Bio-C (Gotas)

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A

Atualizado em 24/03/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Bio-C®
ácido ascórbico
Gotas 200 mg/mL

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução oral (gotas)
embalagem contendo frasco de 20 mL

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO:

Cada mL contém:

ácido ascórbico (vitamina1 C) 200 mg
veículo q.s.p. 1 mL

Veículo: metilparabeno, propilparabeno, sacarina2 sódica, metabissulfito de sódio, aroma artificial caramelo, aroma de laranja, aroma de ameixa, corante caramelo tipo C, hidróxido de sódio, glicerol, ácido clorídrico3 e água purificada.

Cada mL corresponde a cerca de 20 gotas. Cada gota4 contém 10 mg de ácido ascórbico.


Tabela demonstrativa de % de Ingestão Diária Recomendada (IDR) em relação à Posologia:

Faixa etária Peso (kg) Posologia máxima diária
em gotas 2 gotas/kg
% de IDR
Lactentes5 0 – 6 meses 3,25 a 7,40 kg 6 a 14 gotas 240 a 560%
7 – 11 meses 7,90 a 9,55 kg 16 a 18 gotas 533 a 600%
Crianças 1 – 3 anos 9,90 a 14,75 kg 20 a 30 gotas 666 a 1.000%
4 – 6 anos 16,70 a 20,75 kg 34 a 42 gotas 1.133 a 1.400%
7 – 10 anos 23,30 a 31,50 kg 46 a 62 gotas 1.314 a 1.771%
Gestantes -- Máx. de 100 gotas 1.818%
Lactantes6 -- Máx. de 100 gotas 1.428%
Adultos -- Máx. de 100 gotas 2.222%

* Percentual da Ingestão Diária Recomendada

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Bio-C gotas é indicado como suplemento vitamínico nos casos:

  • auxiliar do sistema imunológico7;
  • auxiliar nas anemias carenciais;
  • doenças crônicas e convalescença;
  • pós-cirúrgico e cicatrizante;
  • dietas restritivas e inadequadas;
  • e também é indicado como suplemento vitamínico para lactentes5 e crianças em fase de crescimento.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O ácido ascórbico (vitamina1 C) é uma importante vitamina1 hidrossolúvel e antioxidante (neutraliza os efeitos dos radicais livres), participando de diversas reações metabólicas no organismo. Por se armazenar em baixas quantidades no corpo humano8, a vitamina1 C precisa ser obtida de fontes externas (alimentação ou suplementação9) de forma regular e em quantidade suficiente. A vitamina1 C auxilia e fortalece as defesas do organismo, o sistema imunológico7: a vitamina1 C contribui para a proteção das células10 contra a ação dos radicais livres (espécies reativas de oxigênio) geradas pela resposta inflamatória.

A vitamina1 C é necessária para o adequado funcionamento dos glóbulos brancos, sua movimentação, eliminação de agentes agressivos (como vírus11 e bactérias, por exemplo), atividade antimicrobiana e para a síntese de colágeno12 e cicatrização de feridas.

A vitamina1 C tem um importante papel na produção de colágeno12. O colágeno12 é fundamental para a manutenção da barreira física representada pela pele13 e mucosas14.

A formação prejudicada de colágeno12 provoca diversos sintomas15 observados no escorbuto16 (deficiência grave de vitamina1 C) como o atraso na cicatrização de feridas, distúrBios do crescimento ósseo, fragilidade dos vasos e má formação da dentina (substância importante para a formação dos dentes).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Bio-C gotas é contraindicado em pacientes com cálculo17 renal18 (pedra nos rins19) com eliminação de oxalato pela urina20, pacientes com insuficiência renal21 grava (deficiência no funcionamento dos rins19) e pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.

O uso de altas doses de vitamina1 C em pacientes cujos rins19 não funcionem efetivamente, pode provocar a formação de cristais e/ou pedras nos rins19 ou levar a insuficiência renal21.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e precauções

Pacientes com insuficiência renal21 (mau funcionamento dos rins19), cardíacos, com pressão alta ou hipoglicemia22, as dose de Bio-C gotas devem ser administradas sob supervisão médica.

