Optalidon

NOVARTIS

Atualizado em 09/12/2014

Optalidon
Propifenazona
Cafeína

Apresentação de Optalidon

Embalagem com 50 envelopes de 2 drágeas1.

Composição de Optalidon

Cada drágea2 contém: Propifenazona 175 mg e cafeína 25 mg.

Indicações de Optalidon

É indicado para tratamento sintomático3 de estados dolorosos que incluem: cefaléias4 de várias etiologias; odontalgia e dor após extração dentaria; nevralgia facial, intercostal5, ciática, etc.; dor aguda na doença reumática, por exemplo, na doença articular degenerativa6, artrite7 e outros distúrbios musculoesqueleticos; dor pos-traumática e pos-cirúrgica; dismenorreia8; dor muscular, dor em resfriados ou gripes.

Contra-Indicações de Optalidon

Hipersensibilidade aos derivados da pirazolona.

Posologia e Modo de Usar de Optalidon

As drágeas1 devem ser ingeridas com líquido sem serem mastigadas. Adultos e adolescentes a partir de 12 anos: 1 - 2 drágeas1 por vez. Se necessário, esta dose pode ser repetida uma ou duas vezes no decorrer do dia. Dose diária máxima: 4 drágeas1.
Crianças a partir de 6 anos: 1 drágea2 por vez. Dose diária máxima: 1 - 2 drágeas1 de acordo com a idade.

Precauções de Optalidon

Optalidon deve ser reservado para o tratamento dos estados dolorosos agudos; não se destina a tratamento prolongado. Como outros medicamentos, Optalidon somente deve ser administrado a gestantes e lactantes9, a critério médico. Recomenda-se cautela em pacientes portadores de distúrbios renais ou hepáticos severos.

Efeitos Adversos de Optalidon

Eventualmente ocorrem tonturas10 e náuseas11. Reações de hipersensibilidade, incluindo erupções cutâneas12 e sintomas13 tipo anafilaxia14 foram observados muito raramente. Com produtos contendo derivados da pirazolona, foram registrados, em casos isolados, discrasias sanguíneas.

Superdosagem de Optalidon

Os sintomas13 da superdosagem são dor abdominal, náusea15, vômito16, sonolência, excitação, convulsões; taquicardia17; coma18.
O tratamento é sintomático3; caso seja indicado, deve-se realizar lavagem gástrica19.


Optalidon - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
2 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
3 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
4 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
5 Intercostal: Localizado entre as costelas.
6 Degenerativa: Relativa a ou que provoca degeneração.
7 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
8 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
9 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
10 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
11 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
12 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
13 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
14 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
15 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
16 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
17 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
18 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
19 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.

Tem alguma dúvida sobre Optalidon?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.