Hidraplex

NATULAB LABORATÓRIO S.A

Atualizado em 03/01/2020

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Hidraplex
Sais para reidratação oral
Pó para solução oral

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Pó para solução oral
Embalagem com 4 envelopes de 27,9 g

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO

Cada envelope de Hidraplex contém:

cloreto de sódio 3,5 g
cloret ode pottásio 1,5 g
citrato de sódio di-hidratado 2,9 g
glicose1 20 g
excipiente q.s.p. 1 envelope

Excipientes: Sucralose, essência de guaraná e corante caramelo pó.

Composição por litro da solução preparada:

sódio 90 mEq/L
potássio 20 mEq/L
cloreto 80 mEq/L
citrato 30 mEq/L
glicose1 111 mmol/L2

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Indicação

Indicado para reposição das perdas acumuladas de água e eletrólitos3 (reidratação), ou para manutenção da hidratação (após a fase de reidratação), em caso de diarreia4 aguda.

Modo de usar

Uso interno. Dissolver o envelope em um litro de água filtrada ou fervida.

Administrar 100 a 150mL/kg de peso corporal em período de 4 a 6 horas.

Se nas primeiras duas horas de tratamento os vômitos5 continuarem impedindo que o paciente administre a solução, procurar imediatamente o médico.

Advertência

Deve-se seguir atenção no preparo, usando a quantidade de água recomendada e, previamente fervida. Após o preparo da solução o que não for consumido em 24 horas deve ser desprezado.

Precauções

Usar com cautela em pacientes com função renal6 comprometida.

Contraindicação

Contraindicado para pacientes7 com íleo paralítico8, obstrução ou perfuração intestinal e nos vômitos5 incoercíveis (não contidos). Não interagem com alimentos e nem com outros fármacos. Não se observa reação adversa com a posologia recomendada.

Atenção diabéticos: contém açúcar9.

Cuidados de conservação

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C).

Proteger da luz e umidade.

Para correta utilização deste medicamento, solicite orientação do farmacêutico.

AO PERSISTIREM OS SINTOMAS10, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

DIZERES LEGAIS

MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199 de 2006.  AFE Nº 1.03841-3.
Responsável Técnico: Tales de Vasconcelos Cortes CRF/BA 3745

Natulab Laboratório S. A.
Rua H Nº 02, Galpão III - Urbis II
Santo Antônio de Jesus - BA
CEP 44.574-150
CNPJ: 02.456.955/0001-83
Indústria Brasileira


SAC 0800 730 7370

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Mmol/L: Milimols por litro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
3 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
8 Íleo paralítico: O íleo adinâmico, também denominado íleo paralítico, reflexo, por inibição ou pós-operatório, é definido como uma atonia reflexa gastrintestinal, onde o conteúdo não é propelido através do lúmen, devido à parada da atividade peristáltica, sem uma causa mecânica. É distúrbio comum do pós-operatório podendo-se afirmar que ocorre após toda cirurgia abdominal, como resposta “fisiológica“ à intervenção, variando somente sua intensidade, afetando todo o aparelho digestivo ou parte dele.
9 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
10 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.