Viscotears

NOVARTIS

Atualizado em 09/12/2014

Ciba Vision

Viscotears *

Ácido poliacrílico
Lágrima artificial estéril

Forma Farmacêutica e Apresentação de Viscotears

VISCOTEARS é um gel líquido translúcido, uma solução aquosa de ácido poliacrílico. Tubos de 10g.

USO ADULTO OU PEDIÁTRICO

Composição de Viscotears

Cada grama1 contém: 2 mg de ácido poliacrílico; veículo q.s.p. 1 g (conservante: 0,1 mg de cetrimida).

Informação ao Paciente de Viscotears

Não use o medicamento após o prazo de validade indicado na embalagem externa do produto. Observe as instruções para conservação e armazenamento indicadas na embalagem. O produto é utilizado como substituto do líquido lacrimal em casos de secura ocular e para produção de lágrimas insuficiente ou patológica.
Informe seu médico se estiver grávida ou amamentando.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

VISCOTEARS é bem tolerado, porém ocasionalmente tem sido relatado, logo após a aplicação do produto, a ocorrência de sensação passageira de queimação, e/ou pálpebras2 pegajosas e/ou visão3 turva.
Antes do início do tratamento o paciente deve informar ao médico se estiver utilizando outro medicamento. Em caso de tratamento simultâneo com outra medicação, também instilada nos olhos4, deve ser observado um intervalo de 5 minutos entre as aplicações dos produtos e o VISCOTEARS deve ser o último produto aplicado.

NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.

Informação Técnica de Viscotears

Farmacodinâmica de Viscotears

VISCOTEARS é uma solução viscosa translúcida de ácido poliacrílico, em forma de gel líquido e aquoso, podendo assim ser administrado na forma de gotas. Após administração local, espalha-se rapidamente sobre a conjuntiva6 e córnea7, formando uma película protetora da córnea7 de longa duração. A estabilidade da película lacrimal é mantida por um período de aproximadamente 6 horas.

Farmacocinética de Viscotears

Não há disponível nenhum estudo controlado em animais ou no homem. No entanto, devido ao alto peso molecular do ácido poliacrílico (4Mill.D) é pouco provável o acúmulo ou absorção do mesmo nos tecidos do olho8.

Indicações de Viscotears

Substituto do líquido lacrimal em caso de síndrome9 de secura ocular (queratoconjuntivite seca) e para película lacrimal patológica ou insuficiente, por ex. em:Síndrome9 de Sjögren
Secura da córnea7 e conjuntiva6 na pós menopausa10, menopausa10 e senilidade.
Movimento inconstante da pálpebra (por exemplo durante anestesia11 ou durante coma12 em unidade de terapia intensiva13)
Fechamento insuficiente da pálpebra ou sensibilidade reduzida da córnea7.

Contra-Indicações de Viscotears

Conhecida hipersensibilidade ao componente do gel.

Advertências e Precauções Para Uso de Viscotears

Não devem ser utilizadas lentes de contato durante o tratamento.

Gravidez14 e Lactação15 Não há evidências referentes à segurança de VISCOTEARS durante a gravidez14 e lactação15 em humanos, e, portanto, o produto somente deve ser utilizado nesses casos sob supervisão médica.

Interações Medicamentosas de Viscotears

Em caso de algum tratamento ocular adicional local (por ex. terapia de glaucoma16), deve haver um intervalo de aplicação de no mínimo 5 minutos entre as duas medicações. VISCOTEARS deve ser sempre a última medicação a ser instilada.

Reações Adversas de Viscotears

O gel líquido VISCOTEARS é geralmente bem tolerado. Após instilação do gel, ocasionalmente são relatados casos de ardor17 leve e passageiro, e/ou pálpebras2 pegajosas, e/ou visão3 turva. Nota: VISCOTEARS pode temporariamente influenciar a acuidade visual18. Deste modo, pacientes que dirijam veículos ou operem máquinas devem ser alertados quanto a esse tipo de reação.

Posologia de Viscotears

A frequência de administração depende da necessidade. Em média, é administrada 1 gota19 3 a 4 vezes ao dia .VISCOTEARS pode ser administrado com maior frequência, dependendo da gravidade do caso.
Modo de aplicação:
Segure o tubo verticalmente, isto resultará na formação de uma pequena gota19 que rapidamente se desprenderá da abertura do frasco. Esta gota19 é instilada no saco conjuntival inferior.
Feche o frasco imediatamente após o uso.
página 2 Modelo de texto de bula página 3
Enquanto o frasco estiver lacrado, VISCOTEARS gel líquido pode ser usado até o término da data de validade impressa na embalagem. Não utilize o medicamento por mais de um mês após a abertura do frasco.
" ATENÇÃO : ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS, EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO."

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. MS 3119.0002
Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho
Resp. Téc. Farm.:Drª. Erica Maluf - CRF-SP nº 19.664
* = marca da Ciba Geigy, Basiléia - Suíça.
Produto Importado da Suíça
Distribuído por: Ciba Vision Ltda.
Av. Ibirama, 518 - prédio 441
Taboão da Serra/SP
CGC: 00.820.120/0002-16

Hector Valle
Representante Legal

Erica Maluf
Farmacêutica Responsável
CRF-SP - 19.664
São Paulo, 21 de julho de 1998

Viscotears - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Pálpebras:
3 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
4 Olhos:
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
7 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
8 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
9 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
10 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
11 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
12 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
13 Terapia intensiva: Tratamento para diabetes no qual os níveis de glicose são mantidos o mais próximo do normal possível através de injeções freqüentes ou uso de bomba de insulina, planejamento das refeições, ajuste em medicamentos hipoglicemiantes e exercícios baseados nos resultados de testes de glicose além de contatos freqüentes entre o diabético e o profissional de saúde.
14 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
15 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
16 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
17 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
18 Acuidade visual: Grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
19 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.

Tem alguma dúvida sobre Viscotears?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.