Preço de Tericin AT em São Paulo/SP: R$ 33,99

Tericin AT

Arese Pharma Ltda

Atualizado em 12/04/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Tericin AT
cloridrato de tetraciclina + anfotericina B
Creme

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Creme vaginal
Bisnaga de 45 g acompanhada de 10 aplicadores descartáveis de 4 g.

USO VAGINAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada 4 g de Tericin AT contém:

cloridrato de tetraciclina 100 mg
anfotericina B 50 mg
excipiente q.s.p. 4 g

Excipientes: base neutra hidrossolúvel, álcool cetílico, petrolato líquido, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio, vitamina1 E, metabissulfito de sódio, água para injetáveis e edetato de sódio.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Tericin AT contém em sua fórmula tetraciclina e anfotericina B, associação eficaz no tratamento das vulvovaginites e colpites de etiologia2 única e mista causadas por bactérias, fungos ou Trichomonas.

É indicado, também, na pós-cauterização3 do colo uterino4 e na prevenção de infecções5, acelerando, deste modo, o processo de cicatrização.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

A anfotericina B contida no Tericin AT, possui atividade efetiva contra a Candida albicans e tem sido amplamente usada sob a forma tópica no tratamento de candidíase6 genital.

A anfotericina B possui também ação profilática, agindo contra a excessiva proliferação de candida, causada pela alteração da flora vaginal pela tetraciclina.

Verificou-se que Trichomonas e bactérias vivem em perfeita simbiose7. Algumas pacientes portadoras de Trichomonas apresentam exacerbação da sintomatologia depois que tal associação se manifesta. A utilização do glicogênio8 das paredes vaginais por Trichomonas e a consequente elevação do pH vaginal, estimula a invasão bacteriana.

A ação principal da tetraciclina é de eliminar as bactérias que favorecem a proliferação dos Trichomonas, rompendo o ciclo simbiótico.

Tanto a tetraciclina, como a anfotericina B, não são absorvidas, não apresentando, portanto, ação sistêmica.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

O medicamento é contraindicado em eventuais reações de sensibilidade à qualquer dos componentes da fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Gravidez9 e Lactação10

Apesar do produto ser de ação tópica e não apresentar ação sistêmica, Tericin AT deve ser administrado com extrema cautela durante a gravidez9, sobretudo se a gestante for portadora de insuficiência renal11.

Deve-se evitar o uso do Tericin AT na fase de desenvolvimento da dentição12, que corresponde ao último trimestre de gravidez9 e ao período de lactação10, já que a tetraciclina, um dos princípios ativos da formulação, pode afetar a coloração dos dentes do neonato13.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez9 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Populações especiais

Pacientes idosas: Não existe nenhuma recomendação especial para o uso de Tericin AT em pacientes idosas.

Interações medicamentosas

O uso concomitante de Tericin AT com álcool e/ou alimentos não afeta a atuação do produto.

Não se tem informação sob qualquer tipo de interação medicamentosa.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.

Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Características físicas e organolépticas do produto

Tericin AT é um creme amarelo que pode apresentar pontos acastanhados.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de administração

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Aconselha-se utilizar um protetor de roupas íntimas para evitar manchas. O contato de Tericin AT com roupas pode manchá-las. Dependendo do tipo de material, estas manchas podem não ser removidas somente em uma lavagem.

Modo de usar 

  1. Retire a tampa da bisnaga e adapte o aplicador.
  2. Aperte a base da bisnaga com os dedos, de maneira a forçar a entrada do creme no aplicador, até que o êmbolo14 tenha atingido a trava.
  3. Retire o aplicador e feche novamente a bisnaga.
  4. Coloque o aplicador até o fundo da vagina15 e empurre o êmbolo14 até o final.
  5. Os aplicadores devem ser desprezados após cada aplicação.

Interrupção do tratamento

A interrupção de qualquer tratamento médico pode prejudicar a cura da doença.

Posologia

O tratamento é realizado através da utilização de 1 aplicador (4 g) durante um período de 7 a 10 dias. Sugere-se que a aplicação seja realizada no período noturno, antes de dormir.

As aplicações de Tericin AT deverão ser feitas no período entre as menstruações, porém não interrompa o tratamento caso ela ocorra. Em casos mais graves deve-se prolongar o tratamento por 14 dias.

NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

As reações adversas mais comuns são: ardor16 e prurido17 local.

Tericin AT praticamente não apresenta toxicidade18, porém, da mesma forma que qualquer outro produto para aplicação vaginal, poderá eventualmente produzir sensação de ardor16 ou prurido17 local em pacientes hipersensíveis. Se tais sintomas19 ocorrerem, o tratamento poderá ser interrompido. Não há relatos de alterações de exames laboratoriais com uso de Tericin AT.

Informe seu médico o aparecimento de reações adversas.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Até o momento não se tem relatos de casos de administração de doses elevadas do produto. Entretanto, tendo-se em vista o fato deste medicamento apresentar ação tópica, fica claro que casos de superdose são de difícil ocorrência. Em casos de irritação local ou contato com os olhos20, lave-os com água corrente.

DIZERES LEGAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA
 

M.S.1.5819.0016
Farm. Resp.: Dra. Karla V. M. Portugal Narducci • CRF-SP nº 51.783

Arese Pharma Ltda.
Rua Marginal à Rodovia Dom Pedro I, 1081 • Caixa Postal: 4117 • CEP:13273-902 Valinhos-SP
CNPJ: 07.670.111/0001-54
Indústria Brasileira


SAC 0800 770 79 70

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
3 Cauterização: Queima ou coagulação de tecidos de diferentes órgãos para deter uma hemorragia ou eliminar um tecido de crescimento anormal.
4 Colo Uterino: Porção compreendendo o pescoço do ÚTERO (entre o ístmo inferior e a VAGINA), que forma o canal cervical.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
7 Simbiose: Tipo de associação intima e duradora entre seres vivos de 2 espécies diferentes, pela qual é assegurada a sobrevivência de ambas as espécies em função das trocas metabólicas ou de outros fatores indispensáveis.
8 Glicogênio: Polissacarídeo formado a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Dentição: Os dentes conjuntamente na arcada dentária. Normalmente, a dentição se refere aos dentes naturais posicionados em seus alvéolos. A dentição referente aos dentes decíduos é a DENTIÇÃO PRIMÁRIA; e a referente aos dentes permanentes é a DENTIÇÃO PERMANENTE.
13 Neonato: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
14 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
15 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
16 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
17 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
18 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
19 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
20 Olhos:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.