

Nesh Ferro
LUPER
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Nesh Ferro
Sulfato ferroso
Comprimido 40 mg
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Comprimido revestido
Blíster contendo 10 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO:
Cada comprimido contém:
sulfato ferroso seco (equivalente a 40 mg de ferro elementar) | 125,545 mg |
excipientes q.s.p. | 1 comprimido |
Excipientes: amido de milho, glucose líquida, talco purificado, estearato de magnésio, goma guar, sílica anidra coloidal, hipromelose, macrogol 400 e macrogol 6000, dióxido de titânio e corante Ponceau 4R Lake.
Componente do Nesh Ferro |
Dose diária fornecida por um comprimido revestido |
% IDR (RDC 269/05) |
||
Adultos |
Gestantes |
Lactantes1 |
||
Ferro |
40 mg |
285,7% |
148,1% |
266,7% |
% IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Nesh Ferro é indicado como auxiliar no tratamento das anemias carenciais.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O corpo utiliza o ferro para a produção de glóbulos vermelhos que, em quantidades normais, ajudam na manutenção de boas condições de saúde2. Em situações em que não há quantidade suficiente do mineral, a produção de glóbulos vermelhos não ocorre em quantidade necessária e resulta em uma condição conhecida como anemia ferropriva3.
Nesh Ferro pertence a um grupo de medicamentos chamados de suplementos de ferro, pois atuam em sua reposição no corpo.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Nesh Ferro não deve ser utilizado por pacientes que tenham sensibilidade a qualquer componente da formulação. Este medicamento não é indicado para anemias que não necessitam de ferro (por exemplo: anemia megaloblástica4, aplástica e falciforme). Pacientes que recebam transfusões de sangue5 frequentemente ou em que façam uso da terapia parenteral de ferro também não devem utilizar este medicamento. Além disso, Nesh Ferro é contraindicado a pacientes que sofram de hemocromatose6 (excesso de ferro no organismo), hemoglobinúria paroxística noturna (uma anemia hemolítica7 crônica), hemossiderose8 (acúmulo de homossiderina no organismo), úlcera péptica9 (lesão10 na mucosa11 do estômago12 ou duodeno13), enterite regional (Doença de Crohn14) ou colite15 ulcerosa (tipo de inflamação16 do intestino).
Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.
O QUE DEVO SABER ANTES USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
A intoxicação aguda por ferro raramente ocorre em adultos. No entanto, pode ocorrer caso este medicamento seja engolido por crianças. Para crianças, a sobredose pode ser fatal.
Pacientes que fazem uso excessivo de álcool, que apresentam inflamação16 no trato intestinal, problemas de rins17 ou de fígado18, devem utilizar este produto com cuidado.
Gravidez19 e Lactação20
Sais de ferro são recomendados para utilização durante os períodos de gravidez19 e amamentação21, para evitar a sua deficiência nesses casos, sendo desconhecidas as contraindicações nestas situações.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez19 desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.
Informações importantes sobre um dos componentes do medicamento
Atenção diabéticos: contém AÇÚCAR22.
INTERAÇÕES
Os comprimidos de sulfato ferroso não devem ser ingeridos dentro de uma hora antes ou de duas horas após comer ou beber os seguintes produtos: chá, café, leite, ovos e grãos integrais. Estes produtos podem reduzir a absorção de ferro.
Carne e produtos contendo vitamina23 C podem aumentar a absorção de ferro.
Por gentileza, informe seu médico ou farmacêutico se você está ou esteve recentemente em terapia com outros medicamentos, especialmente tetraciclinas, levofloxacina, ciprofloxacina, norfloxacina e ofloxacina (tratamento de infecções24); levotiroxina25 (hormônio26 da tireoide27); colestiramina; antiácidos28 (que contenham magnésio ou alumínio); medicamentos que contenham zinco, cálcio, fósforo ou trientina; metildopa (tratamento da pressão arterial29); penicilamina (para a artrite reumatoide30); entacapone e levodopa (para o Mal de Parkinson); e ácido ascórbico.
