Preço de Vitacid (Gel) em Fairfield/SP: R$ 30,77

Vitacid (Gel)

THERASKIN FARMACEUTICA LTDA.

Atualizado em 13/08/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

VITACID®
tretinoína
gel

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

APRESENTAÇÃO

Gel
Bisnaga com 25g

USO EXTERNO
USO TÓPICO1
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

COMPOSIÇÃO

Cada grama2 de Vitacid® gel contém:

Tretinoína 0,25 mg
Excipientes q.s.p 1,0 g

Excipientes: nicotinamida, butil-hidroxitolueno, álcool etílico, hiprolose, álcool isopropílico, fragrância.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Vitacid® gel é indicado somente para uso tópico1, em adultos e pacientes acima de 12 anos.
Vitacid® gel é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele3 facial, características do envelhecimento da pele3 causado pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne4 vulgar (espinha), especialmente da acne4 leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e espinhas (pápulas5 e pústulas6).

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

No tratamento da acne4, pode-se observar a ação terapêutica7 do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. Já no fotoenvelhecimento, o resultado do tratamento é evidenciado após 24 semanas de uso.

A tretinoína é uma substância da família da vitamina8 A, que regula o crescimento e a diferenciação de células9 epiteliais e apresenta ações anti-inflamatórias tópicas.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis (alérgicas) à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula.

Não use o gel em quaisquer áreas de pele3 irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele3 lesionada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Antes de iniciar o tratamento com Vitacid® gel, seu médico precisa saber se:

  • você ou algum parente próximo teve câncer10 de pele3, pois em caso positivo você tem um risco maior em apresentar queimadura solar ao usar Vitacid® gel;
  • você não tolera, apresenta reações na pele3 sob a luz solar ou é hipersensível (alérgico) à tretinoína ou a qualquer um dos outros ingredientes de Vitacid® gel, listados na composição;
  • você sofre de eczema11 ou dermatite12 (inflamação13 da pele3), rosácea (espinhas minúsculas geralmente na área central da face14 com vermelhidão e presença de pequenos vasos sanguíneos15) ou dermatite12 perioral (sensibilidade e irritação da pele3 em volta da boca16). Vitacid® gel pode causar irritação adicional a essas condições.

Use o gel somente na sua pele3. Mantenha o medicamento longe de áreas como boca16, lábios, os olhos17 ou dentro do nariz18. Não use o gel em quaisquer áreas da pele3 irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele3 lesionada. Em caso de contato acidental, lave com bastante água.

Não use Vitacid® gel na pele3 que tenha passado recentemente por tratamentos cosméticos, como depilação, tratamento químico no cabelo19, peeling, esfoliação mecânica da pele3 (dermoabrasão) ou tratamento com laser na pele3.

Não use Vitacid® gel em excesso sobre pele3 sensível, como o pescoço20, nem permita que ele se acumule em dobras da sua pele3, incluindo aquelas entre o nariz18 e os lábios.

Vitacid® gel pode causar uma sensibilidade maior à luz solar. Evite a exposição à lâmpadas de luz ultravioleta, comuns em câmaras de bronzeamento e passar um longo tempo exposto(a) ao sol enquanto estiver usando Vitacid® gel. Use um produto com filtro solar e roupas protetoras para prevenir queimaduras de sol

A maioria dos pacientes apresentarão alguma vermelhidão e descamação21 na pele3 durante as primeiras semanas de tratamento. Se sua pele3 se tornar irritada, você deve usar um hidratante, diminua a frequência de uso do Vitacid® gel, ou pare de usá-lo por um curto período para permitir que sua pele3 se recupere, e, em seguida, reinicie o tratamento, conforme orientação médica.

Evite produtos de pele3 que contenham álcool, temperos ou limão. Estes produtos devem irritar mais sua pele3 se usado com Vitacid® gel.

Climas extremos (vento ou frio) também podem aumentar o risco de irritação na pele3, desta forma, a exposição a esses deve ser evitada ou minimizada.

Crianças

A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas, portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Gravidez22 e amamentação23

Vitacid® gel não é recomendado para uso durante a gravidez22:

  • Informe o seu médico se você estiver grávida ou planejando engravidar;
  • Use apropriadamente um método de contracepção24 confiável enquanto estiver usando o Vitacid® gel para evitar gravidez22;
  • Se você de fato engravidar durante o tratamento com Vitacid® gel, informe o seu médico.

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção: Risco para Mulheres Grávidas. Pode causar Problemas ao Feto25.

A amamentação23 não é recomendada durante o tratamento com Vitacid® gel. Converse com o seu médico sobre a sua decisão de amamentar ou utilizar Vitacid® gel.

Interações com outros medicamentos/produtos

Os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações se você usá-los com outros produtos ao mesmo tempo. Pode aumentar o risco de efeitos colaterais26 ou pode ser que o produto não aja corretamente. Essa interação entre produtos é possível, mas nem sempre ocorre. Desta forma, para prevenir ou controlar essas interações, informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando, se tiver usado recentemente ou se começar a usar qualquer outro medicamento ou produto para acne4 ou fotoenvelhecimento com Vitacid® gel, incluindo medicamentos comprados sem prescrição médica, cosméticos ou produtos naturais. Pode ser necessário que o uso dos dois produtos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir) em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante.