Pacientes com insuficiência renal21 grave (mau funcionamento dos rins19), incluindo os que receberam diálise23, devem consultar um profissional da saúde24 antes de usar Bio-C gotas, pois um ajuste da dose pode ser necessário.

Em pessoas com deficiência de glicose25-6-fosfato desidrogenase (uma deficiência genética) o uso deste medicamento pode causar anemia hemolítica26 (destruição das células10 vermelhas do sangue27). Os pacientes com esta deficiência devem consultar um profissional de saúde24 antes de usar o produto.

Quando clinicamente indicado, o uso em lactentes5 prematuros e recém-nascidos deve ser monitorado rigorosamente.

A dose diária recomendada não deve ser ultrapassada, a não ser que clinicamente indicado e recomendado por um médico ou profissional de saúde24. Pacientes que tomem outras vitaminas, polivitamínicos, qualquer outro medicamento ou sob cuidados médicos devem consultar o médico antes de tomar Bio-C gotas.

A vitamina1 C aumenta a absorção de ferro. Crianças com hemocromatose28 devem consultar um profissional de saúde24 antes de usar Bio-C gotas.

A vitamina1 C é parcialmente metabolizada em ácido oxálico. Crianças com hiperoxalúria, nefrolitíase ou predisposição para nefrolitíase devem consultar um profissional de saúde24 antes de usar Bio-C gotas.

A vitamina1 C pode interferir com alguns exames laboratoriais, levando a resultados falsos.

Informe ao seu médico ou profissional de saúde24 ao tomar este produto e se exames de laboratório estiverem planejados.

A vitamina1 C pode interferir com kits de exames de glicosímetros, levando a resultados falsos. Consulte o folheto informativo do kit de exame ou do glicosímetro29 para orientação.

Gravidez30 e amamentação31

Durante a gravidez30, Bio-C gotas deve ser administrado somente sob recomendação médica. A dose recomendada não deve ser ultrapassada.

Durante a lactação32, Bio-C gotas deve ser administrado somente quando clinicamente indicado e recomendado pelo médico. A dose recomenda não deve ser ultrapassada.

A vitamina1 C é excretada no leite materno. Isso deve ser levado em consideração se a criança estiver recebendo suplementação9.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Bio-C gotas não afeta ou tem influência desprezível na capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas

Interações medicamentosas e com alimentos

A desferroxamina usada juntamente com o ácido ascórbico pode aumentar a toxicidade33 do ferro nos tecidos, especialmente no coração34, causando descompensação cardíaca. A suplementação9 com antioxidantes, incluído a vitamina1 C, pode reduzir os níveis sanguíneos de ciclosporina. Doses crônicas ou altas doses de vitamina1 C podem interferir na eficácia de dissulfiram. Doses elevadas de vitamina1 C reduzem significativamente a concentração sérica de indinavir, podendo assim interferir com a sua eficácia. Doses elevadas de vitamina1 C podem interferir com a eficácia da varfarina.

A vitamina1 C pode aumentar a absorção de ferro, especialmente em pacientes com deficiência de ferro. Pequenas elevações graduais de ferro podem ser importantes em pacientes com hemocromatose28 hereditária (doença genética em que ocorre depósito de ferro no organismo), pois elas podem agravar a sobrecarga de ferro.

Interferência em exames laboratoriais

Como a vitamina1 C é um forte redutor (ou seja, doador de elétrons), ela pode causar interferência química em exames de laboratório que envolvem oxidação – reações de redução, tais como as análises de glicose25, creatinina35, carbamazepina, ácido úrico e fosfatos inorgânicos na urina20, no soro36 e de sangue27 oculto nas fezes, levando a resultados falsos. Utilizar exames específicos que não dependam de propriedades redutoras ou, descontinuar a vitamina1 C da dieta irá evitar qualquer interferência indesejável. A vitamina1 C pode interferir em exames que medem glicose25 na urina20 e no sangue27, levando a resultados falsos, embora ela não tenha efeito sobre a glicemia37. Consulte o folheto informativo do glicosímetro29 ou kit de exame para determinar se o ácido ascórbico interfere em exames e para buscar orientação sobre a exatidão nas leituras. A vitamina1 C intefere nos testes de pesquisa de acetaminofeno na urina20, baseados na hidrólise e formação de cromógenos azul de indofenol, podendo levar a um resultado negativo do teste na presença de acetaminofeno. A vitamina1 C (acima de 1g/dia) pode resultar em falso-negativo no teste de guáiaco. O ácido ascórbico deve ser descontinuado se houver suspeita de interferência no teste de guáiaco.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C); proteger da luz. Manter o frasco sempre bem fechado.