Evite o uso conjunto de ferro e dimercaprol.
O cloranfenicol retarda a eliminação plasmática do ferro e a incorporação deste nos glóbulos vermelhos pela interferência na eritropoiese31 (processo de formação dos glóbulos vermelhos no sangue5). O sulfato ferroso também reduz o efeito hipotensor da metildopa.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 36 meses, indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
O medicamento Nesh Ferro se apresenta como comprimidos revestidos vermelhos, arredondados e biconvexos.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Posologia
Ingerir 1 (um) comprimido revestido ao dia.
Este medicamento deve ser utilizado apenas pela via oral. O uso do medicamento por outra via que não a oral, pode resultar na perda do efeito esperado do medicamento ou mesmo provocar dano à saúde2.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas32, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não ingerir uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Nestes casos, tome a dose assim que se lembrar e, posteriormente, continue com as outras doses nos horários normais.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Foram relatadas reações de hipersensibilidade, as quais variam entre erupções da pele33, por vezes severas, e anafilaxia34 (tipo de reação alérgica35). Há relações entre episódios de náusea36 e dor epigástrica (queimação no estômago12) com a dose ingerida de Nesh Ferro. Já nos casos de constipação37 e diarréia38, esta relação é menos clara.
Nesh Ferro, como todos os sais de ferro, pode induzir a irritação do estômago12 e/ou intestino e o escurecimento das fezes. Os medicamentos que contêm sais de ferro que são administrados oralmente podem causar constipação37, particularmente em pacientes de idade mais avançada, ocasionalmente resultando na prisão de ventre.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Sinais39 iniciais da ingestão de Nesh Ferro em doses maiores do que a dose indicada incluem ausência da fome, enjoo, vômito40, dor abdominal, fraqueza, fadiga41, diarreia38, distúrbios mentais, aumentos da sede e do volume de urina42, dor óssea, aumento da quantidade de cálcio nos rins17 e cálculos renais. O vômito40 e as fezes podem ter coloração cinza. Em casos mais brandos há melhora destas características, mas em casos mais sérios podem haver sinais39 de hipoperfusão, acidose metabólica43, necrose44 do fígado18, toxicidade45 sistêmica e recorrência46 de vômito40 e sangramento gastrointestinal após 12 horas.
Em caso de haver suspeita de grande quantidade deste medicamento, deve-se garantir a desobstrução das vias aéreas e o monitoramento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial29. Pode haver choque47 resultante da hipovolemia48 (estado de diminuição do volume sanguíneo, mais especificamente do volume do plasma sanguíneo49) ou cardiotoxicidade direta.
Evidências de necrose44 das células50 hepáticas51 podem ser observadas nesse estágio por icterícia52, hemorragia53, hipoglicemia54, encefalopatia55 e acidose metabólica43 de ânion gap.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, o paciente deverá procurar orientação médica e solicitar que as providências abaixo sejam tomadas:
Medidas iniciais sintomáticas e de apoio incluem garantir a desobstrução das vias áreas, monitorar o ritmo cardíaco, pressão arterial29 e diurese56, estabelecer via intravenosa para administração de fluídos em quantidade suficiente para uma hidratação adequada. Considerar a irrigação intestinal caso haja persistência da acidose metabólica43, apesar da correção da hipóxia57 e da reposição hídrica adequada.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas32 procure orientação médica.
MS: 1.1795.0002
Responsável Técnico: Pâmela Fernandes Kaseker. CRF-PR n° 16.297
Importado por:
Nunesfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda.
Rua Almirante Gonçalves, 2247 – Água Verde. CEP: 80250-150. Curitiba – PR
CNPJ: 75.014.167/0001-00
Fabricado por:
Medicamen Biotech Ltd.
SAC (41) 2141-4100
