44.
- Uso pediátrico:
Os pacientes pediátricos podem demonstrar maior suscetibilidade à inibição do eixo HPA corticosteróide tópico34-induzida e à síndrome de Cushing31 que os pacientes adultos porque, naqueles pacientes, a área corporal tratada é, proporcionalmente, maior do que nestes últimos.
Inibição do eixo HPA, síndrome de Cushing31 e hipertensão45 intracraniana tem sido reportadas em crianças recebendo corticosteróides tópicos. Manifestações de supressão supra-renal46 em crianças incluem retardo do crescimento, diminuição do ganho de peso, baixo nível plasmático de cortisol e ausência de resposta à estimulação pelo ACTH. Manifestações de hipertensão45 intracraniana incluem fontanelas47 salientes, cefaléia48 e edema de papila49 bilateral.
A administração de corticosteróides tópicos em crianças deve ser limitada à menor quantidade compatível com um efetivo regime terapêutico. Terapia corticosteróide crônica pode interferir com o crescimento e o desenvolvimento de crianças.
Interações com Outras Drogas de Locoid
Em se tratando de um produto para uso tópico34 dermatológico, que somente excepcionalmente é absorvido em quantidade capaz de provocar efeitos sistêmicos50, não se dispõe de dados relativos à interação com outras drogas.Reações Adversas de Locoid
Efeitos sistêmicos50:Efeitos sistêmicos50, como consequência de aplicação tópica de corticosteróides em adultos, raramente ocorrem, mas podem ser sérios. A inibição do eixo hipotálamo30-pituitária-adrenal (HPA) tem importância, especialmente, nos tratamentos de longo prazo. O risco de efeitos sistêmicos50 é maior em:aplicação sob oclusão
aplicação em grandes áreas
tratamento de longo prazo
aplicação em crianças (a pele6 delgada e a relativamente extensa superfície corporal tratada, tornam as crianças muito sensíveis).
Efeitos locais:
As seguintes reações adversas locais, em ordem decrescente de incidência4, são reportadas infrequentemente, podendo ocorrer mais frequentemente com o uso de curativos oclusivos: ardência, prurido5, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose51, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite13 perioral, dermatite13 de contato, maceração da pele6, infecção39 da pele6, infecção39 secundária, atrofia25 da pele6, estrias, miliária.
A incidência4 de reações adversas locais aumenta com a duração do tratamento e com a aplicação sob oclusão.
Infecções15 dérmicas bacterianas, parasitárias, fúngicas52 e virais podem ser mascaradas e/ou agravadas com o uso de LOCOID®.
Posologia de Locoid
Aplicar, uniformemente, uma fina camada de LOCOID® sobre a pele6 lesada, duas a três vezes ao dia, dependendo da seriedade da lesão53. Após a melhora do quadro, a aplicação uma vez ao dia ou duas a três vezes na semana é, usualmente, eficaz. Não usar mais que 30 - 60 g do produto no período de uma semana.Para uma melhor penetração na pele6, a aplicação do produto pode ser feita massageando-se suavemente. Para se obter um resultado terapêutico melhor, pode ser recomendada a utilização de um curativo oclusivo, o que, todavia, aumenta o risco de efeitos adversos.
- USO GERIÁTRICO
Pacientes idosos podem fazer uso de LOCOID®, desde que observadas as Precauções e Advertências inerentes ao uso do produto.
Superdosagem de Locoid
Não existem dados disponíveis sobre superdosagem com LOCOID®. Todavia, corticosteróides aplicados topicamente podem ser absorvidos em quantidades suficientes para produzir efeitos sistêmicos50, o que é mais provável de ocorrer em crianças tratadas com doses altas, por longo tempo. Neste caso, o tratamento deve ser interrompido e consultado o médico.ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS, AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
LOCOID - Laboratório
EUROFARMA
Av. Ver. José Diniz, 3465 - Campo Belo
São Paulo/SP
- CEP: 04603-003
Tel: 0800-704-3876
Email: euroatende@eurofarma.com.br
Site: http://www.eurofarma.com.br/
Ver outros medicamentos do laboratório "EUROFARMA"
