Energil C (1g)
EMS S/A
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Energil C
ácido ascórbico
Comprimidos Efervescentes 1 g
APRESENTAÇÕES
Comprimido efervescente
Caixa contendo 1 ou 3 tubos com 10 comprimidos efervescentes de 1 g sabor laranja
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido efervescente de 1 g contém:
ácido ascórbico (vitamina1 C) | 1.000mg |
excipiente q.s.p. | 1 comprimido |
Excipientes: sorbitol2, aspartamo, macrogol, essência de laranja, corante amarelo crepúsculo nº 6, corante alumínio laca amarelo crepúsculo nº 6, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio, ácido cítrico.
Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR) na posologia máxima diária (1 comprimido)
ácido ascórbico (vitamina1 C) | 2.222% |
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
ENERGIL C está indicado em todos os estados em que há deficiência ou aumento das necessidades de vitamina1 C no organismo.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
ENERGIL C contém vitamina1 C pura. Como as demais vitaminas, não é produzida pelo organismo, sendo encontrada em alguns alimentos. A vitamina1 C natural (dos alimentos) e a sintética (dos suplementos vitamínicos) são similares e possuem o mesmo poder de ação. A vitamina1 C está indicada como correção dos estados de carência de vitamina1 C.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
ENERGIL C é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao ácido ascórbico, nos casos de hiperoxalúria já que o oxalato é metabólito3 do ácido ascórbico e insuficiência renal4.
Este medicamento é contraindicado para uso em crianças.
Gravidez5 e lactação6: Informe seu médico a ocorrência de gravidez5 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção fenilcetonúricos7: ENERGIL C comprimido efervescente 1 g contém fenilalanina8.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências e Precauções
O uso de ENERGIL C em pacientes renais crônicos deve ser avaliado.
Doses altas podem causar anemia hemolítica9 nos deficientes de G6PD, aumentar a absorção de ferro nos pacientes com anemia sideroblástica10 e drepanocítica, hemocromatose11 ou talassemia12, causam o risco de precipitação de pedras de oxalato em pacientes com hiperoxalúria ou escalose, ou naqueles com cálculos renais.
Megadoses podem produzir crise de anemia falciforme13.
Gravidez5 e lactação6
Informe seu médico a ocorrência de gravidez5 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção fenilcetonúricos7: ENERGIL C comprimido efervescente 1 g contém fenilalanina8
Em pacientes submetidos a dietas com restrição de sal, é necessário considerar que cada comprimido efervescente de ENERGIL C 1 g contém 208,5 mg de sódio.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Interações medicamento-medicamento
O ácido ascórbico interage com diversos fármacos, se estiver fazendo uso de algum deles, consulte seu médico: varfarina, salicilatos, cianocobalamina (vitamina1 B12), dissulfiram, desferroxamina, mexiletina, barbitúricos, anticoncepcionais orais, tetraciclina, corticosteróides, ácido acetilsalicílico, primidona, calcitonita, paracetamol, flufenazida.
Os contraceptivos orais e os corticosteróides podem diminuir os níveis de vitamina1 C no corpo. O ácido acetilsalicílico, os barbitúricos e a tetraciclina aumentam a eliminação de vitamina1 C na urina14.
Interações medicamento-exame laboratorial
O ácido ascórbico, por ser uma substância redutora, pode interagir nos resultados dos exames patológicos de glicose15, ácido úrico, creatinina16 e sangue17 oculto. Interromper a administração alguns dias antes de fazer o exame.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Manter à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Comprimido efervescente 1 g depois de aberto é valido por 10 dias. Após aberto, o produto deve ser mantido em recipiente hermeticamente fechado, protegido da luz e umidade, pois a vitamina1 C, quando exposta ao ar e a umidade, pode ter sua coloração alterada. Preserve a integridade da embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
ENERGIL C comprimidos efervescentes apresentam-se na cor alaranjada, circular, de faces chanfradas, com sabor e odor de laranja.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Uso adulto
Posologia
Dose recomendada de 1 comprimido ao dia, ou a critério médico. O comprimido efervescente deverá ser dissolvido em um copo com água.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas18, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
A vitamina1 C é bem tolerada. Altas doses podem causar diarréia19 e formação de cálculos renais de oxalato de cálcio. Doses diárias maiores a 600 mg podem apresentar ação diurética. A tolerância pode induzir o paciente a aumentar a dose.
Reações alérgicas e idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas. Caso ocorra qualquer reação desagradável, a administração de ENERGIL C deve ser interrompida.
Ocasionalmente desencadeiam-se perturbações digestivas, principalmente diarréia19, dores abdominais (cólicas20), azia21, dores de estômago22, enjôos e vômitos23. Aumento da diurese24 e dor ao urinar.
O uso por tempo prolongado pode ocasionar dependência/tolerância e a interrupção do tratamento pode causar escorbuto25 rebote. Pode desencadear a aparição de pedras nos rins26.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de Atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não se têm descrito sintomas18 de intoxicação, porém por se tratar de vitamina1 hidrossolúvel, recomenda-se a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas18 procure orientação médica.
Reg. MS nº: 1.0235.0294
Farm. Resp: Dr. Ronoel Caza de Dio – CRF-SP nº 19.710.
EMS S/A
Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, Km 08, Bairro Chácara Assay.
Hortolândia-SP. CEP: 13.186-901
CNPJ: 57.507.378/0003-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA
SAC 0800 191 914