GINGILONE

FARMASA

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Gingilone

cada comprimido ou cada grama1 de pomada contém respectivamente: acetato de hidrocortisona 5 mg e 5 mg, sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 5 mg e 5 mg, troxerrutina 20 mg e 20 mg, ácido ascórbico 50 mg e 50 mg, benzocaína 10 mg e 2 mg, excipiente q.s.p. 1 comprimido e 1 g. Excipiente do comprimido basicamente constituído de manitol, ciclamato de sódio, mentol, essência de anis, celulose microcristalina, metabissulfito de sódio, talco, carbonato de cálcio, goma arábica e corante amarelo tartrazina. Excipiente de pomada basicamente constituído de mentol, essência de hortelã, essência de anis, edetato dissódico, metabissulfito de sódio, sacarina2 sódica, glicerol, polietilenoglicol, clorobutanol e sobitol.

Posologia e Administração de Gingilone

comprimidos: deixe dissolver lentamente na boca3; 3 a 6 comprimidos diários, ou a critério médico ou odontológico. Pomada: friccione uma pequena quantidade de pomada no local afetado, 3 a 6 vezes por dia, ou a critério médico ou odontológico. Em tratamentos prolongados, recomenda-se reduzir gradativamente a dosagem, evitando-se a suspensão abrupta do produto.

Precauções de Gingilone

a segurança do uso de corticosteróides tópicos durante a gravidez4 ainda não foi estabelecida de modo definitivo. O uso prolongado de antibióticos pode favorecer o aparecimento de infecções5 secundárias por bactérias não sensíveis ou fungos. Atenção para o modo de usar o produto.

Reações Adversas de Gingilone

o uso acentuado de corticosteróides topicamente, sob certas circunstâncias, pode originar os efeitos sistêmicos6 destes, ocorrendo uma desregulagem do equilíbrio eletrolítico, com retenção de sódio, edema7 e hipertensão8, e ainda um aumento da excreção de potássio, com hipercalcemia e alcalose9.

Contra-Indicações de Gingilone

hipersensibilidade aos componentes da fórmula, lesões10 tuberculosas, micóticas ou virais (herpes simples, vaccinia, varicela11).

Indicações de Gingilone

na fase aguda das infecções5 bucais por germes sensíveis à neomicina. Estomalites. Aftas. Lesões10 da mucosa12 bucal, lingual e gengival. Hemorragia13 das gengivas.

Apresentação de Gingilone

embalagens com 10 comprimidos e pomada bucal em bisnaga contendo 10 g.


GINGILONE - Laboratório

FARMASA
Rua Nova York, 245 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04560-908
Tel: 11 5049 6200
Site: http://www.farmasa.com.br
0800 0114033

Ver outros medicamentos do laboratório "FARMASA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
9 Alcalose: Desequilíbrio do meio interno, produzido por uma diminuição na concentração de íons hidrogênio ou aumento da concentração de bases orgânicas nos líquidos corporais.
10 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
11 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
12 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
13 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre GINGILONE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.