Neosulida

Informações adicionais sobre o medicamento Neosulida:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.

 

1. O que é Neosulida?

Neosulida é a nimesulida, um medicamento anti-inflamatório não esteroide que atua por meio da inibição das prostaglandinas1, responsáveis em parte pela inflamação2. Como outras medicações do gênero, possui também ação analgésica e antipirética. Graças a seu modo de ação causa inibição da agregação plaquetária. A nimesulida combate os radicais livres de oxigênio liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório. A nimesulida é facilmente absorvida pelo trato gastrointestinal e alcança sua maior concentração plasmática em 1 a 2 horas. Sua meia vida de eliminação é de 2 a 5 horas. Ela é metabolizada no fígado3 e sua eliminação é predominantemente renal4.

 

2. Quando o médico prescreve Neosulida (nimesulida)?

Além de ser usada como anti-inflamatório, a nimesulida é indicada também no combate à dor e à febre5.

 

3. Como o médico prescreve Neosulida (nimesulida)?

Cada caso é diferente de outro e exige doses e modos diferentes de tomar. Lembre-se que muitas vezes uma medicação deixa de fazer os efeitos esperados ou apresenta muitos efeitos colaterais6 ou tóxicos porque sua dosagem não está bem adequada. Portanto, é importante seguir exatamente as orientações do médico e não mudar a dose ou a forma de tomar o medicamento por conta própria.

 

4. Quais os efeitos colaterais6 mais comuns de Neosulida (nimesulida)?

Como efeitos colaterais6 mais comuns da nimesulida podem ocorrer febre5, náuseas7, dor de estômago8, dor de cabeça9, sonolência e vertigens10. Normalmente, estes efeitos são leves e transitórios. Raras vezes ocorrem reações alérgicas. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais6 que por ventura possam surgir, devem ser prontamente comunicados ao médico.

 

5. Quais as principais contraindicações de Neosulida ( nimesulida)?

As contraindicações principais da nimesulida são: hemorragias11 gastrointestinais; úlcera péptica12; distúrbios da coagulação13, disfunção hepática14 e renal4.

 

6. Quais observações e cuidados especiais devem ser mantidos no uso de Neosulida (nimesulida).

Comunique a seu médico, se você estiver usando qualquer outra medicação.

Nunca interrompa ou modifique o tratamento sem conhecimento do seu médico.

Não se recomenda o uso da nimesulida para mulheres gestantes ou que estejam em fase de amamentação15. Informe ao seu médico caso ocorra gravidez16 durante o tratamento ou após o seu término ou se estiver amamentando.

A nimesulida deve ser tomada juntamente com as refeições ou depois delas, para diminuir a possibilidade de ataque à mucosa17 gástrica.

 

7. Quando Neosulida (nimesulida) não é indicado?

Neosulida (nimesulida) não deve ser indicado para pacientes18 que se saiba apresentarem hipersensibilidade conhecida à nimesulida ou aos demais anti-inflamatórios ou a qualquer outro componente da fórmula.

A nimesulida também não deve ser usada por mulheres grávidas ou em fase de amamentação15 ou por pacientes com hemorragias11 do trato gastrointestinal, úlcera péptica12 ativa ou doenças graves do fígado3 ou dos rins19.

Ver informações do laboratório

Complementos

1 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
7 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
8 Estômago: O estômago é o órgão situado logo abaixo do diafragma, mais precisamente entre o esôfago e o duodeno. Ele tem a função de armazenar por pequeno período os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos.
9 Cabeça:
10 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
11 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
12 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
13 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
14 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
15 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
16 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
17 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
18 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
19 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.

Tem alguma dúvida sobre Neosulida?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.