Metamucil

PROCTER & GAMBLE DO BRASIL LTDA

Atualizado em 06/01/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Metamucil
Psyllium
Sachê

Nomenclatura e parte utilizada da planta: casca (testa e tégmen) da semente de Plantago ovata, pretencente à família Plantaginaceae.
Nome popular: Fibras de Psyllium Husk.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Pó para preparações extemporâneas.
Sachê e pote plástico

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS 

COMPOSIÇÃO

Cada porção de Metamucil (5,85 g) contém:

Plantago ovata 3,40 g
excipiente q.s.p. 1 porção

Excipientes: aspartame, ácido cítrico, corante amarelo alimento no 6 (FD&C 6), essência de laranja e maltodextrina.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é indicado para constipação intestinal e como regulador intestinal, no caso de intestino solto. Pode ser utilizado para auxiliar na redução dos níveis séricos de colesterol e da glicemia pós-prandial (após a refeição). Também é indicado para complementar a ingestão diária de fibras.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Metamucil é composto por fibras vegetais que possuem grande capacidade de reter líquido, aumentando seu volume e diminuindo a consistência das fezes (facilitando a evacuação) e ajuda na regulação do intestino solto. Tem a capacidade de reduzir os níveis séricos de colesterol e da glicemia pós-prandial por retardar a absorção do colesterol e da glicose no trato gastrointestinal. Geralmente produz efeito de 12 a 72 horas após ingestão.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Metamucil não deve ser utilizado em casos de obstrução intestinal ou hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula. Raramente são observadas reações alérgicas. Em casos de sangramento retal, dor abdominal, náusea ou vômito, não use o produto antes de consultar um médico.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina. Metamucil deve ser ingerido com um volume de água adequado e estiver usando alguma outra medicação, recomenda-se que se tome Metamucil 2 horas antes ou 2 horas após os outros medicamentos, para prevenir a diminuição da absorção desses.

Interação medicamento-medicamento

Não se recomenda a utilização em pacientes que fazem uso de digitálicos.

Não administrar com antidiarreicos e produtos inibidores da motilidade intestinal (como loperamida, difenoxilato, opiáceos, etc) sob o risco de obstrução intestinal.

Não existem recomendações especiais para pacientes idosos.

A versão sem açúcar de Metamucil pode ser utilizada por diabéticos.

Por ser um medicamento bem tolerado, pode ser utilizado por períodos prolongados.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Manter em local fresco. Manter a temperatura ambiente. (15°C à 30°C).

O produto apresenta o prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

O produto consiste um pó de coloração amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

  1. Adicione a dose recomendada em um copo vazio tamanho normal (240ml).
  2. Complete o copo com água ou sua bebida favorita. É importante adicionar o suficiente para evitar obstrução da garganta e/ou esôfago.
  3. Agite com vigor e beba imediatamente. O efeito será melhor ainda tomando-se um copo de água adicional.

Dose:

Adultos e Crianças acima de 12 anos: o conteúdo de um sache (5,85 g) ou uma colher de sobremesa em 240 mL de água ou outro líquido, de 1 a 3 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos: meio sachê (2,9g) ou meia dose se adulto em 240ml de água ou outro líquido, de 1 a 3 vezes ao dia se. Iniciar com 1 dose ao dia, progredir até 3 ao dia, conforme sua necessidade.

Crianças abaixo de 6 anos: consulte seu médico. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do seu médico ou cirurgião-dentista. O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas.

O QUE DEVE FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de esquecer uma dose, tome logo que possível, a menos que você tenha acabado de ingerir algum medicamento ou alimento, nesse caso espere 2 horas antes de tomar o Metamucil. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

No início do tratamento e dependendo da dose, podem aparecer alguns distúrbios como flatulência (gases) e sensação de plenitude, que desaparecem em poucos dias, sem a necessidade de interromper a administração. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não foram descritos casos de intoxicação por superdose uma vez que o produto não é absorvido. Deve-se ressaltar a importância de uma hidratação adequada, especialmente se o medicamento for ingerido sem adequada dissolução prévia. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

MS: 1.2142.0008.
Farm. Resp.: Silvia C. M. de Freitas CRF/S.P. no 29.871.

Fabricado por:
Procter & Gamble Manufacturing Co.
2050 S. 35th Ave. - Phoenix, Arizona
85009, EUA.

Importado por:
Procter & Gamble do Brasil S.A.,
Rua Francisco Pereira Dutra, 2405 - Estiva
CEP 13290-000 Louveira - SP.
CNPJ: 59.476.770/0022-82.


SAC 0800 7015515

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

Tem alguma dúvida sobre Metamucil?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.