RinoSoft S

KLEY HERTZ S.A - Indústria e Comércio

Atualizado em 09/12/2014

RinoSoft S ®

Solução

Cloreto de Sódio 9mg/mL

Forma Farmacêutica e Apresentação de Rinosoft S

Solução nasal: frasco plástico gotejador com 30 mL.

USO NASAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Rinosoft S

Cada 1mL (aproximadamente 32 gotas) contém:
cloreto de sódio .................... 9 mg*
veículo (cloreto de benzalcônio, água purificada)
q.s.p. .................... 1 mL
*solução isotônica1 de cloreto de sódio (0,9%).

Informações ao Paciente de Rinosoft S

Ação esperada do medicamento: RINOSOFT S Solução age facilitando a eliminação da secreção nasal. Pode ser usado na congestão nasal, obstrução nasal ou nariz2 entupido.

Cuidados de conservação: conservar o produto em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

NÃO USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO, PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE3.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS4 PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Reações adversas: Ainda não são conhecidas a intensidade e a freqüência das reações adversas. O uso prolongado raramente pode causar quadros de rinite5 medicamentosa. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes.

Contra-indicações: está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

Precauções: a fim de diminuir o risco de transmissão de infecção6, o conta-gotas não deve ser utilizado por mais de uma pessoa. Para uma melhor conservação o bico conta-gotas deve ser lavado com água fervida e seco após cada utilização. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE3.

Informações Técnicas de Rinosoft S

Características: RINOSOFT S Solução é um descongestionante nasal que respeita a fisiologia7 da mucosa8. Através de uma solução compatível com o fluido fisiológico9, umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando sua expulsão.
Indicado na obstrução nasal.
Não contém substância vasoconstritora, não causa dependência, hiperemia10 reacional, nem conduz a riscos de rinite5 medicamentosa.
RINOSOFT S Solução não interfere no movimento ciliar da mucosa8 nasal. Esse movimento é importante uma vez que os cílios11 da mucosa8 nasal estão relacionados com os mecanismos de proteção das fossas nasais, sendo capazes de eliminar secreções e impurezas que possam vir a se depositar na mucosa8 nasal evitando, assim, um quadro de obstrução.

Indicações de Rinosoft S

Como descongestionante nasal de uso tópico12.Não existe restrição de idade para o uso do produto.

Contra-Indicações de Rinosoft S

RINOSOFT S Solução está contra-indicado para pacientes13 com antecedentes de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções de Rinosoft S

A fim de diminuir o risco de transmissão de infecção6, o conta-gotas não deve ser utilizado por mais de uma pessoa. O conta-gotas não deve ser introduzido nas narinas. Se isso ocorrer, lavar o mesmo com água fervida e secar antes de colocar a tampa.

Interações Medicamentosas de Rinosoft S

Não existe evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes.

Reações Adversas de Rinosoft S

Ainda não são conhecidas a intensidade e a freqüência das reações adversas. O uso prolongado raramente pode causar quadros de rinite5 medicamentosa. Informe seu médico o aparecimentode reações desagradáveis.

Posologia de Rinosoft S

Em instilações, podem-se usar 2 a 4 gotas, 4 a 6 vezes ao dia.

Instruções de Uso de Rinosoft S

Não introduzir o conta-gotas nas narinas. Apertar o frasco suavemente para provocar o gotejamento e instilar o produto. Se eventualmente ocorrer contato com a narina, não desapertar o frasco para evitar que a secreção nasal seja aspirada. Manter o frasco em uso sempre fechado. O frasco deve ser guardado no interior do cartucho.

Superdosagem de Rinosoft S

Não há relatos de superdosagem com o produto.

Uso em Idosos de Rinosoft S

Não existem recomendações ou cuidados especiais sobre o emprego de cloreto de benzalcônio e cloreto de sódio em pacientes idosos.

VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

SAC 0800 704 9001

KLEY HERTZ S.A. - Indústria e Comércio
Rua Com. Azevedo, 224 - Porto Alegre - RS
Farmacêutica Resp.: Paula Carniel Antonio
CRF-RS 4228 - Reg. M.S. nº: 1.0689.0162.001-1
C. N. P. J. nº 92.695.691/0001-03
INDÚSTRIA BRASILEIRA

RinoSoft S - Laboratório

KLEY HERTZ S.A - Indústria e Comércio
Rua Comendador Azevedo, 224
Porto Alegre/RS
Tel: 0800512517
Site: http://www.grupohertz.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "KLEY HERTZ S.A - Indústria e Comércio"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Isotônica: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
2 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
10 Hiperemia: Congestão sanguínea em qualquer órgão ou parte do corpo.
11 Cílios: Populações de processos móveis e delgados que são encontrados revestindo a superfície dos ciliados (CILIÓFOROS) ou a superfície livre das células e que constroem o EPITÉLIO ciliado. Cada cílio nasce de um grânulo básico na camada superficial do CITOPLASMA. O movimento dos cílios propele os ciliados através do líquido no qual vivem. O movimento dos cílios em um epitélio ciliado serve para propelir uma camada superficial de muco ou fluido.
12 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
13 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Tem alguma dúvida sobre RinoSoft S?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.