
Ocylin
Informações adicionais sobre o medicamento Ocylin:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
1. O que é Ocylin?
Ocylin é a amoxicilina, um antibiótico bactericida1 semi-sintético, de espectro moderado, indicado para o tratamento de infecções2 bacterianas causadas por microorganismos susceptíveis a ele. A amoxicilina é derivada da ampicilina e tem as mesmas propriedades antibacterianas que ela, com a vantagem de ter melhor absorção gastrointestinal. Age por inibição da formação da parede bacteriana, impedindo bactérias de se formarem. Une-se a uma grande variedade de proteínas3 responsáveis pela síntese de enzimas que alimentam bactérias infecciosas, deixando-as sem ação. Sua ação se inicia cerca de 1 a 2 horas depois de tomada, mas deve ser continuada de forma regular, pelo tempo recomendado. É muito bem absorvida pelo trato gastrointestinal e apresenta a vantagem de já começar a atuar nesse sítio. Sua metabolização é hepática4 e sua eliminação se faz por via renal5.
2. Como o médico prescreve Ocylin (amoxicilina)?
Siga corretamente o modo de usar a amoxicilina e as doses recomendadas pelo médico; só ele sabe o que é mais conveniente para cada quadro clínico e para cada paciente. Alguns remédios deixam de fazer os efeitos desejados por serem tomados de maneira errada ou em doses abaixo do necessário; outros têm efeitos colaterais6 ou tóxicos graves em virtude de doses muito altas.
3. Quando o médico prescreve Ocylin (amoxicilina)?
A amoxicilina tanto pode ser utilizada em humanos adultos ou infantis quanto em animais, variando-se as doses e os critérios de aplicação. Ela é um bactericida eficaz contra germes gram-positivos e gram-negativos, útil no tratamento de processos infecciosos das vias aéreas superiores e inferiores tais como pneumonias, otites7, amigdalites e nas infecções2 urinarias. Ela atravessa a barreira hematoencefálica, podendo ser usada também nas meningites8.
4. Principais efeitos colaterais6 de Ocylin (amoxicilina).
Os principais efeitos colaterais6 da amoxicilina são: diarreia9, náuseas10, vômitos11, enjoo e alterações do sono. Podem ocorrer também erupções cutâneas12, que em geral aparecem após uma semana de início do uso da medicação. Pessoas sensíveis às penicilinas em geral podem apresentar reações alérgicas. Como ocorre também com outros antibióticos, tem sido relatados casos (raros) de colite13 pseudomembranosa, nefrite14 intersticial15, febre16 e neutropenia17. Alguns raros casos de convulsões foram relatados em pacientes que usavam doses elevadas de amoxicilina. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais6 devidos ao uso desse medicamento devem ser prontamente informados ao médico.
5. Quais as principais contraindicações de Ocylin (amoxicilina)?
Contraindica-se Ocylin (amoxicilina) nos casos de hipersensibilidade específica à amoxicilina ou às penicilinas em geral, infecções2 por estafilococos penicilino-resistentes e para tratar as infecções2 produzidas por bacilo18 piociânico, rickettsias e vírus19.
6. Pode-se indicar Ocylin (amoxicilina) durante a gravidez20 e a lactação21?
O uso de amoxicilina durante a gravidez20 pode ser considerado apropriado quando o benefício esperado se sobrepuser ao risco potencial associado ao tratamento, o que deve ser avaliado por um médico.
Embora a amoxicilina possa ser administrada durante a lactação21, ela é excretada pelo leite materno, portanto deve-se ter cuidado quando esta droga for administrada a mulheres que estiverem amamentando.
7. Observações e cuidados especiais no uso de Ocylin (amoxicilina).
Quando se administra amoxicilina por longo tempo, pode ocorrer o crescimento de germes resistentes, causando uma superinfecção22.