PIPRAM

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Pipram

cada cápsula contém 470 mg de ácido pipemídicotriidratado (correspondente a 400 mg de ácido pipemídico), excipiente q.s.p.

Posologia e Administração de Pipram

1 cápsula de 400 mg a cada 12 horas, durante 10 dias. Deve-se assegurar uma diurese1 suficiente, mediante apropriada ingestão de líquidos. Pipram pode ser administrado por período superior a 10 dias de tratamento, nas infecções2 crônicas recidivantes3. Como Pipram conserva sua atividade, mesmo com variações de pH de 5 a 9, é desnecessário o ajuste de pH urinário. Superdosagem: em caso de intoxicação aguda por Pipram, deve-se iniciar o tratamento mais precocemente possível. Consiste na lavagem gástrica4 e tratamento apenas sintomático5.

Precauções de Pipram

Pipram deve ser administrado somente para adultos. Em razão dos riscos de eventual fotossensibilização, é recomendável reduzir a exposição do paciente ao sol durante o tratamento. Embora estudos teratológicos realizados em três espécies de animais tenham revelado resultados negativos, Pipram deve ser administrado com prudência durante os três primeiros meses e o último mês da gravidez6. Nos casos de aleitamento materno7, Pipram deve ser administrado com prudência, pois foram encontrados traços de ácido pipemídico no leite materno. Pipram deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal8.

Reações Adversas de Pipram

de maneira geral, Pipram é bem tolerado e raramente ocorrem reações adversas, traduzidas por manifestações alérgicas cutâneas9 (prurido10, rash11 cutâneo12 e fotossensibilização), manifestações neurossensoriais (alterações de equilíbrio e vertigens13) e distúrbios digestivos (gastralgias14, náuseas15, vômitos16 e diarréia17). Tem-se descrito raros episódios de choque18 após a administração de Pipram. Seu uso deve, pois, ser interrompido se sintomas19 como rash11 cutâneo12, prurido10, sudorese20 fria, dispnéia21 e hipotensão22 forem observados, devendo o paciente ser tratado apropriadamente. Pode ocorrer ainda, embora infreqüentemente, elevação dos níveis séricos de uréia23 e creatinina24; elevação dos níveis de TGO e TGP; leucopenia25 e trombocitopenia26. Estas reações indesejáveis desaparecem com a suspensão do tratamento.

Contra-Indicações de Pipram

pacientes com menos de 15 anos de idade; gestantes, durante os primeiros 3 meses e o último mês de gravidez6; pacientes alérgicos a medicamentos do grupo das quinolonas; pacientes com déficit da glicose27-6-fosfato-desidrogenase.

Indicações de Pipram

infecções2 urinárias, quer se trate de infecção28: aguda, crônica, recidivante29, quer essa infecção28 seja: baixa (cistite30 sem causa aparente), alta (pielonefrite31 sem causa aparente), provocada ou mantida por sondagem (principalmente sonda de permanência), manobra endoscópica, tumor32 vesical33 ou prostático, litíase34, anomalia nefro35-urológica.

Apresentação de Pipram

estojo de 20 cápsulas a 400 mg de ácido pipemídico.


PIPRAM - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Recidivantes: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
4 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
5 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
9 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
10 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
11 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
12 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
13 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
14 Gastralgias: Dor no estômago; cólica gástrica, gastrodinia.
15 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
16 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
17 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
18 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
19 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
20 Sudorese: Suor excessivo
21 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
22 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
23 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
24 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
25 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
26 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
27 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
28 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
29 Recidivante: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
30 Cistite: Inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais freqüentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na freqüência miccional, etc.
31 Pielonefrite: Infecção dos rins produzida em geral por bactérias. A forma de aquisição mais comum é por ascensão de bactérias através dos ureteres, como complicação de uma infecção prévia de bexiga. Seus sintomas são febre, dor lombar, calafrios, eliminação de urina turva ou com traços de sangue, etc. Deve ser tratada cuidadosamente com antibióticos pelo risco de lesão permanente dos rins, com perda de função renal.
32 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
33 Vesical: Relativo à ou próprio da bexiga.
34 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).
35 Nefro: Unidades funcionais do rim formadas pelos glomérulos renais e seus respectivos túbulos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.