Vitaone C

1FARMA INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA

Atualizado em 12/11/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Vitaone C
ácido ascórbico
Comprimidos 1 g

APRESENTAÇÕES

Comprimido efervescente
Embalagem contendo 10 comprimidos 

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido efervescente contém:

ácido ascórbico (vitamina1 C) 1,0 g
excipientes q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: ácido cítrico, aroma de laranja, benzoato de sódio, bicarbonato de sódio, ciclamato de sódio, corante amarelo crepúsculo, polietilenoglicol, sacarina2, carbonato de sódio e sorbitol3.

Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR) na posologia recomendada:

Conteúdo

IDR (%)

Adultos

Gestantes

Lactantes4

Vitamina1 C

2222%

1818%

1429%

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é um suplemento vitamínico indicado como auxiliar do sistema imunológico5.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O ácido ascórbico é uma vitamina1 hidrossolúvel essencial ao ser humano. O organismo não sintetiza vitamina1 C e tem baixa capacidade de armazenamento da mesma. Para se manter um nível adequado dessa vitamina1, torna-se necessária sua ingestão regular.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Contraindicações

Pessoas que apresentam hipersensibilidade ao ácido ascórbico. Nos casos de hiperoxalúria já que o oxalato é metabólito6 do ácido ascórbico. Caso exista sensibilidade à vitamina1 C, Vitaone C não deve ser utilizado. - Restrições e cuidados que devem ser considerados: o uso de Vitaone C em pacientes renais crônicos deve ser avaliado. O ácido ascórbico, por ser uma substância oxidante, pode interagir nos resultados dos exames patológicos de glicose7, ácido úrico, creatinina8 e sangue9 oculto. Interromper a administração alguns dias antes de fazer o exame.

De acordo com a categoria de risco destinado a mulheres grávida, este medicamento apresenta risco C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e Precauções

Interações Medicamentosas

A administração concomitante de Vitaone C com ácido acetilsalicílico previne a elevação da concentração de leucócitos10 no sangue9. O ácido ascórbico interage potencializando a ação das substâncias, em solução, com aminofilina, bleomicina eritromicina, nitrofurantoína sódica, estrogênicos conjugados, cloranfenicol, clorotiazida, hidrocortisona. Já com o paracetamol, o ácido ascórbico promove um aumento da meia-vida desta substância, sendo uma associação vantajosa.

Compostos de alumínio (ex: hidróxido, carbonato, fosfato de alumínio e magaldrate): aumento da absorção de alumínio, causando intoxicação.

Indinavir: Redução dos níveis plasmáticos deste.

Amidalina: aumento da hidrólise do medicamento elevando os níveis de cianeto (metabólito6), e diminuição dos níveis séricos de cisteína, que é responsável pela degradação do cianeto.

Salicilatos: aumentam a excreção urinária de ácido ascórbico e inibem o transporte ativo (absorção) através da parede intestinal.

Cianocobalina (Vitamina1 B12): tem sua atividade reduzida, degrada de 25 a 81% de cianocobalina presente nas refeições.

Dissulfiram: o uso simultâneo pode interferir na interação dissulfiram-álcool.

Desferroxamina: pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos, especialmente no coração11, causando descompensação cardíaca.

Mexiletina: a acidificação da urina12 pode acelerar sua excreção renal13.

Barbitúricos: aumenta a necessidade diária de ácido ascórbico, pois aumentam sua excreção urinária.

Anticoncepcionais orais reduzem os níveis de vitamina1 c no organismo através da oxidação, presumidamente por meio de um nível aumentado de ceruloplastina.

O ácido ascórbico aumenta o nível plasmático de etinilestradiol e a interrupção do tratamento pode resultar numa perda de eficácia do anticoncepcional oral.

Tetraciclina inibe o metabolismo14 e reabsorção dos túbulos renais e aumentam a excreção urinaria de vitamina1 C.

Corticoesteróides: reduzem os níveis de vitamina1 C no organismo através da oxidação.

