

TETANOGAMMA
CSL BEHRING
TETANOGAMMA®
Imunoglobulina1 G humana antitetânica
Produto pasteurizado
- Forma farmacêutica e apresentação
Solução injetável: Apresentada em ampola de 1 ml com 250 UI de antitoxina tetânica.
Composição da Tetanogamma
1 ml contém: Imunoglobulina1 humana 100-170 mg: Com anticorpos2 para toxina3 tetânica, pelo menos 250 UI; Ácido aminoacético (glicina), como estabilizador 22,5 mg; Cloreto de sódio; Água para injeções.
Informações ao Paciente da Tetanogamma
Cuidados de armazenamento: Na sua embalagem original, TETANOGAMMA solução injetável deve ser conservado à temperatura de +2oC a +8oC. Prazo de validade: Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, TETANOGAMMA solução injetável apresenta o prazo de validade impresso na embalagem e no recipiente. Nenhum medicamento deve ser utilizado após o término do seu prazo de validade, pois pode ser ineficaz e prejudicial à sua saúde4. Ação esperada do medicamento: TETANOGAMMA é uma imunoglobulina1 humana específica para profilaxia e tratamento do tétano5. Informar ao médico ocorrência de gravidez6 na vigência do tratamento ou após o seu término. Cuidados de administração: Após abertura da ampola, o conteúdo deve ser usado imediatamente. TETANOGAMMA deve ser administrado somente por via intramuscular. Cuidados na interrupção do tratamento: O tratamento só pode ser interrompido a critério médico. Informar ao médico ocorrência de reações desagradáveis. Contra-indicações: Para os casos em que o produto é contra-indicado, ver Informações adicionais.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde4.
Indicações da Tetanogamma
Profilaxia: Em pessoas com ferimentos recentes que não tenham imunidade7 ou que tenham imunidade7 incompleta contra tétano5. Tratamento: De tétano5 clinicamente manifesto.
Contra-Indicações da Tetanogamma
Em caso de trombocitopenia8 grave ou outros distúrbios de coagulação9 nos quais as injeções intramusculares estejam contra-indicadas, TETANOGAMMA somente poderá ser administrado por via subcutânea10. É aconselhável cautela em pacientes com relativa deficiência absoluta de anticorpos2 IgA com presença de anti-IgA.
Efeitos Colaterais11 da Tetanogamma
Ocasionalmente podem ocorrer sensibilidade transitória no local da injeção12, reações cutâneas13 e elevações da temperatura. Em casos raros, náuseas14, vômitos15 e também reações circulatórias (por exemplo, taquicardia16, bradicardia17, hipotensão18, sudorese19, vertigem20) e reações alergóides (por exemplo, urticária21, dispnéia22). Em particular, uma aplicação intravascular23 acidental pode levar à ocorrência de sintomas24, estendendo-se até o choque25. Nestes casos, o paciente deverá ser monitorizado durante um certo período de tempo (aproximadamente 2 horas). Medidas imediatas dependendo do grau da intensidade: Anti-histamínicos, se necessário adrenalina26, doses elevadas de corticosteróides, reposição de volume, oxigênio.
Interações Medicamentosas da Tetanogamma
Após a administração de imunoglobulinas27, um intervalo de pelo menos 3 meses deverá ser observado antes de vacinação com vacinas de vírus28 vivos por via parenteral (por exemplo, parotidite29, sarampo30, rubéola31 e as vacinas combinadas relevantes, assim como a vacina32 para varicela33). Nenhum intervalo é requerido entre a administração de imunoglobulinas27 e vacinas orais com agentes vivos (por exemplo, contra poliomielite34, febre tifóide35), vacinas contendo patógenos inativados (por exemplo, contra o vírus28 da gripe36) ou vacinas toxóides (por exemplo, difteria37, tétano5 e as vacinas combinadas relevantes). Quando forem realizados testes sorológicos após a administração de imunoglobulina1, deverá ser lembrado que concentrados de imunoglobulina1 suprem o paciente com uma ampla gama de anticorpos2, os quais podem levar a resultados falso-positivos durante algum tempo. Quando tais ensaios sobre anticorpos2 são realizados, a quantidade de imunoglobulina1 administrada, o intervalo de tempo entre a administração da imunoglobulina1 e o teste e a sensibilidade do método do teste deverão ser levados em consideração.
