Adaptis Gel 1%

LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Atualizado em 03/12/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Adaptis Gel
carboximetilcelulose sódica
Solução oftálmica 1%

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução oftálmica estéril
Frasco com conta-gotas contendo de 10 mL de solução oftámica estéril.

COMPOSIÇÃO:

Cada 1 mL de Adaptis Gel 1% contém:

carboximetilcelulose sódica 10 mg
triidrato perborato de sódio 0,28 mg
ácido bórico 12,03 mg
borato de sódio 0,33 mg
cloreto de sódio 2,70 mg
água purificada q.s.p. 1,00 mL

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Adaptis é indicado para o alivio temporário dos desconfortos produzidos por secreção lacrimal insuficiente ou evaporação excessiva, exposição a vento, sol ou ambientes altamente contaminados, ou devido ao uso de lentes de contato; os quais levariam a uma inflamação1 da superfície ocular, causando sintomas2 de desconforto tais como ardência, prurido3, secura, desconforto ao piscar, sensação de corpo estranho, fotofobia4, entre outros.

Tratamento sintomático5 de condições associadas à insuficiência6 lacrimal, tal como Síndrome7 do olho8 Seco e Síndrome7 de Sjogren.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Lubrificante ocular externo em casos de insuficiência6 de secreção lacrimal ou lesão9 da córnea10. Adaptis é diferente das lagrimas multidose por ser preservado no frasco conta-gotas por um conservante, perborato de sódio, que, após o contato com o tecido11 ocular, transforma-se em água pura e oxigênio, minimizando a irritação e citotoxicidade que poderia ser produzida pelos conservantes padrão.

É indicado, portanto, para usuários de todos os tipos de lentes de contato.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Adaptis é contraindicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências

Adaptis não deve ser injetado. Adaptis não deve ser ingerido.

Em caso de dor, irritação ou alteração de visão12 no olho8 tratado, ou se a condição piorar ou durar mais de 72 horas, interrompa o uso e entre em contato com o médico.

Não use o produto apos a data de validade indicada. Não use se a solução mudar de cor ou ficar turva.

Precauções

Não encoste a ponta do conta-gotas no olho8 ou qualquer outra superfície para evitar contaminação do frasco.

Feche o conta-gotas imediatamente após usar.

Use o produto apenas se o recipiente estiver intacto.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Manter à temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

DESCARTE O PRODUTO APÓS UM MÊS DA ABERTURA. O frasco fechado pode ser usado até a data de validade indicada no cartucho.

Não use o produto apos a data de validade indicada. Não use se a solução mudar de cor ou ficar turva.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia

Como dosagem orientadora, recomenda-se aplicar 1 ou 2 gota13(s) no olho8 afetado 4 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

Modo de administração

Inclinar o frasco conta-gotas para baixo, apertando-o delicadamente, e aplicar a dose na conjuntiva14.

Os pacientes devem ser orientados a manusear a tampa do conta-gotas de forma adequada, evitando o contato com os olhos15 e estruturas subjacentes ou qualquer outra superfície.

A manipulação errada do conta-gotas pode contaminá-lo, produzindo infecções16 oculares.

O uso de produtos contaminados pode causar graves danos oculares, com subsequente redução da visão12.

O frasco deve ser fechado imediatamente apos cada instilação.

Não use o produto se a solução tiver mudado de cor ou estiver turva.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Em casos raros, visão12 turva ou leve ardência passageira poderia ser produzida, desaparecendo quando o produto é distribuido suavemente pela superfície ocular.

DIZERES LEGAIS

Registro ANVISA Nº:81838110000
Farmacêutica Responsável: Drª Fernanda Bortolotti Batista CRF-SP: 33.606

Registrado e fabricado por: NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA S/A.
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Bairro Chácara Assay - CEP 13186-901
Hortolândia/SP - CNPJ: 72.593.791/0001-11
Indústria Brasileira

Comercializado por:
Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda.
CNPJ: 05.044.984/0001-26


SAC 0800 500 600

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
4 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
5 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
6 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
7 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
8 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
9 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
10 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
11 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
12 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
13 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
14 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
15 Olhos:
16 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.