
Benziflex
Informações adicionais sobre o medicamento Benziflex:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
As notas a seguir são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
O que é Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina)?
Benziflex é o cloridrato de ciclobenzaprina, uma substância miorrelaxante1 usada no tratamento dos espasmos2 musculares dolorosos. Age suprimindo o espasmo3 muscular local, sem interferir com a função muscular. Reduz o tônus motor e o tônus muscular4 aumentado, sem afetar o sistema nervoso central5 nem a consciência. A ciclobenzaprina geralmente é bem absorvida pelo trato gastrointestinal e sua ação tem início em aproximadamente uma hora após a administração. Atinge a concentração máxima em três a oito horas e a duração da sua ação é de doze a vinte e quatro horas. Seu metabolismo6 é gastrointestinal e hepático e sua meia-vida é de um a três dias. Sua eliminação é metabólica, seguida de excreção renal7.
Quando o médico prescreve Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina)?
A indicação principal do cloridrato de ciclobenzaprina é o tratamento dos espasmos2 musculares associados com dor aguda, como nas lombalgias, torcicolos, periartrites, cervicobraquialgias, etc.
Como o médico prescreve Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina)?
Siga corretamente o modo de usar e as doses de Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina) recomendadas pelo seu médico; só ele pode saber o que é mais conveniente para o seu caso. Alguns remédios deixam de fazer efeito por serem tomados de maneira errada ou em doses abaixo do necessário; outros têm efeitos colaterais8 graves em virtude de doses muito altas.
Quais os efeitos colaterais8 mais comuns de Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina)?
Os principais efeitos colaterais8 do cloridrato de ciclobenzaprina que podem ocorrer com maior frequência são: sonolência, boca9 seca e vertigem10. Menos comumente pode ocorrer também fadiga11, náuseas12, constipação13 intestinal, dispepsia14, gosto ruim na boca9, turvação da visão15, dores de cabeça16 e nervosismo. Muito raramente pode ocorrer uma ou algumas das seguintes reações: síncope17, mal-estar, taquicardias, arritmias18, vasodilatação, palpitação19, hipotensão20, vômitos21, anorexia22, diarreia23, dor gastrointestinal, gastrite24, flatulência, edema25 de língua26, alteração das funções hepáticas27. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais8 que por ventura possam surgir devem ser prontamente comunicados ao médico.
Quando Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina) não é indicado?
As principais contraindicações do cloridrato de ciclobenzaprina são constituídas por pacientes que apresentam glaucoma28 ou retenção urinária29 e naqueles que estejam em tratamento com medicação anticolinérgica, devido a sua ação atropínica. Pacientes com antecedentes de taquicardia30, bem como os que sofrem de hipertrofia31 prostática, devem ser submetidos a uma avaliação cuidadosa.
Observações e cuidados especiais no uso de Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina)?
O uso do cloridrato de ciclobenzaprina por prazos maiores que duas ou três semanas deve ser feito com o devido acompanhamento médico.
A pessoa que esteja tomando cloridrato de ciclobenzaprina não deve dirigir veículos automotores ou operar máquinas perigosas, pois sua habilidade muscular e sua atenção podem estar prejudicadas.
A segurança do uso do cloridrato de ciclobenzaprina durante a gravidez32 e a amamentação33 ainda não foi estabelecida.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez32 na vigência do tratamento ou logo após o seu término e siga a orientação dele. Informe também se estiver amamentando.
O cloridrato de ciclobenzaprina pode potencializar os efeitos do álcool, barbitúricos e de outros fármacos depressores do sistema nervoso central5.
Quando o Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina) não deve ser usado?
O Benziflex (cloridrato de ciclobenzaprina) não deve ser usado por pacientes que tenham uma hipersensibilidade conhecida à ciclobenzaprina.
O cloridrato de ciclobenzaprina também não deve ser usado por mulheres grávidas ou em lactação34.
O cloridrato de ciclobenzaprina tem afinidades químicas com os antidepressivos tricíclicos e, por isso, tampouco deve ser usado simultaneamente com inibidores da monoaminoxidase35 (IMAO36).