

Cloreto de Sódio 10% (IV)
FARMACE INDÚSTRIA QUÍMICO-FARMACÊUTICA CEARENSE LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Cloreto de sódio 10%
Injetável 100 mg/mL
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Solução injetável, límpida, estéril e apirogênica
Caixa com 200 ampolas de plástico transparente com 10 mL
VIA INTRAVENOSA
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO:
Cada mL da solução contém:
cloreto de sódio | 100 mg |
veículo q.s.p. | 1 mL |
Veículo: água para injeção1
Conteúdo Eletrolítico
Na+ |
1,7mEq/mL |
Cl- |
1,7mEq/mL |
OSMOLARIDADE2 |
3422mOsml/L |
pH |
4,5 – 7,0 |
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
A solução injetável de cloreto de sódio 10% e 20% é indicada como fonte de cloreto, sódio e água para hidratação, nos casos de distúrbios do equilíbrio hidro-eletrolítico.
Além disso, este medicamento é indicado no choque hipovolêmico3 (frequência cardíaca e respiratória elevadas e baixa pressão arterial4) e serve como base para preparações de soluções parenterais.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A solução injetável de cloreto de sódio 10% e 20% tem papel importante na manutenção da tensão osmótica5 do sangue6 e tecidos.
Este medicamento contribui também para a recuperação ou manutenção da volemia7 (volume de sangue6 circulante de um indivíduo).
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve tomar este medicamento diante dos seguintes casos: insuficiência cardíaca congestiva8, insuficiência renal9 grave e anúria10 e condições edematosas com retenção do sódio.
Categoria C de risco na gravidez11.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar os seguintes cuidados antes de administrar este medicamento:
- verificar o prazo de validade;
- não utilizá-lo se o recipiente estiver violado e se a solução apresentar turvação;
- descartar imediatamente o volume não usado após abertura da ampola;
Após observar essas precauções, administrar este medicamento lentamente, evitando assim transvasamento da veia.
Em pacientes hipertensos, nefropatas e cardiopatas, este medicamento deve ser administrado cautelosamente.
Alguns medicamentos, principalmente corticosteroides, podem reagir com este produto, aumentado seus efeitos adversos.
Não é conhecido se a solução de cloreto de sódio 10% e 20% é excretada para o leite materno.
Gravidez11
Categoria de risco na gravidez11: categoria C
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde12.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
A solução injetável de cloreto de sódio 10% deve ser conservado a temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.
A solução injetável de cloreto de sódio 10% é uma solução estéril e apirogênica, logo, não proceda em hipótese alguma a guarda e/ou conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.
Este medicamento deve ser consumido imediatamente após a abertura da ampola. Não armazenar as soluções parenterais adicionadas de medicamentos.
Prazo de validade: 24 meses a partir da Data de Fabricação. Número do lote, data de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
A solução injetável de cloreto de sódio 10% é uma solução límpida, incolor, estéril, apirogênica e isenta de partículas em suspensão.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Este medicamento deve ser utilizado imediatamente após a abertura da ampola. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Posologia
O preparo e administração do medicamento devem obedecer à prescrição, precedida de criteriosa avaliação, pelo farmacêutico, da compatibilidade físico-química e da interação que possam ocorrer entre seus componentes.
Cabe exclusivamente a um médico determinar a dosagem de solução de cloreto de sódio 10% e 20%. A definição dessa dosagem depende da idade, do peso, das condições clínicas do paciente, do medicamento diluído em solução e das determinações em laboratório.
A dosagem deve ser adaptada de acordo com as necessidades de líquidos e eletrólitos13 de cada paciente. No caso de idosos, crianças, neonatos14 e outros grupos de risco, este medicamento não apresenta restrição, desde que seja feito monitoramento desses pacientes.
Modo de usar
O uso de solução de cloreto de sódio 10% e 20% é através da administração intravenosa lenta.
Antes de administrar este medicamento, você deve inspecioná-lo visualmente para observar se há a presença de partículas, turvação na solução, fissuras15 e quaisquer violações na embalagem que contém a solução.
Instruções para a abertura da ampola

- Segure as ampolas, na posição vertical, com as duas mãos16 e separe-as cuidadosamente a partir da parte superior da ampola. Após destacar a ampola, mantenha-a na posição vertical e dê leves batidas na parte superior a fim de retirar uma pequena quantidade de líquido que fica nesta região.
- Mantenha a ampola na posição vertical e dobre o gargalo para frente e para trás, em movimento contínuo. Em seguida, segure firmemente o twist-off e gire-o no sentido horário até abertura da ampola plástica.
- Introduza a agulha da seringa17 a ser utilizada na abertura da ampola.
- Inverta a ampola plástica e aspire o seu conteúdo, puxando o êmbolo18 da seringa17 adequadamente. Remova a ampola da seringa17 e mantenha o seu êmbolo18 puxado.
Siga a orientação de seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
No caso de haver erro de diluição deste medicamento, com infusão de soluções excessivamente concentradas, podem surgir as seguintes reações: aumento da osmolaridade2 do plasma19, sede, agitação, irritabilidade, letargia20, tremores, podendo levar a convulsões, além de processo inflamatório da veia utilizada.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA?
Se você utilizar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais21 e sintomas22 de intoxicação não estiverem presentes.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
M.S.: 110850001
Farm. Resp.: Dr. A. F. Sandes - CRF-CE n° 2797
Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda.
Rod. Dr. Antônio Lírio Callou, KM 02.
Barbalha - CE – CEP 63.180-000
CNPJ. 06.628.333/0001-46
Indústria Brasileira
SAC 0800 2802828
