
Neosulida
Informações adicionais sobre o medicamento Neosulida:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
1. O que é Neosulida?
Neosulida é a nimesulida, um medicamento anti-inflamatório não esteroide que atua por meio da inibição das prostaglandinas1, responsáveis em parte pela inflamação2. Como outras medicações do gênero, possui também ação analgésica e antipirética. Graças a seu modo de ação causa inibição da agregação plaquetária. A nimesulida combate os radicais livres de oxigênio liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório. A nimesulida é facilmente absorvida pelo trato gastrointestinal e alcança sua maior concentração plasmática em 1 a 2 horas. Sua meia vida de eliminação é de 2 a 5 horas. Ela é metabolizada no fígado3 e sua eliminação é predominantemente renal4.
2. Quando o médico prescreve Neosulida (nimesulida)?
Além de ser usada como anti-inflamatório, a nimesulida é indicada também no combate à dor e à febre5.
3. Como o médico prescreve Neosulida (nimesulida)?
Cada caso é diferente de outro e exige doses e modos diferentes de tomar. Lembre-se que muitas vezes uma medicação deixa de fazer os efeitos esperados ou apresenta muitos efeitos colaterais6 ou tóxicos porque sua dosagem não está bem adequada. Portanto, é importante seguir exatamente as orientações do médico e não mudar a dose ou a forma de tomar o medicamento por conta própria.
4. Quais os efeitos colaterais6 mais comuns de Neosulida (nimesulida)?
Como efeitos colaterais6 mais comuns da nimesulida podem ocorrer febre5, náuseas7, dor de estômago8, dor de cabeça9, sonolência e vertigens10. Normalmente, estes efeitos são leves e transitórios. Raras vezes ocorrem reações alérgicas. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais6 que por ventura possam surgir, devem ser prontamente comunicados ao médico.
5. Quais as principais contraindicações de Neosulida ( nimesulida)?
As contraindicações principais da nimesulida são: hemorragias11 gastrointestinais; úlcera péptica12; distúrbios da coagulação13, disfunção hepática14 e renal4.
6. Quais observações e cuidados especiais devem ser mantidos no uso de Neosulida (nimesulida).
Comunique a seu médico, se você estiver usando qualquer outra medicação.
Nunca interrompa ou modifique o tratamento sem conhecimento do seu médico.
Não se recomenda o uso da nimesulida para mulheres gestantes ou que estejam em fase de amamentação15. Informe ao seu médico caso ocorra gravidez16 durante o tratamento ou após o seu término ou se estiver amamentando.
A nimesulida deve ser tomada juntamente com as refeições ou depois delas, para diminuir a possibilidade de ataque à mucosa17 gástrica.
7. Quando Neosulida (nimesulida) não é indicado?
Neosulida (nimesulida) não deve ser indicado para pacientes18 que se saiba apresentarem hipersensibilidade conhecida à nimesulida ou aos demais anti-inflamatórios ou a qualquer outro componente da fórmula.
A nimesulida também não deve ser usada por mulheres grávidas ou em fase de amamentação15 ou por pacientes com hemorragias11 do trato gastrointestinal, úlcera péptica12 ativa ou doenças graves do fígado3 ou dos rins19.