Alergo Filinal

EUROFARMA

Atualizado em 03/06/2015

Alergo Filinal®

cloridrato de difenidramina +
cloridrato de piridoxina +
guaifenesina +
aminofilina

Xarope

Formas Farmacêuticas e Apresentações do Alergo Filinal

ApresentaçãoAlergo Filinal® Xarope Expectorante Pediátrico - Frasco com 50 mL.
Alergo Filinal® Xarope Expectorante Adulto - Frasco com 120 mL.

USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

Composição do Alergo Filinal

Cada colher das de chá (5ml) contém:

Pediátrico
cloridrato de difenidramina .…………………..…......…….........………12,5 mg
cloridrato de piridoxina (Vitamina1 B 6 ) …….....…...…....…..……0,6 mg
guaifenesina ……...………………………….......………....................….. 60,0 mg
aminofilina …………………….....……………………………....................….. 29,1 mg
Excipientes - açúcar2 refinado, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, vanilina, sacarina3  sódica, óleo de limão, trietanolamina, solução hidroalcoólica de casca de laranja, solução hidroalcoólica de casca de tangerina, água deionizada q.s.p.

Adulto
cloridrato de difenidramina ……………....…….......….……….…........…12,5 mg
cloridrato de piridoxina (Vitamina1 B 6)…....……........……....….……1,0 mg
guaifenesina.………………………..……………........…....................…….…100,0 mg
aminofilina ……………………………………….......………....................…..… 35,0 mg
Excipientes - açúcar2 refinado, álcool etílico, aroma framboesa, metilparabeno, propilparabeno, vanilina, sacarina3 sódica, trietanolamina, solução hidroalcoólica de casca de laranja amarga, água deionizada q.s.p.

Informação ao Paciente do Alergo Filinal

Ação esperada do medicamentoNas traqueo-bronquites agudas e crônicas e no estado asmático crônico4, o tratamento auxiliar visa a melhora da capacidade ventilatória dos pulmões5, diminuição da congestão brônquica e expectoração6 ativa sem irritação.
Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina) expectorante, através da ação combinada de seus componentes, preenche estes requisitos.

Cuidados de armazenamento
Proteger da luz, umidade e evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C).

Prazo de validade
Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento o produto apresenta prazo de validade de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa. O produto não deve ser utilizado fora do prazo de validade indicado sob o risco de não produzir os efeitos esperados.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Gravidez7 e Lactação8
Informe seu médico a ocorrência de gravidez7 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
O uso de qualquer medicamento por mulheres durante a gravidez7 requer a avaliação de seus benefícios, bem como dos riscos que possam acarretar à mãe e ao feto9.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas
São raras e podem constar de náuseas10, vômitos11, irritação gástrica e sonolência.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e precauções
Hipersensibilidade aos componentes da formulação, crise asmática, glaucoma12 de ângulo estreito, hipertrofia13 prostática, obstrução piloroduodenal, úlcera péptica14 ativa. Preparações contendo cloridrato de difenidramina não devem ser administradas a pacientes recebendo IMAO15.
Use com cautela na presença de doenças cardiovasculares16. Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina) expectorante deve ser usado com cuidado em pacientes com medicação hipnótica ou sedativa, devido ao possível efeito extrapiramidal. Indivíduos, quando em uso de Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina), não devem conduzir veículos ou operar máquinas perigosas.
Deve-se lembrar da possibilidade, se bem que rara, de ocorrência de reação paradoxal17 comum a qualquer substância anti-histamínica, o que determina ao paciente um aumento de sua tensão emocional e nervosismo. Algumas crianças podem ser sensíveis à aminofilina.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR2.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE18.

Informação Técnica do Alergo Filinal

Indicações do Alergo Filinal

No tratamento das traqueo-bronquites alérgicas agudas e crônicas e bronquite asmática crônica.

Contra-Indicações do Alergo Filinal

Hipersensibilidade aos componentes da formulação, crise asmática, glaucoma12 de ângulo estreito, hipertrofia13 prostática, obstrução piloroduodenal, úlcera péptica14 ativa. Preparações contendo cloridrato de difenidramina não devem ser administradas a pacientes recebendo IMAO15.

Precauções do Alergo Filinal

Use com cautela na presença de doenças cardiovasculares16. Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina) expectorante deve ser usado com cuidado em pacientes com medicação hipnótica ou sedativa, devido ao possível efeito extrapiramidal. Indivíduos, quando em uso de Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina), não devem conduzir veículos ou operar máquinas perigosas.Deve-se lembrar da possibilidade, se bem que rara, de ocorrência de reação paradoxal17 comum a qualquer substância anti-histamínica, o que determina ao paciente um aumento de sua tensão emocional e nervosismo. Algumas crianças podem ser sensíveis à aminofilina.

ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR2.

Interações Medicamentosas do Alergo Filinal

Preparações contendo cloridrato de difenidramina não devem ser administradas a pacientes recebendo IMAO15.

Reações Adversas do Alergo Filinal

São raras e podem constar de: náuseas10, vômitos11, irritação gástrica e sonolência.

Posologia do Alergo Filinal

Adultos ou crianças acima de 12 anos
Usar Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina) expectorante Adulto na dose de:
10 ml (1 colher de sobremesa), via oral, de 4 em 4 horas.

Crianças
Usar Alergo Filinal® (cloridrato de difenidramina + cloridrato de piridoxina + guaifenesina + aminofilina) expectorante pediátrico na dose de:

1 a 2 anos - 5 ml (1 colher das de chá), via oral, 2 a 4 vezes ao dia.
2 a 6 anos - 5 ml (1 colher das de chá), via oral, 4 a 6 vezes ao dia.
6 a 12 anos - 10 ml (1 colher de sobremesa), via oral, 3 a 5 vezes ao dia.

Pacientes Idosos do Alergo Filinal

Devem-se seguir as orientações gerais descritas anteriormente.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

N.º de lote, data de fabricação e prazo de validade: Vide cartucho.
Para sua segurança mantenha esta embalagem até o uso total do medicamento.

MS - 1.0043.0886
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró
CRF-SP 19.258

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz, 3.465
São Paulo - SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

Alergo Filinal - Laboratório

EUROFARMA
Av. Ver. José Diniz, 3465 - Campo Belo
São Paulo/SP - CEP: 04603-003
Tel: 0800-704-3876
Email: euroatende@eurofarma.com.br
Site: http://www.eurofarma.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "EUROFARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
4 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
5 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
6 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
10 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
11 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
12 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
13 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
14 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
15 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
16 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
17 Paradoxal: Que contém ou se baseia em paradoxo(s), que aprecia paradoxo(s). Paradoxo é o pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria. É a aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.
18 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.