Vitacid® gel pode interagir com:

  • produtos que contêm peróxido de benzoíla;
  • produtos tópicos, sabonetes, limpadores ou cosméticos, particularmente aqueles que contêm enxofre, resorcinol ou ácido salicílico;
  • medicamentos com substâncias que tornam a pele3 mais sensível à luz solar do que o habitual, como tiazidas, tetraciclinas, fluoroquinolonas, fenotiazinas, sulfonamidas;
  • entre outros.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde27.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).
Mantenha o produto firmemente fechado quando não o estiver usando. Conteúdo inflamável. Mantenha Vitacid® gel longe do fogo ou fontes de calor.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Vitacid® gel é um gel amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Sempre use o Vitacid® gel exatamente conforme instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.

Vitacid® gel deve ser aplicado somente sobre sua pele3. Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas à noite, de preferência antes de dormir. Aplique uma fina camada de Vitacid® gel massageando levemente em círculos.
Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.

Após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.
A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente28, dependendo da tolerância de cada tipo de pele3, e deve ser determinada pelo seu médico.
Evite usar este medicamento excessivamente. Use apenas pequena quantidade em cada aplicação. O excesso não garantirá resultados mais rápidos e eficientes e poderá irritar a pele3 (causando vermelhidão, descamação21 e desconforto). Se isso de fato ocorrer, você deve usar um hidratante conforme necessário, use Vitacid® gel com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.

As mãos29 devem ser lavadas após a aplicação.

Devido à natureza inflamável de Vitacid® gel, evite fumar ou permanecer próximo à chama enquanto aplica o produto e imediatamente após seu uso.

Você deve continuar usando o medicamento até que o seu médico o instrua a interrompê-lo.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Não aplique uma dose duplicada de Vitacid® gel para compensar as doses esquecidas. Aplique a próxima dose no momento habitual.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Como todos os medicamentos, Vitacid® gel pode causar reações adversas, mas nem todas as pessoas apresentam reações.

Reações graves na pele3

  • Os sinais30 incluem: ardência, descamação21 ou coceira graves da sua pele3.

Entre em contato com o médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas31 e pare de usar Vitacid® gel.

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (pelo menos 1 em cada 10 pessoas é afetada):

  • vermelhidão na sua pele3, especialmente durante as primeiras semanas de uso;
  • descamação21 da pele3 durante as primeiras semanas de uso;
  • dor na pele3;
  • coceira;
  • irritação da pele3;
  • sensibilidade na pele3;
  • aquecimento da pele3, especialmente quando aplicado pela primeira vez;
  • sensação de picadas no local da aplicação;
  • pele3 ressecada.

Essas reações são normais. Se elas causarem um problema a você, tente usar Vitacid® gel com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias, e depois, comece novamente.

Outras reações adversas raras (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas) incluem:

  • sensibilidade à luz solar;
  • escurecimento da pele3 clara;
  • clareamento da pele3 mais escura;
  • erupção32 cutânea33 no local da aplicação;
  • inchaço34 no local da aplicação;
  • reação alérgica35;
  • afinamento da pele3.

Informe o médico ou o farmacêutico se qualquer uma das reações adversas se tornar grave ou incômoda ou se você observar qualquer reação adversa não listada nesta bula.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Se você acidentalmente ingerir Vitacid® gel:

Não se espera que os ingredientes de Vitacid ® gel sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas no rosto. Se você acidentalmente deixar o Vitacid® gel entrar em sua boca16, lave-a imediatamente com água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir uma grande quantidade.

A formulação em gel contém mais de 80% de etanol. A possibilidade de absorção sistêmica dessa quantidade deve ser considerada em caso de superdosagem.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

ATENÇÃO – NÃO USE ESTE MEDICAMENTO SEM CONSULTAR O SEU MÉDICO, CASO ESTEJA GRÁVIDA. ELE PODE CAUSAR PROBLEMAS AO FETO25.
 

MS 1.0191.0267.002-8
Farm. Resp.: Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF-SP nº 6.015

THERASKIN FARMACÊUTICA LTDA.
Marg. Direita da Via Anchieta km 13,5
São Bernardo do Campo – SP
CEP 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira


SAC 0800 019 6660

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
5 Pápulas: Lesões firmes e elevadas, com bordas nítidas e diâmetro que varia de 1 a 5 milímetros (até 1 centímetro, segundo alguns autores).
6 Pústulas: Elevações da pele contendo pus, de até um centímetro de diâmetro.
7 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
8 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
9 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
10 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
11 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
12 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
13 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
14 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
15 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
16 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
17 Olhos:
18 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
19 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
20 Pescoço:
21 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
22 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
23 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
24 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
25 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
26 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
27 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
28 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
29 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
30 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
31 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
32 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
33 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
34 Inchaço: Inchação, edema.
35 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.

Tem alguma dúvida sobre Vitacid (Gel)?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.