O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

Solução límpida marrom.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve gotejar o frasco na vertical. As gotas podem ser diluídas em um pouco de água, suco, alimentos ou ainda de acordo com orientação médica.

  • Lactentes5: 1 a no máximo 2 gotas / kg ao dia.
  • Crianças: 1 a no máximo 2 gotas / kg ao dia.
  • Adultos: no máximo 100 gotas ao dia.

Doses superiores às recomendadas devem ser tomadas somente com indicação médica.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas15, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de esquecimento, a dose deve ser tomada assim que lembrar. Não deve ser tomada uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Bio-C gotas possui boa tolerabilidade, mas ocasionalmente, altas doses de vitamina1 C (3 g ou mais) podem ter leve efeito diurético38 (aumenta a quantidade de urina20 eliminada) e/ou diarreico. Também foram relatados eventuais náuseas39, vômitos40, bem como dores gastrintestinais e abdominais. A vitamina1 C em altas doses, administradas por longos períodos em indivíduos que eliminam oxalato na urina20, pode aumentar a probabilidade de formação de cálculo17 renal18 (pedra nos rins19).

Caso ocorra uma reação alérgica41, descontinuar o uso de Bio-C gotas.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A ocorrência de superdose com Bio-C gotas é muito rara, mas em caso de ingestão acidental ou proposital, se quantidade excessiva, os sinais42 e sintomas15 clínicos, achados laboratoriais e as consequências da superdose são altamente diversificados, dependem da sensibilidade do paciente a das circunstâncias envolvidas, sendo os principais sintomas15 náuseas39, vômitos40 e diarreia43. Nestes casos, procurar serviço médico de urgência44 onde possa ser realizado esvaziamento gástrico e empregadas as medidas usuais de suporte.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas15 procure orientação médica.
 

Registro MS – 1.0497.0247
Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas CRF-SP: 49136

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90
Embu-Guaçu – SP – CEP: 06900-000
CNPJ: 60.665.981/0001-18
Indústria Brasileira

Fabricado na unidade fabril:
Trecho 1, Conj. 11, Lote 6/12, Polo de Desenvolvimento JK
Brasília – DF – CEP: 72549-555
CNPJ: 60.665.981/0007-03
Indústria Brasileira


SAC 0800 11 1559

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Ácido clorídrico: Ácido clorídrico ou ácido muriático é uma solução aquosa, ácida e queimativa, normalmente utilizado como reagente químico. É um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa.
4 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
5 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
6 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
7 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
8 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
9 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
10 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
11 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
12 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
13 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
14 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
15 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
16 Escorbuto: Doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.
17 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
18 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
19 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
20 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
21 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
22 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
23 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
24 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
25 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
26 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
27 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
28 Hemocromatose: Distúrbio metabólico caracterizado pela deposição de ferro nos tecidos em virtude de seu excesso no organismo. Os locais em que o ferro mais se deposite são fígado, pâncreas, coração e hipófise.
29 Glicosímetro: Pequeno acessório portátil usado por pessoas diabéticas para checar os níveis de glicose sangüínea. Após um pequeno corte na pele com uma agulha ou bisturi, é colocada uma gota de sangue em uma fita própria para leitura dos níveis de glicose no glicosímetro. O monitor ou glicosímetro faz a leitura e mostra o nível de glicose por um número que aparece no display digital do aparelho.
30 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
31 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
32 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
33 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
34 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
35 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
36 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
37 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
38 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
39 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
40 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
41 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
42 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
43 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
44 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.