Vitamina C

Ind. Quím. e Farm. Schering-Plough S.A.

Atualizado em 25/10/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

VITAMINA1 C
ácido ascórbico 

APRESENTAÇÃO

Cartucho com 30 comprimidos
Display com 300 comprimidos (Embalagem Múltipla)

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 10 ANOS

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém:

ácido ascórbico 500mg
excipientes q.s.p 1 comprimido

(celulose 102, copolividona, crospovidone, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e silicato de magnésio).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância denominada ácido ascórbico ou vitamina1 C. Tem como função combater a deficiência desta vitamina1 no organismo e está indicado em todos os estados em que há necessidade de vitamina1 C no organismo. A vitamina1 C é usada ainda como auxiliar do sistema imunológico2 e nas fases de crescimento.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O ácido ascórbico é uma vitamina1 que participa de funções do sistema imunológico2, aumenta a atividade das células3 de defesa, sendo importante para o combate a quadros infecciosos virais e bacterianos. A vitamina1 C participa na síntese do colágeno4 e na manutenção da integridade do tecido conjuntivo5, das cartilagens6, matriz óssea7, dentina, pele8 e tendões9. A vitamina1 C age como antioxidante, eliminando os radicais livres, nutrindo e protegendo as células3 dos danos causados pelos oxidantes.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao ácido ascórbico ou a qualquer outro componente do produto (ver item composição) e em pacientes com litíase10 urinária (cálculo11 nos rins12) acompanhada por oxalúria e insuficiência renal13 severa.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e Precauções
Em pacientes com insuficiência renal13, este medicamento deve ser utilizado somente com orientação e supervisão médica.

Interferência em exames laboratoriais:
Nos diabéticos as doses de vitamina1 C podem interferir nos testes de avaliação da glicosúria14 (glicose15 na urina16) sem alterar a glicemia17 (glicose15 no sangue18) e nestes casos o uso de ácido ascórbico deve ser interrompido pelo menos 7 dias antes do exame. O uso da vitamina1 C pode alterar ainda o resultado de alguns outros exames de laboratório (sangue18 oculto nas fezes, desidrogenase lática19, transaminases e bilirrubina20).

Cuidados e advertências para populações especiais:
Gravidez21 e lactação22
Gravidez21: categoria C - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.
O ácido ascórbico atravessa a barreira placentária, podendo causar escorbuto23 rebote no recém nascido. Pequenas quantidades do ácido ascórbico e de seus produtos de metabolismo24 passam para o leite materno.
Contra indicado para pacientes25 com doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose26, talassemia27, anemia sideroblástica28 e depranocítica).

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Em pacientes em uso de indinavir e doses elevadas de vitamina1 C, reduziu – se significativamente a concentração sérica de indinavir.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você esta fazendo uso de algum outro medicamento. Não use esse medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial sua saúde29.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da luz e umidade.
A VITAMINA1 C, QUANDO EXPOSTA AO AR E À UMIDADE, PODE TER SUA COLORAÇÃO ALTERADA. PRESERVE A INTEGRIDADE DA EMBALAGEM.

Ao comprar qualquer medicamento verifique o prazo de validade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado você poderá prejudicar sua saúde29.
Número de lote e datas de fabricação: Vide Embalagem.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.

Aspecto físico:
Comprimido branco circular, biconvexo liso em ambas as faces.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Administrar um comprimido ao dia, preferentemente pela manhã.
O comprimido deverá ser ingerido com quantidade suficiente de água para permitir a correta deglutição30.
Os comprimidos não deverão ser mastigados.

VITAMINA1 C 500mg/comprimido

Crianças acima de 10 anos e adultos:

Posologia diária recomendada

IDR*

%IDR

500mg

45mg

1111,1%

* IDR: Ingestão Diária Recomendada

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de duvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Não desaparecendo os sintomas31, procure orientação do seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

“Em caso de dúvidas procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.”

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis com o uso de ácido ascórbico, em especial distúrbios digestivos, manchas avermelhadas na pele8, dor de cabeça32, aumento da freqüência das micções33 ou cálculo11 renal34.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O QUE FAZER SE ALGUÉM UTILIZAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?

Embora a vitamina1 C não seja tóxica e possua boa tolerabilidade no organismo, no caso de ingestão acidental ou intencional de elevadas doses (3g ou mais) podem acarretar náuseas35, vômitos36 e diarréia37. Caso estas reações ocorram e haja suspeita de superdosagem, na terapêutica38 deverá ser avaliado o tempo de ingestão e as possíveis condutas são: hidratação, lavagem gástrica39, uso de carvão ativado e monitorização.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER
PERIGOSO PARA A SAÚDE29.

DIZERES LEGAIS

 

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR;
NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS31,
PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

 

Nº Registro M.S.: 1.6241.0013
Responsável Técnico: Mauro Rezende Morais CRF-SP: 41315

Registrado, fabricado e embalado por:
MARIOL INDUSTRIAL LTDA
Avenida Mario de Oliveira, 605 – Distrito Industrial II. Barretos / SP
CNPJ 04.656.253/0001-79
Indústria Brasileira

 

SAC 0800 7748582


 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
5 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.
6 Cartilagens: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
7 Matriz Óssea:
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
10 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).
11 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
12 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
13 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
14 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
15 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
16 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
17 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
18 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
19 Lática: Diz-se de ou ácido usado como acidulante e intermediário químico; láctica.
20 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
21 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
22 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
23 Escorbuto: Doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.
24 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
25 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
26 Hemocromatose: Distúrbio metabólico caracterizado pela deposição de ferro nos tecidos em virtude de seu excesso no organismo. Os locais em que o ferro mais se deposite são fígado, pâncreas, coração e hipófise.
27 Talassemia: Anemia mediterrânea ou talassemia. Tipo de anemia hereditária, de transmissão recessiva, causada pela redução ou ausência da síntese da cadeia de hemoglobina, uma proteína situada no interior do glóbulos vermelhos e que tem a função de transportar o oxigênio. É classificada dentro das hemoglobinopatias. Afeta principalmente populações da Itália e da Grécia (e seus descendentes), banhadas pelo Mar Mediterrâneo.
28 Anemia sideroblástica: Anemia que ocorre quando há incapacidade de maturação das hemácias, apesar de número aumentado de precursores na medula óssea. A produção de hemoglobina está reduzida pela incapacidade de incorporação do heme à protoporfirina para formar hemoglobina, ocorrendo acúmulo de ferro. A avaliação da medula óssea mostra hiperplasia eritróide, aumento do ferro medular e sideroblastos (células com acúmulo de ferro nas mitocôndrias circundando o núcleo).
29 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
30 Deglutição: Passagem dos alimentos desde a boca até o esôfago; ação ou efeito de deglutir; engolir. É um mecanismo em parte voluntário e em parte automático (reflexo) que envolve a musculatura faríngea e o esfíncter esofágico superior.
31 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
32 Cabeça:
33 Micções: Emissão natural de urina por esvaziamento da bexiga.
34 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
35 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
36 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
37 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
38 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
39 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.