MURICALM

NOVARTIS

Atualizado em 09/12/2014

Apresentações de Muricalm

 Solução oral (gotas)     frasco com 10 mlXarope    frasco com 120 ml

USO PEDIÁTRICO

Composição de Muricalm

Solução oral - 1 ml (30 gotas) contém:
 Pimetixeno    1 mg
Xarope - 5 ml (1 colher das de chá) contêm:
Pimetixeno    0,5 mg

Propriedades de Muricalm

Como antamínico pluripotente, o pimetixeno exerce efeito inibitório sobre várias aminas biogênicas e outras substâncias mediadoras endógenas, que se acredita estarem envolvidas na patogênese1 da bronco-constrição2 alérgica, formas asmáticas da tosse e outras afecções3 alérgicas. Demonstrou-se que o pimetixeno inibe as ações da histamina4, serotonina, acetilcolina5 e bradicinina6. Possui também propriedades sedativas acentuadas que podem ser benéficas no tratamento de crianças com distúrbios alérgicos acompanhados de um estado de hiperexcitabilidade.

 - Indicações Bronquite espática e tosse asmática de origem alérgica; rinite7 alérgica, conjuntivite8, prurido9; estados de excitação associados com essas afecções3.

Posologia de Muricalm

Recomenda-se o seguinte esquema  posológico:
Solução oral (gotas):
A partir de 1 ano de idade:
1 gota10 por quilograma de peso corporal, 3 vezes ao dia.
Xarope:
Entre 1 e 5 anos de idade: 5 a 7,5 ml, 3 vezes ao dia.
Entre 5 e 10 anos de idade: 7,5 a 10 ml, 3 vezes ao dia.
Acima de 10 anos de idade: 10 a 15 ml, 3 vezes ao dia.

 - Contra-indicações
Hipersensibilidade ao pimetixeno ou a outros agentes anti-histamínicos.
Muricalm não deve ser dado a crianças com menos de 1 ano de idade.

 

Precauções de Muricalm

Muricalm pode causar sedação11, prejudicando portanto as reações do paciente; esse fator deve ser considerado quando a criança é exposta ao trânsito. Em pacientes diabéticos deve-se considerar o conteúdo de açúcar12 do xarope (0,55 g/ml).

 - Interações
Muricalm  pode potencializar os efeitos dos sedativos, hipnóticos ou anti-histamínicos.

- Efeitos colaterais13
Sonolência; ocasionalmente excitação; raramente boca14 seca ou tontura15.

- Superdosagem
Relatou-se que a superdosagem aguda causa sedação11 ou excitação.
Podem também ocorrer efeitos anticolinérgicos, como boca14 seca, midríase16 ou taquicardia17.
Tratamento: lavagem gástrica18, administração de carvão ativado e terapia sintomática19.
 
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
 

MURICALM - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Patogênese: Modo de origem ou de evolução de qualquer processo mórbido; nosogenia, patogênese, patogenesia.
2 Constrição: 1. Ação ou efeito de constringir, mesmo que constrangimento (ato ou efeito de reduzir). 2. Pressão circular que faz diminuir o diâmetro de um objeto; estreitamento. 3. Em medicina, é o estreitamento patológico de qualquer canal ou esfíncter; estenose.
3 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
4 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
5 Acetilcolina: A acetilcolina é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo.
6 Bradicinina: É um polipeptídio plasmático que tem função vasodilatadora e que se forma em resposta à presença de toxinas ou ferimentos no organismo.
7 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
8 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
9 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
10 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
11 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
12 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
13 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
14 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
15 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
16 Midríase: Dilatação da pupila. Ela pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.
17 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
18 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
19 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.