Arnica Gel

HERBARIUM LABORATORIO BOTANICO S.A

Atualizado em 07/11/2022

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Arnica Gel®
Arnica montana L.
Gel 200 mg/g

PRODUTO TRADICIONAL FITOTERÁPICO
Nomenclatura popular: Arnica.
Nomenclatura botânica completa: Arnica montana L.
Família: Asteraceae.
Parte da planta utilizada: Capítulos florais.

Produto registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Gel – Tintura dos capítulos florais de Arnica montana L.
Embalagem com bisnaga contendo 30 g

VIA TÓPICA
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada grama1 de Arnica Gel® contém:

tintura de Arnica montana L. 200 mg
excipientes q.s.p. 1 g

Excipientes: água deionizada, propilenoglicol, carbômer, trolamina, imidazolidinilureia, edetato dissódico, metilparabeno e propilparabeno.
Equivalente a 0,16–0,20 mg de lactonas sesquiterpênicas totais expressas em tiglato de diidrohelenalina.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE PRODUTO É INDICADO?

Arnica Gel® pode ser utilizada em contusões, hematomas2 e equimoses3 (manchas escuras ou azuladas que ocorrem na pele4 devido a uma infiltração de sangue5; na maior parte dos casos, aparecem após um traumatismo6, mas podem também aparecer espontaneamente em sujeitos que apresentam fragilidade capilar7 ou um distúrbio de coagulação8).

COMO ESTE PRODUTO FUNCIONA?

Arnica Gel® impede o desenvolvimento da inflamação9, principalmente através da inibição da produção de prostaglandinas10, que são substâncias responsáveis pelo processo inflamatório. Este produto também apresenta efeito antisséptico11 e contribui para o alívio da dor.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE PRODUTO?

Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia12 a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso deste produto.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE PRODUTO?

Precauções e advertências

  • Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
  • Uso externo.
  • Evitar o contato com mucosas13 e área dos olhos14. Caso isto ocorra, lavar com água em abundância.
  • Este produto deve ser aplicado na pele4 íntegra, sem feridas abertas.
  • O uso prolongado de arnica pode causar eczema15.
  • A ingestão de produtos contendo arnica pode provocar severa inflamação9 do estômago16 e intestino, taquicardia17, nervosismo, fraqueza muscular, e até mesmo morte.
  • Caso os sintomas18 persistam ou piorem, ou apareçam reações indesejadas não descritas na embalagem ou no folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação do profissional de saúde19.
  • Se você utiliza medicamentos de uso contínuo, busque orientação de profissional de saúde19 antes de utilizar este produto.
  • Este produto não deve ser utilizado por período superior ao indicado, ou continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde19.
  • Informe ao seu profissional de saúde19 todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre produtos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administradas ao mesmo tempo.

Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas

Não há casos relatados que o uso deste produto interfira na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.

Não há casos relatados que o uso deste produto interaja com outros produtos, como plantas, medicamentos e alimentos.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE PRODUTO?

Cuidados de conservação

Arnica Gel® deve ser conservado em temperatura ambiente (15–30°C) em sua embalagem original. Proteger da luz e da umidade.

Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use produto com prazo de validade vencido.

Para sua segurança, guarde o produto na embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

Gel castanho-amarelado, com cheiro (odor) característico da tintura de arnica.

Antes de usar, observe o aspecto do produto. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Este produto deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE PRODUTO?

USO TÓPICO20 / USO EXTERNO

Modo de usar

Massagear suavemente a região afetada, previamente higienizada.

Os produtos tradicionais fitoterápicos não devem ser administrados pelas vias injetável e oftálmica.

Posologia

Aplicar, via tópica, várias vezes ao dia. Não usar em ferimentos abertos. Utilizar apenas a via tópica, o uso deste produto por outra via pode promover sérios danos ao seu usuário.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE PRODUTO?

Caso haja esquecimento da aplicação deste produto, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação21.

Em caso de dúvidas, procure orientação de profissional de saúde19.

QUAIS OS MALES QUE ESTE PRODUTO PODE ME CAUSAR?

Reações adversas

O uso tópico20 de produtos contendo arnica, em pacientes com pele4 bastante sensível, pode provocar inchaço22, irritação e inflamação9 com o aparecimento de bolhas.

A frequência de ocorrência dos efeitos indesejáveis não é conhecida.

Informe ao seu profissional de saúde19 o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – VIGIMED, disponível no Portal da Anvisa.

O QUE FAZER SEALGUÉM USAR UMAQUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE PRODUTO?

Em caso de uso de grande quantidade deste produto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou folheto informativo, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Não há casos de superdose relatados.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas18 procure orientação médica.
 

Farmacêutica resp.: Gislaine B. Gutierrez CRF-PR nº 12423
Fabricado e Distribuído por:
HERBARIUM LABORATÓRIO BOTÂNICO LTDA.
Av. Santos Dumont, 1100 • CEP 83403-500 Colombo - PR • CNPJ 78.950.011/0001-20
Indústria Brasileira.

 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Hematomas: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
3 Equimoses: Manchas escuras ou azuladas devido à infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. A maioria aparece após um traumatismo, mas pode surgir espontaneamente em pessoas que apresentam fragilidade capilar ou alguma coagulopatia. Após um período de tempo variável, as equimoses desaparecem passando por diferentes gradações: violácea, acastanhada, esverdeada e amarelada.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Traumatismo: Lesão produzida pela ação de um agente vulnerante físico, químico ou biológico e etc. sobre uma ou várias partes do organismo.
7 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
8 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
9 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
10 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
11 Antisséptico: Que ou o que impede a contaminação e combate a infecção.
12 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
13 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
14 Olhos:
15 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
16 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
17 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
18 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
19 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
20 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
21 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
22 Inchaço: Inchação, edema.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.