Egide
Informações adicionais sobre o medicamento Egide:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
1. O que é Egide?
Egide é o topiramato, um agente antiepiléptico, monossacarídeo, que tem sido usado também no tratamento das enxaquecas1. Além disso, o topiramato é citado como tendo efeitos terapêuticos positivos numa grande quantidade de situações: hipertensão2 intracraniana idiopática3, transtornos alimentares, dor neurogênica, obesidade4, transtorno bipolar do humor, alcoolismo, tabagismo, dependência de cocaína, transtorno de estresse pós-traumático. Entre seus mecanismos de ação, parece potencializar a atividade do ácido gama aminobutírico (GABA5). O topiramato é absorvido rápida e totalmente pelo trato gastrointestinal e atinge seu pico de concentração plasmática em 2 a 3 horas. Sua eliminação é sobretudo por via urinária.
2. Quando o médico prescreve Egide (topiramato)?
O topiramato é indicado como coadjuvante6 no tratamento de crises epilépticas parciais e/ou generalizadas e como coadjuvante6 no tratamento das enxaquecas1.
3. Como o médico prescreve Egide (topiramato)?
Cada caso é diferente de outro e exige doses e modos diferentes de tomar. Lembre-se que muitas vezes uma medicação deixa de fazer efeito porque sua dosagem é muito baixa ou apresenta muitos efeitos colaterais7 ou tóxicos porque sua dosagem é muito alta. Portanto, siga corretamente as orientações do seu médico e não mude a dose ou a forma de tomar por conta própria.
4. Quais os efeitos colaterais7 mais comuns de Egide (topiramato)?
Os efeitos colaterais7 mais comuns do topiramato são: sonolência, tontura8, nervosismo, ataxia9, fadiga10, distúrbios da fala, alterações do raciocínio, alterações da visão11, dificuldade de memorização, confusão mental, parestesia12, diplopia13, anorexia14, nistagmo15, náusea16, perda de peso, distúrbios de linguagem e da concentração, dor abdominal, astenia17 e alterações do humor. Estes e quaisquer outros eventuais efeitos colaterais7 devidos ao uso desse medicamento devem ser prontamente informados ao médico.
5. Pode-se dirigir enquanto se faz uso de Egide (topiramato)?
O topiramato pode produzir sonolência, tontura8 ou outros sintomas18 sobre o sistema nervoso central19. Embora tais reações sejam de intensidade leve ou moderada, podem ser potencialmente perigosas para pacientes20 que dirijam veículos automotores ou operem máquinas perigosas, até que se conheça a reação individual ao fármaco21.
6. Pode-se indicar Egide (topiramato) na gravidez22 ou na amamentação23?
O topiramato tem apresentado efeitos teratogênicos24 nas espécies animais estudadas (camundongos, ratos e coelhos). Ainda não foram realizados estudos em mulheres gestantes e a droga só deve ser utilizada durante a gravidez22 se o benefício esperado superar o risco potencial para o feto25.
O topiramato é eliminado no leite de ratas. A excreção do topiramato no leite humano ainda não foi avaliada em estudos controlados, mas a observação em pacientes amamentando sugere uma excreção extensa da droga pelo leite materno. Uma vez que a medicação parece ser excretada no leite humano, deve-se decidir entre evitar a amamentação23 ou descontinuar o tratamento, com base na avaliação risco/benefício a ser feita pelo médico assistente.
7. Quais observações e cuidados especiais devem ser mantidos durante o uso de Egide (topiramato)?
Pacientes com insuficiência renal26 podem levar 10 a 15 dias para atingir as concentrações terapêuticas.
8. Pode-se suspender bruscamente o uso de Egide (topiramato)?
Nenhuma droga anticonvulsivante, inclusive o topiramato, deve ser interrompida bruscamente, pelo risco de aumentar a frequência de crises epilépticas. Siga a orientação de seu médico se tiver de interromper ou substituir a medicação.
9. Quando Egide (topiramato) não é indicado?
O Egide (topiramato) não deve ser utilizado por pessoas que tenham hipersensibilidade ao topiramato ou a qualquer outro componente da fórmula.