VITAMINA C

LEGRAND

Atualizado em 09/12/2014

Composição da Vitamina1 C

cada comprimido efervescente contém: vitamina1 C1 g e 2 g. Excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Posologia e Administração da Vitamina1 C

comprimidos efervescentes: 1 g: administrar 2 a 4 comprimidos ao dia, ou a critério médico. Dissolver o comprimido em um copo com água, de preferência às refeições. 2 g: administrar 1 a 2 comprimidos ao dia, ou a critério médico. Dissolver o comprimido em um copo com água, de preferência às refeições. - Superdosagem: não se tem descrito sintomas2 de intoxicação, porém por se tratar de vitamina1 hidrossolúvel, recomenda-se a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água.

Precauções da Vitamina1 C

o uso de vitamina1 C em pacientes renais crônicos deve ser avaliado. O ácido ascórbico por ser uma substância oxidante, pode interagir nos resultados dos exames patológicos de glicose3, ácido úrico, creatinina4 e sangue5 oculto. Interromper a administração alguns dias antes de fazer o exame. - Interações medicamentosas: a administração concomitante de vitamina1 C com ácido acetilsalicílico previne a elevação da concentração de leucócitos6 no sangue5. O ácido ascórbico interage potencializando a ação das substâncias em solução com aminofilina, bleomicina, eritromicina, nitrofurantoína sódica, estrogênios conjugados, cloranfenicol, clorotiazida, hidrocortisona. Já com o paracetamol, o ácido ascórbico promove um aumento da meia-vida desta substância sendo uma associação vantajosa.

Reações Adversas da Vitamina1 C

a vitamina1 C é bem tolerada. Altas doses podem causar diarréia7 e formação de cálculos renais de oxalato de cálcio. Doses diárias maiores de 600 mg podem apresentar ação diurética. Caso ocorra qualquer reação desagradável, a administração de vitamina1 C deve ser interrompida.

Contra-Indicações da Vitamina1 C

pessoas que apresentam hipersensibilidade ao ácido ascórbico e ainda nos casos de hiperoxalúria, já que o oxalato é metabólito8 do ácido ascórbico.

Indicações da Vitamina1 C

tratamento dos estados de carência de vitamina1 C (pré-escorbuto9), escorbuto9 (doença de Moeller-Barlow). Os sintomas2 principais são: equimoses10, edema11 e sangramento das gengivas, hiperqueratoses acompanhada de obstrução dos folículos pilosos e manifestações da síndrome12 de Sj÷gren. Se ocorrer agravamento de carência, podem surgir manifestações psíquicas, histeria, hipocondria e depressão. Aumento das necessidades na gravidez13 e no aleitamento, durante antibioticoterapia como também nos pacientes submetidos à hemodiálise14. Nas crianças, distúrbios do desenvolvimento dos ossos e dentes e, nos estágios carenciais mais avançados, com hemorragias15 subperiósteas. Distúrbios de absorção (afecções16 gástrica e intestinais).

Apresentação da Vitamina1 C

tubo com 10 comprimidos efervescentes.


VITAMINA C - Laboratório

LEGRAND
Rua Com. Carlo Mario Gardano, 450
São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09720-470
Tel: (11 4)339-1677
Fax: (11 4)339-1744

Ver outros medicamentos do laboratório "LEGRAND"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
9 Escorbuto: Doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.
10 Equimoses: Manchas escuras ou azuladas devido à infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. A maioria aparece após um traumatismo, mas pode surgir espontaneamente em pessoas que apresentam fragilidade capilar ou alguma coagulopatia. Após um período de tempo variável, as equimoses desaparecem passando por diferentes gradações: violácea, acastanhada, esverdeada e amarelada.
11 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
12 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
15 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
16 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre VITAMINA C?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.