

Vi-Ferrin (Comprimido)
LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Vi-Ferrin®
quelato de ferro + ácido fólico + cianocobalamina
Comprimido
APRESENTAÇÃO
Comprimidos revestidos
Frascos contendo 30 e 60 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido contém:
quelato de ferro (correspondente a 41,66 mg de ferro elementar) | 300 mg |
ácido fólico | 5 mg |
cianocobalamina | 15 mcg |
excipientes: cellactose, talco, estearato de magnésio, corante vermelho ponceaux, polímero de ácido metacrílico / metilmetacrilato, macrogol, álcool isopropílico, trietilcitrato, dióxido de titânio e água de osmose1 reversa.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
No tratamento de anemias por deficiência de ferro, estados de desnutrição2 e convalescença.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A atividade antianêmica de Vi-Ferrin® deve-se à presença do elemento ferro que, associado ao ácido fólico, responsável pela transformação e composição de vários aminoácidos, juntamente com a cianocobalamina, que desempenha importante papel na formação do DNA, estende sua ação em pacientes nos estados de desnutrição2 e convalescença.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve utilizar Vi-Ferrin® nos seguintes casos: hipersensibilidade (alergia3) aos componentes da formulação; transfusões de sangue4 repetidas ou presença de anemia5 não causada pela falta de ferro.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado por período prolongado (mais do que seis meses) e nas doses acima das recomendadas, exceto por indicação médica. Na anemia perniciosa6 o risco/benefício da administração deste medicamento deve ser avaliado, pois o ácido fólico corrige as anomalias sanguíneas, porém os problemas neurológicos progridem de forma irreversível.
Cuidados e advertências para populações especiais
O uso deste medicamento em pacientes com anemia perniciosa6 pode ocasionar problemas neurológicos. Consulte um médico antes de usar este medicamento se você possui: artrite reumatóide7, insuficiência renal8 crônica, redução da função hepática9, doença de Hodgkin10, úlcera péptica11, enterite regional, colite12 ulcerativa, estreitamento intestinal ou diverticulose13. Você deve evitar o uso deste medicamento caso possua toxoplasmose14.
Gravidez15 e amamentação16
Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Interações medicamento-medicamento
Medicamentos como fluoroquinolonas (norfloxacino, ciprofloxacino), tetraciclinas (oxitetraciclina, doxiciclina), fenitoína, antiácidos17 (hidróxido de alumínio e magnésio) e colestiramina diminuem a absorção do ferro. O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento dos efeitos adversos, tais como dor abdominal, náusea18, e azia19. O ácido fólico diminui o efeito da fenitoína, primidona, fenobarbital, pirimetamina e zinco. Redução dos efeitos do ácido fólico pode ser causada pelo uso de contraceptivos orais (levonorgestrel, etinilestradiol); fenitoína; sulfassalazina; antituberculosos (rifampicina, isoniazida, estreptomicina), metotrexato, pirimetamina, triantereno, trimetoprima, sulfonamidas (sulfadiazina, sulfametoxazol) e cloranfenicol. A cianocobalamina pode ter sua absorção diminuída por omeprazol, ácido ascórbico, aminoglicosídeos (amicacina, gentamicina), ácido aminossalicílico, cloranfenicol, colchicina, anticonvulsivantes (fenitoína) e preparados de liberação lenta de potássio.
Interações medicamento-substância química
Você não deve utilizar bebidas alcoólicas, pois pode prejudicar o tratamento.
Interações medicamento-exame laboratorial
Antibióticos podem interferir com o método de ensaio microbiológico20 utilizado para determinar as concentrações de ácido fólico no soro21 e em eritrócitos22, produzindo resultados falsamente baixos. A administração de ácido fólico pode normalizar a contagem sanguínea em pacientes com deficiência de vitamina23 B12, causando melhora aparente da anemia5. Alterações de exames laboratoriais que podem ocorrer com o uso de quelato de ferro incluem: concentração plasmática da bilirrubina24 falsamente elevada; cálcio plasmático falsamente diminuído e o exame de sangue4 oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro pode ocasionar escurecimento das fezes.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde25.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas
Comprimido circular, biconvexo e liso de cor vermelho carmim.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Vi-Ferrin® deve ser utilizado apenas por via oral.
Instruções para abrir e fechar o frasco:
Para abrir o frasco é preciso pressionar a tampa para baixo e girar ao mesmo tempo no sentido anti-horário mantendo-a pressionada, conforme a figura. Para fechar, basta girar no sentido contrário ao de abertura sem apertar em demasia.

Posologia
Adultos e adolescentes: 1 comprimido revestido, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições. Os comprimidos devem ser tomados inteiros com água.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você esquecer alguma dose, continue o tratamento como recomendado, pulando a dose perdida. Não tome duas doses de uma só vez.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
O uso deste medicamento pode causar reações adversas dependendo da sensibilidade individual. O uso oral de ácido fólico pode ocasionar a presença de coloração amarela na urina26, o que ocorre em doses elevadas e não tem significado clínico. Foram observadas as seguintes reações adversas, das mais comuns para as mais raras:
Reação muito comum (> 1/10): dor abdominal, constipação27, náusea18, vômito28, fezes escuras.
Reação comum (> 1/100 e < 1/10): azia19, diarreia29.
Reação incomum (> 1/1.000 e < 1/100): reação alérgica30, podendo apresentar vermelhidão leve, mal-estar generalizado, coceira, erupção31 na pele32 e broncoespasmo33.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Os sintomas34 de superdosagem incluem: dor abdominal, diarreia29 ou vômitos35 do conteúdo gástrico36 marrom ou sanguinolento37. Sintomas34 que causam maior preocupação incluem: palidez, cansaço, sonolência, dor no peito38, falta de ar, tontura39, sensação de desmaio, formigamento, ansiedade e taquicardia40. Deve ser induzido o vômito28 se a ingestão do medicamento for recente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
M.S. - 1.0385.0051
Farm. Resp.: Alexandre Madeira de Oliveira – CRF/SC nº 3684
LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA.
Rua Tereza Cristina, 67 - Florianópolis - Santa Catarina
CEP 88070-790
CNPJ: 83.874.628/0001-43
INDÚSTRIA BRASILEIRA
SAC 0800 600 1344
