Motix
FARMOQUÍMICA S/A
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Motix®
Arnica montana D2 + Associação
Injetável
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
Solução injetável
Embalagem com 10 ampolas de 2,2 mL
VIA PARENTERAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
1 ampola de Motix® (2,2 mL) contém:
Arnica montana D2 dil. | 2,2 mg |
Calendula officinalis D2 dil. | 2,2 mg |
Chamomilla recutita D3 dil. | 2,2 mg |
Symphytum officinale D6 dil. | 2,2 mg |
Achillea millefolium D3 dil. | 2,2 mg |
Atropa belladonna D2 dil. | 2,2 mg |
Aconitum napellus D2 dil. | 1,32 mg |
Bellis perennis D2 dil. | 1,1 mg |
Hypericum perforatum D2 dil. | 0,66 mg |
Echinacea D2 dil. | 0,55 mg |
Echinacea purpurea D2 dil. | 0,55 mg |
Hamamelis virginiana D1 dil. | 0,22 mg |
Mercurius solubilis Hahnemanni D6 dil. | 1,1 mg |
Hepar sulfuris D6 dil. | 2,2 mg |
veículo q.s.p. | 2,2 mL |
Excipientes: solução isotônica1 (19,4 mg de cloreto de sódio e água para injetável.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Motix® é um medicamento auxiliar no tratamento de traumatismos como torções, contusões, hematomas2, fraturas, edemas3 pós-cirúrgicos e pós-traumáticos, e inchaços em geral; processos inflamatórios e degenerativos4 com inflamação5 associada em diversos órgãos e tecidos, especialmente nos do aparelho locomotor e dos tecidos de sustentação; artrose6 do quadril, do joelho e das pequenas articulações7.
A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A aplicação do medicamento antihomotóxico atende aos princípios da Homotoxicologia. Esta terapêutica8 considera as enfermidades como a expressão de uma resposta defensiva do organismo contra as toxinas9 produzidas pelo organismo, ou ingeridas, ou inaladas, ou o resultado de danos tóxicos que o organismo tenta compensar, com a finalidade de restabelecer dentro do possível o equilíbrio biológico. Este novo conceito de tratamento nasceu na terapêutica8 homeopática a qual está embasada no princípio da similitude, na lei de cura e na patogenia das substâncias medicamentosas descritas nas Matérias Médicas Homeopáticas, bem como, nos conceitos da imunologia.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com tuberculose10, leucocitose11, doenças vasculares12 do colágeno13, esclerose múltipla14, infecção15 por HIV16, SIDA desenvolvida e outras doenças autoimunes17.
Este medicamento é contraindicado às pessoas com alergia18 aos componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.
Durante a lactação19 não use este medicamento sem orientação do seu médico.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde20.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Você deve guardar este medicamento, sempre na embalagem original, em local seco e à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), longe de qualquer tipo de fonte de calor e, ou umidade.
Proteger da luz solar e de fontes de radiação eletromagnética, como por exemplo: forno de micro-ondas, aparelho celular, televisão, etc.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas
A solução injetável de Motix® é incolor, límpida, inodora e com sabor salgado.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é de uso parenteral.
Posologia
Dose recomendada para adultos e crianças: No quadro agudo21, aplicar 1-2 ampolas diariamente; no geral aplicar 1-2 ampolas 3 vezes por semana, por via intramuscular, subcutânea22, intradérmica (na forma de pápula23), intravenoso, intra-articular ou peri-articular.
Como abrir a ampola
Ponto colorido para cima!
Fazer o líquido eventualmente contido na parte superior da ampola passar para a parte inferior por meio de movimentos circulares ou pequenos golpes de dedo.
Ponto colorido para cima!
Segurando firmemente o corpo da ampola numa mão24, aplicar com a outra uma força sobre a parte superior, em direção contrária ao ponto (ou seja, para baixo), até o rompimento do gargalo da ampola.
Mantenha sempre a dose e a frequência indicadas pelo prescritor.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Caso os sintomas25 persistam por mais de 2 dias ou se agravem, suspenda o uso do medicamento e entre em contato com o seu médico ou cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de sintomas25 novos, agravação de sintomas25 atuais ou retorno de sintomas25 antigos, pois pode significar uma reação ao medicamento, que pode requerer uma nova orientação do prescritor.
O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas25.
Consulte um clínico regularmente. Ele avaliará corretamente a evolução do tratamento. Siga corretamente suas orientações.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você esqueça-se de tomar o medicamento, não duplique a quantidade de medicamento na próxima tomada. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Este medicamento contém algumas substâncias em baixas dinamizações e, portanto, algumas reações indesejáveis podem ocorrer.
Nos casos individuais: reações de alergia18 na pele26, como vermelhidão, inchaço27 e coceira, como também, aumento do fluxo salivar.
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): erupções na pele26, coceira, inchamento facial, pequenas faltas de ar, vertigem28 e queda da pressão arterial29 foram observadas após tratamento com produtos que contenham extratos de Echinacea. Nestes casos, você deve parar de usar este medicamento e entrar em contato com seu médico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do Serviço de Atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A conduta nos casos de ingestão acidental e, ou ingestão acima da dose sugerida, ou prescrita, é observar o surgimento de alguma manifestação clínica, tais como: tontura30, enjoo, náuseas31 e dor de cabeça32 e, caso isto aconteça, suspenda o uso do medicamento e procure o seu médico, ou o farmacêutico.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
MS: 1.0390.0191
Farm. Resp.: Dra. Marcia Weiss I. Campos CRF – RJ n° 4499
Fabricado por:
Biologische Heilmittel Heel GmbH
Dr. Reckeweg-Str. 2-4, 76532 - Baden-Baden, Alemanha
Importado por:
FARMOQUÍMICA S/A
Av. José Silva de Azevedo Neto, 200, Bloco 1,
1º andar, salas 101 a 104 e 106 a 108
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22775-056
CNP 33.349.473/0001-58
SAC 08000 25 01 10