Hylo-Comod

FBM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Atualizado em 15/10/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Hylo-Comod®
hialuronato de sódio 0,1% (1 mg/mL)
Solução Oftálmica 

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução Oftálmica Estéril
Embalagem contendo 1 frasco com 10 mL de solução oftálmica estéril de hialuronato de sódio 0,1% (1mg/mL)

USO OFTÁLMICO
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada mL de Hylo-Comod® contém:

hialuronato de sódio 1 mg
veículo q.s.p. 1 mL

Veículo: ácido cítrico, citrato de sódio, sorbitol1 e água purificada.
Cada mL corresponde a 30 gotas.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Hylo-Comod® é indicado para melhorar a lubrificação da superfície do olho2 para pessoas com sensação de secura, fadiga3 ou desconforto devido a condições ambientais, bem como após intervenções cirúrgicas oftalmológicas. Hylo-Comod® pode ser utilizado durante o uso de lentes de contato. A utilização de lentes de contato se torna mais confortável com a utilização do Hylo-Comod®, pois ele não forma incrustações ou depósitos.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Hylo-Comod® forma um filme de lubrificação e hidratação regular, estável e de longa duração na superfície ocular.

Hylo-Comod® é livre de fosfatos o que evita as complicações tais como formação de depósitos na córnea4.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Hylo-Comod® não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade aos seus componentes.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se você utilizar qualquer outra solução oftálmica, deve haver um intervalo de pelo menos 30 minutos entre as aplicações e Hylo-Comod® deve ser sempre utilizado por último. Pomadas oftálmicas devem sempre ser administradas após a utilização de Hylo-Comod®.

Não utilize se o prazo de validade estiver vencido.

Hylo-Comod® é apresentado com o único e inovador frasco multi-dose com sistema COMOD®, que possui em seu mecanismo de funcionamento um dispositivo que evita que o ar entre em contato com o produto envasado durante o seu uso e armazenagem. Desta forma, não foi necessário o uso de conservantes na formulação de Hylo-Comod®. Além disso, este sistema garante que todas as gotas tenham o mesmo tamanho. O frasco multi-dose com sistema COMOD® libera 10 mL de solução, que equivale a 300 gotas. Por razões técnicas uma pequena quantidade permanece no frasco ao fim da utilização.

Cada frasco de Hylo-Comod® deve ser utilizado para tratamento de apenas uma pessoa.

Efeitos na habilidade de dirigir e usar máquinas

Se os pacientes apresentarem visão5 borrada transitória, devem ser advertidos a esperar até que a visão5 normalize antes de conduzir ou utilizar máquinas.

Recomendamos um intervalo de 30 minutos entre a inserção de lentes de contato e a aplicação de Hylo-Comod®. Consulte seu oftalmologista6 caso os sintomas7 sejam persistentes.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

O Hylo-Comod® dever ser mantido em temperatura ambiente (15–30°C).

Após aberto, válido por 6 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

O Hylo-Comod® apresenta-se como solução transparente e isenta de partículas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

A posologia usual é de uma gota8 de Hylo-Comod® três vezes ao dia em cada olho2, de acordo com o critério médico. Pode ser utilizado com maior frequência caso necessário.

Passo 1: Para remover a tampa, segure-a com uma das mãos9 e com a outra mão10 retire o frasco da tampa com um movimento rotatório. Antes da primeira aplicação, vire o frasco de Hylo-Comod® com a ponta para baixo e pressione o fundo do frasco até que a primeira gota8 apareça no bico. Agora o frasco está pronto para utilizações futuras.

Passo 2: Segure o frasco de cabeça11 para baixo com o polegar na parte superior do frasco e os outros dedos no fundo do frasco.

Passo 3: Apóie a mão10 que está segurando o frasco COMOD® com a outra mão10, conforme mostrado na figura acima.

Passo 4: Incline a cabeça11 levemente para trás, gentilmente puxe para baixo a pálpebra inferior e aplique uma pressão forte e rápida no meio da parte inferior do frasco. Isso ativa o mecanismo para liberação de uma gota8. Devido ao sistema de válvula COMOD®, o tamanho e a velocidade de cada gota8 são iguais independentemente da quantidade de pressão aplicada. Lentamente feche o olho2 e deixe que o fluido se espalhe igualmente na superfície ocular.

Passo 5: Verifique se a ponta do gotejador está seca. Coloque a tampa imediatamente após o uso.

Durante a aplicação evite qualquer contato entre a ponta do frasco e os olhos12 ou pele13.

Hylo-Comod® é apropriado para utilização de longa duração.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas7, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Por ser livre de conservantes, Hylo-Comod® é bem tolerado mesmo quando utilizado durante longos períodos. Em casos muito raros, reações de hipersensibilidade como ardência ou lacrimejação excessiva foram reportadas e cessaram imediatamente quando a utilização de Hylo-Comod® foi descontinuada. Caso alguma destas reações seja notada, descontinue o uso e consulte seu oftalmologista6.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas7 procure orientação médica.
 

Registro M.S. nº 1.6493.0001.001-6
Farm. Resp.: Fabrício Fonseca Tocchio - CRF-GO n° 17461

Fabricado por:
URSAPHARM Arzneimittel GmbH
Saarbrücken, Alemanha.

Importado por:
FBM Indústria Farmacêutica Ltda
Rua: VP-3D, Qd 8B - Módulos 9/21 - DAIA - Anápolis-GO
CNPJ: 02.060.549/0001-05

Distribuído por:
Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.
Rodovia Presidente Castelo Branco, n° 32501, km 32,5
CEP 06696-000 – Itapevi – SP
CNPJ nº 61.072.393/0039-06


SAC 0800 721 3500

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
3 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
4 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
5 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
6 Oftalmologista: Médico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que acometem os olhos. Podem prescrever óculos de grau e lentes de contato.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
9 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
10 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
11 Cabeça:
12 Olhos:
13 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.