Posologia da Tetanogamma
Crianças e adultos devem receber a mesma dose. Profilaxia: Profilaxia simultânea com administração de 250 UI de TETANOGAMMA e 0,5 ml de toxóide tetânico em locais diferentes do corpo. Para ferimentos que não podem ser controlados cirurgicamente de maneira satisfatória, ou que foram negligenciados, e para queimaduras extensas, a dose recomendada é de 500 UI. No último caso, é aconselhável a administração de uma segunda injeção12 de 250 UI de TETANOGAMMA ao término da fase exsudativa38 (cerca de 36 horas após a ocorrência da queimadura). Tratamento: Iniciar tratamento com 5.000 ou 10.000 UI no primeiro dia e continuar com 3.000 por dia. O intervalo entre as injeções e a duração do tratamento irão depender do quadro clínico.
Administração da Tetanogamma
As injeções de TETANOGAMMA devem ser administradas exclusivamente pela via intramuscular. Observar que há um risco aumentado de injeção12 intravascular23 acidental em pacientes que receberam injeções intramusculares repetidamente. Uma injeção12 intravascular23 pode levar o paciente a desenvolver sintomas24 semelhantes a choque25, especialmente no caso de uma síndrome39 de deficiência de anticorpo40. Portanto é recomendado assegurar por aspiração que nenhum vaso tenha sido penetrado. Para profilaxia simultânea em pacientes submetendo-se a terapia anticoagulante41, TETANOGAMMA poderá ser administrado por via subcutânea10. TETANOGAMMA deve ser administrado à temperatura do corpo, preferencialmente na região glútea42, com o paciente deitado. Se doses totais comparativamente elevadas forem necessárias, é aconselhável administrá-las em doses divididas. Isto aplica-se no caso de doses acima de 2 ml para crianças pesando até 20 kg, e doses acima de 5 ml para pessoas pesando acima de 20 kg. Não injetar por via intravenosa.
Armazenamento e Estabilidade da Tetanogamma
TETANOGAMMA deve ser armazenado entre +2ºC e +8º C. Não congelar. Ele não deverá ser utilizado após a data de validade impressa na embalagem e no recipiente. Uma vez que a ampola tenha sido aberta, o seu conteúdo deverá ser utilizado imediatamente.
Informações Adicionais da Tetanogamma
O tétano5 é uma doença infecciosa aguda, grave, causada pela toxina3 do bacilo43 tetânico, e manifesta-se como um espasmo44 tônico do músculo. Na maioria dos casos, a infecção45 ocorre quando terra contaminada com o bacilo43 tetânico entra em contato com o ferimento. TETANOGAMMA é uma solução da fração de imunoglobulina1, clara, de incolor para amarelada. A preparação não contém conservante. As imunoglobulinas27 também podem ser utilizadas na dosagem recomendada durante a gestação e amamentação46. TETANOGAMMA é preparado exclusivamente a partir do plasma47 de doadores saudáveis. Cada doação de plasma47 é testada em concordância com os requerimentos oficiais. As etapas especiais utilizadas na fabricação e preparação, especialmente o passo de fracionamento do etanol e o tratamento por calor em solução aquosa a 60oC, durante 10 horas (pasteurização), resultam em extensa eliminação viral.
CENTEON Farmacêutica Ltda.
TETANOGAMMA - Laboratório
CSL BEHRING
R. Olimpíadas 194/200 - 5 º andar
São Paulo/SP
- CEP: 04551-000
Site: http://www.cslbehring.com.br/s1/cs/ptbr/1160484841537/content/1160484841421/home.htm
Ver outros medicamentos do laboratório "CSL BEHRING"
