Neosemid
Informações adicionais sobre o medicamento Neosemid:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
1. O que é o Neosemid?
O Neosemid é a furosemida, um potente diurético1 de alça, de ação rápida e de curta duração, pertencente ao grupo dos chamados saluréticos, que atua na alça de Henle2 produzindo uma acentuada excreção de urina3, de sódio e de outros eletrólitos4. Seu mecanismo de ação consiste na inibição do transportador Na-K-2Cl na alça de Henle2. Essa inibição impede a reabsorção de sódio e cloro, causando diminuição da pressão osmótica5 no sentido da reabsorção de água. A ação anti-hipertensiva da furosemida é atribuída ao aumento da excreção de sódio, à redução do volume sanguíneo e à redução da resposta vascular6 do músculo liso7 ao estímulo vasoconstritor. O efeito diurético1 da droga ocorre 15 minutos após a administração intravenosa e 1 hora após a administração oral. O efeito, após uma dose terapêutica8 dura de 3 a 6 horas, ou mais. A furosemida é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal. Seu pico de concentração se dá entre 1-1,5 hora e sua eliminação é principalmente renal9. Pequena porção é eliminada pelas fezes, após a secreção biliar. A meia-vida da droga é de cerca de 1 a 1,5 hora.
2. Quando Neosemid (furosemida) é indicado?
Indica-se a furosemida a pacientes com edemas10 de origem cardíaca, hepática11 ou renal9. É usada também no tratamento da hipertensão arterial12 e como adjunto em edema13 cerebral ou pulmonar quando é necessária uma diurese14 rápida.
3. Como Neosemid (furosemida) deve ser tomado?
Siga corretamente o modo de usar e as doses de Neosemid (furosemida) recomendadas pelo médico; só ele pode saber o que é mais conveniente para cada quadro clínico e para cada paciente. Alguns remédios deixam de fazer efeito por serem tomados de maneira errada ou em doses abaixo do necessário; outros têm efeitos colaterais15 graves em virtude de doses muito altas.
4. Quais os principais efeitos colaterais15 de Neosemid (furosemida)?
Os efeitos colaterais15 da furosemida são pouco intensos e nada graves. Pode ocorrer tontura16 ao levantar- se, boca17 seca, náuseas18 e vômitos19, fadiga20 não habitual, visão21 turva, dor de cabeça22 e diarreia23. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais15 que por ventura possam surgir, devem ser prontamente comunicados ao médico.
5. Quando Neosemid (furosemida) não deve ser tomado?
O Neosemid (furosemida) não deve ser tomado em casos de hipersensibilidade à furosemida.
A furosemida também não deve ser tomada em casos de encefalopatia24 hepática11, alergia25 a sulfamidas, insuficiência renal26 com anúria27, hipovolemia28, hipopotassemia29 severa, hiponatremia30 severa e desidratação31.
6. Alguns cuidados que devem ser observados por quem esteja tomando Neosemid (furosemida).
Após terapia prolongada com a furosemida, o balanço hidroeletrolítico32 pode ficar prejudicado em virtude da diurese14 aumentada.
A furosemida, como todos os saluréticos, pode causar depleção33 de potássio, vômitos19 ou diarreia23 crônica.
A deficiência de magnésio tem sido observada como consequência do aumento das perdas renais de magnésio. Igualmente, as perdas renais de cálcio podem levar à deficiência do elemento, o que pode acarretar irritabilidade neuromuscular e, em casos raros, tetania34.