AZELAN

INTENDIS DO BRASIL

Atualizado em 03/06/2015

Azelan®    

Ácido azelaico

Uso adulto


- Forma farmacêutica e apresentação

Creme dermatológico. Cartucho com bisnaga de 30g.

Composição de Azelan

Cada g de AZELAN® creme contém 200 mg de ácido azelaico micronizado.

Ações de Azelan

O ácido azelaico inibe o crescimento de bactérias do gênero Propionibacterium (Corynebacterium acnes), que participam no desenvolvimento do acne1, e impede a formação de ácidos graxos que estimulam esta afecção2. Por atuar também sobre o processo de querotinização das células3 epidérmicas, o ácido azelaico pode exercer  um efeito terapêutico positivo sobre a formação de comedões que se apresentam com a acne1.

Indicação de Azelan

No tratamento da acne1 vulgar, manifestada por comedões, pápulas4, pústulas5 e cistos.

Contra-Indicações de Azelan

Hipersensibilidade ao propilenoglicol, ácido azelaico ou outros componentes da formulação.

Precauções de Azelan

AZELAN® creme pode provocar irritação ocular, devendo-se evitar o contato com os olhos6 caso ocorra tal contato, lavar os olhos6 imediatamente e cuidadosamente com bastante água. Os exames toxicológicos referentes à fertilidade, embriotoxicidade e teratogenicidade em animais não indicaram qualquer risco de uso durante a gravidez7. A quantidade teórica de ácido azelaico que passa diariamente para o leite materno é insignificante, e também não indica qualquer risco de uso durante o lactação8, especialmente quando se considera o toxicidade9 extremamente baixa do ácido azelaico.

Interação Medicamentosa de Azelan

Não há evidência de interação medicamentosa com outros drogas devido à baixa absorção sistêmica do ácido azelaico.

Efeitos Colaterais10 de Azelan

Em alguns casos podem ocorrer, principalmente ao se iniciar o tratamento, irritações cutâneas11 localizadas (rubefação, esfoliação, prurido12 e ardor13) que regridem durante o mesmo.

Posologia e Modo de Usar de Azelan

A aplicação do produto só deve se feita após cuidadosa limpeza da pele14 com água corrente ou, caso necessário, com um agente de limpeza suave. AZELAN creme deve ser aplicado duas vezes ao dia (de manhã e à noite) ou conforme critério médico, em quantidade suficiente sobre as regiões afetadas, friccionando cuidadosamente. Se as irritações locais forem excessivas, deve-se reduzir a utilização do produto para uma vez ao dia ou mesmo suspendê-la provisoriamente. Para pacientes15 com pele14 muito sensível recomenda-se apenas uma aplicação diária (à noite) durante a primeira semana de tratamento, após o que, pode-se introduzir o tratamento duas vezes ao dia. O paciente deve ser orientado quanto à necessidade de empregar o produto regularmente enquanto durar o tratamento. A duração do tratamento depende do grau de intensidade da acne1, assim como varia individualmente. Em geral, obtém-se melhora após 4 semanas, sendo necessário, entretanto, para obtenção de resultados expressivos, o emprego por vários meses.

Informações detalhados encontram-se à disposição da classe médica.


AZELAN - Laboratório

INTENDIS DO BRASIL
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 550 - 11º andar conjunto 111- Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04571-000
Tel: 0800-7244444
Email: info@intendisdobrasil.com.br
Site: http://www.intendis.com.br/scripts/en/index.php

Ver outros medicamentos do laboratório "INTENDIS DO BRASIL"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
2 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Pápulas: Lesões firmes e elevadas, com bordas nítidas e diâmetro que varia de 1 a 5 milímetros (até 1 centímetro, segundo alguns autores).
5 Pústulas: Elevações da pele contendo pus, de até um centímetro de diâmetro.
6 Olhos:
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
10 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
11 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
12 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
13 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
14 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
15 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Tem alguma dúvida sobre AZELAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.