Ácido acetilsalicílico e Primidona aumentam a excreção urinária do ácido ascórbico.

Calcitonita aumenta a velocidade de utilização da vitamina1 C.

Paracetamol tem sua meia-vida aumentada (vantajoso).

Flufenazida tem sua concentração sérica diminuída, resultando em diminuição de sua ação.

Exames laboratoriais: Em diabéticos pode falsear a dosagem de açúcar15 na urina12 sem modificar a glicemia16. Pode alterar determinações de glicemia16 (falso-negativo pelo método de oxidase e falso-positivo pelo método de redução do cobre), glicosúria17 no sangue9 e urina12, e níveis séricos de transaminases, creatinina8, desidrogenases lática18, ácido úrico e bilirrubina19. Pode também condicionar resultados falso-negativos em pesquisa de sangue9 oculto nas fezes e em dosagens de acetaminofeno na urina12. Determina o falso doseamento elevado de carbamazepina.

Recomenda-se interromper seu uso do ácido ascórbico antes da realização desses exames (mínimo de 48 horas).

De acordo com a categoria de risco destinado a mulheres grávida, este medicamento apresenta risco C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Conservar em temperatura ambiente, entre 15 e 30°C. Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspectos Físicos

Comprimido alaranjado com odor caracteristico de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia

Tomar 1 comprimido efervescente ao dia dissolvido em água. Doses superiores às recomendadas devem ser tomadas somente com indicação médica. Coloque o comprimido efervescente em um copo com água. O comprimido se dissolverá espontaneamente. Beber imediatamente após o término da dissolução.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas20, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

 QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso você esqueça de tomar o medicamento, retome o seu uso, sem a necessidade de suplementação21.

Em caso de dúvida, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

A vitamina1 C é bem tolerada. Altas doses podem causar diarreia22 e formação de cálculos renais de oxalato de cálcio.

Doses diárias maiores a 600 mg podem apresentar ação diurética. A tolerância pode induzir o paciente a aumentar a dose.

Ocasionalmente desencadeiam-se perturbações digestivas, principalmente diarreia22, dores abdominais, gastralgia23, pirose24, náuseas25 e vômitos26. Aumento da diurese27 e disúria28. O uso por tempo prolongado pode ocasionar dependência/tolerância e a interrupção do tratamento pode causar escorbuto29 rebote. Pode desencadear a aparição de litíase30 oxálica ou úrica. Caso ocorra qualquer reação desagradável, a administração de Vitaone C deve ser interrompida.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa, através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não se tem descrito sintomas20 de intoxicação, porém por se tratar de vitamina1 hidrossolúvel, recomenda-se a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas20 procure orientação médica.
 

Reg. MS 1.0481.0113
Farm. Resp.: Larissa Pereira Cobra Sodré Picheli CRF-MG 16.100

Fabricado por:
CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.
Av. Cel. Armando Rubens Storino, 2750 - Pouso Alegre/MG
CEP 37558-608 - CNPJ 02.814.497/0002-98

Registrado por:
1FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.
Av. Angélica, 2248 – São Paulo - SP
CEP: 01228-200 - CNPJ: 48.113.906/0001-49
Indústria Brasileira


SAC 0800 704 46 47

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
4 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
5 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
6 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
8 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
10 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
11 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
12 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
13 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
14 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
15 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
16 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
17 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
18 Lática: Diz-se de ou ácido usado como acidulante e intermediário químico; láctica.
19 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
20 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
21 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
22 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
23 Gastralgia: Dor no estômago; cólica gástrica, gastrodinia.
24 Pirose: Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, ela pode ser acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago; azia.
25 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
26 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
27 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
28 Disúria: Dificuldade para urinar. Pode produzir ardor, dor, micção intermitente, etc. Em geral corresponde a uma infecção urinária.
29 Escorbuto: Doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.
30 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).

Tem alguma dúvida sobre Vitaone C?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.