Suprium

CAZI QUIMICA FARMACEUTICA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

Atualizado em 18/06/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Suprium
polivitamínicos
Drágeas1

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Drágea2
Frasco com 60 drágeas1

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada drágea2 de Suprium contém:

cloridrato de tiamina (Vitamina3 B1) (equivalente a 1,1595 mg de tinamina) 1,30 mg
riboflavina (Vitamina3 B2) 1,30 mg
nicotinamida (VitaminaB3) 13,00 mg
cloridrato de pirodoxina (Vitamina3 B6 ) (equivalente a 0,8227 mg de piridoxina) 1,00 mg
ácido ascórbico (Vitamina3 C) 65,00 mg
pantotenato de cálcio (equivalente a 1,85 mg de ácido pantotênico) 2,00 mg
ácido fólico 1,00 mg
excipientes q.s.p. 1 drágea2

Outros componentes: Cianocobalamina (Vitamina3 B12), Sulfato de zinco, Sulfato cúprico.

Excipientes: amido de milho, manitol, celulose microcristalina, goma arábica, lactose4, povidona, estearato de magnésio, álcool etílico, sacarose, talco, hidróxido de alumínio, goma laca, corante vermelho bordeaux 40, cera de abelha, cera de carnaúba e água purificada.


Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR) na posologia de drágea2:

Vitamina3 B1 96,62 %
Vitamina3 B2 100,00 %
Vitamina3 B3 81,25 %
Vitamina3 B6 63,28 %
Vitamina3 C 144,44 %
pantotenato de cálcio 37,00 %
ácido fólico 416,67 %

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Suprium é indicado como auxiliar nas anemias carenciais, em casos de doenças crônicas e convalescença e no pós-cirúrgico.

É importante que sua alimentação seja adequada, balanceada e contenha as fontes de nutrientes necessárias para o organismo.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Suprium é uma associação de vitaminas do complexo B com ácido ascórbico (vitamina3 C), que são indispensáveis à nutrição5 humana, constituindo valiosa combinação para a correção de deficiências alimentares de base vitamínica.

Suprium contém vitaminas hidrossolúveis essenciais ao organismo humano e de primordial importância na nutrição5 em geral.

Suprium é eficiente no âmbito terapêutico, para reverter manifestações carenciais, como no âmbito preventivo6 em algumas condições nas quais as necessidades diárias estão aumentadas.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Suprium deve ser evitado em pacientes em hipersensibilidade conhecida a qualquer um de seus componentes. Suprium não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas graves.

Parkinsonianos em tratamento com levodopa pura não devem fazem uso de Suprium, pois a vitamina3 B6 interfere com o tratamento específico.

Devido à sua baixa dosagem de vitaminas B12, Suprium não está indicado para o tratamento de anemia perniciosa7 ou outras anemias megaloblásticas.

Este medicamento é contra-indicado para uso por Parkinsonianos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao médico se estiver amamentando.

Atenção diabéticos: Este medicamento contém sacarose.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de hipersensibilidade ao medicamento, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Em pacientes com insuficiência renal8 o uso de Suprium fica a critério do médico assistente.

Gravidez9 e Lactação10

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao médico se estiver amamentando.

Informações importantes sobre um dos componentes do medicamento

Atenção diabéticos: Este medicamento contém SACAROSE.

Interações medicamento-medicamento

As doses suplementares de piridoxina podem interferir na ação da levodopa, antagonizando seus efeitos. Se o paciente receber a associação de carbidopa e levodopa, não ocorre esta interferência.

Pacientes idosos

Não existem restrições quanto ao uso do produto em pacientes idosos, desde que respeitadas as condições gerais do paciente e as precauções quanto ao uso do produto.

Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Conservar Suprium em temperatura ambiente (entre 15–30°C). Proteger da luz e umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, conforme indicado na embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

Drágea2 de coloração vinho brilhante, uniformes.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Ingerir uma drágea2 ao dia, ou a critério médico.

A dose diária recomendada é de uma drágea2 ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas11, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação12.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Este medicamento pode causar reações alérgicas idiossincrásicas que não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas..

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Embora não haja referência desta natureza com o uso deste produto, quando houver ingestão de altas doses, avise seu médico.

Em casos de superdosagem, suspender o uso, procurar orientação médica de imediato para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas11 procure orientação médica.
 

Reg. MS nº 1.0715.0176.002-9
Farm. Resp.: Wilson Colombo – CRF – SP nº 7.878

Cazi Química Farmacêutica Indústria e Comércio Ltda.
Rua Antônio Lopes, 134 – Jandira – SP CEP 06612-090 – Tel. (11) 4707-5155
CNPJ nº 44.010.437/0001-81
Indústria Brasileira


SAC 0800 7706632

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
2 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
5 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
6 Preventivo: 1. Aquilo que previne ou que é executado por medida de segurança; profilático. 2. Na medicina, é qualquer exame ou grupo de exames que têm por objetivo descobrir precocemente lesão suscetível de evolução ameaçadora da vida, como as lesões malignas. 3. Em ginecologia, é o exame ou conjunto de exames que visa surpreender a presença de lesão potencialmente maligna, ou maligna em estágio inicial, especialmente do colo do útero.
7 Anemia Perniciosa: Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12. Mais corretamente, ela se refere a uma doença autoimune que resulta na perda da função das células gástricas parietais, que secretam ácido clorídrico para acidificar o estômago e o fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12.
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
12 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.

Tem alguma dúvida sobre Suprium?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.