
Gripeol
Informações adicionais sobre o medicamento Gripeol:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
1. O que é Gripeol?
Gripeol é o paracetamol (ou acetaminofeno), uma substância de uso oral, com propriedades analgésicas e antipiréticas, sem propriedades anti-inflamatórias significativas. É um pó cristalino1 branco ligeiramente solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e muito pouco solúvel no éter. Atua inibindo a síntese das prostagladinas, mediadores celulares responsáveis pelo aparecimento da dor. É um dos analgésicos2 mais utilizados, porém é altamente hepatotóxico. Difere dos analgésicos2 opioides porque não provoca euforia, nem altera o estado de humor do doente. Tanto a acetanilida como a fenacetina, usadas como analgésicos2 e antipiréticos3, são convertidas em paracetamol, no fígado4, e é esta substância que tem efeito analgésico5 e antipirético6. Sua absorção pelo trato gastrointestinal é rápida e total e é um pouco retardada pela concomitância com alimentos. O início de sua ação é de cerca de 30 minutos. Sua metabolização é hepática7 e sua meia vida sérica fica entre 1 a 4 horas.
2. Quando o médico prescreve Gripeol (paracetamol)?
Indica-se o paracetamol para a redução da febre8 e para o alívio de dores leves ou moderadas, em adultos, tais como: dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça9, dor de dente10, dores musculares, dores associadas a artrites, cólicas11 menstruais etc.
3. Como o médico prescreve Gripeol (paracetamol)?
Siga corretamente o modo indicado pelo médico de usar Gripeol (paracetamol), bem como as doses recomendadas por ele; só ele pode saber o que é mais conveniente para cada quadro clínico e para cada paciente. Alguns remédios deixam de fazer efeito por serem tomados de maneira errada ou em doses abaixo do necessário; outros têm efeitos colaterais12 ou tóxicos graves em virtude de doses muito altas.
4. Quais os efeitos colaterais12 mais comuns de Gripeol (paracetamol)?
O paracetamol pode dar origem a efeitos colaterais12 inesperados, geralmente não graves e só interfere muito ligeiramente em exames de laboratório. Como toda medicação o paracetamol pode ainda dar origem a outros efeitos colaterais12, às vezes imprevistos. Por isso, estes ou quaisquer outros eventuais efeitos colaterais12 devidos ao uso desse medicamento devem ser prontamente informados ao médico.
5. Quando Gripeol (paracetamol) não é indicado?
Contraindica-se Gripeol (paracetamol) a pessoas que tenham hipersensibilidade conhecida ao paracetamol ou a qualquer outro dos componentes da sua fórmula.
6. Observações e cuidados especiais no uso de Gripeol (paracetamol).
O paracetamol não agride a mucosa13 gástrica, não afeta a coagulação14 sanguínea e não causa nefropatias15. Em doses acima das indicadas pode ter efeitos hepatotóxicos.
Em mulheres grávidas ou amamentando, a administração do paracetamol deve ser feita mediante orientação médica e por períodos curtos.
A velocidade de absorção do paracetamol é afetada pelos alimentos, mas não a quantidade de medicamento absorvido.